Americano ou Estadunidense ?

by Cloez on July 8, 2008

Post image for Americano ou Estadunidense ?

Escrever este “post” é mais do que uma necessidade pra mim !

A grande moda agora dos “anti-americanos” é dizer : O americano é tão arrogante que se chama de americano como se apenas ele fosse americano, nós ( brasileiros ) somos americanos também, nós também nascemos na América. Eles são Estadunidenses.

Não…..tem coisa mais estúpida que isso ?

Primeiro porque isso me parece um enorme complexo de inferioridade por parte desses brasileiros.(Na verdade eu disse que parecia, mas devido a insistência de uma pessoa estou tendo certeza)

Segundo porque o que determina a nacionalidade de alguém não é o continente onde a pessoa nasceu e sim o país, e infelizmente pra esses brasileiros, o único país que tem AMERICA no nome é os ESTADOS UNIDOS DA AMERICA, portanto, se você nasceu nos Estados Unidos da America você é americano ou melhor, if you were born in United States of America, you are American, e a tradução para Português de American é Americano…..

Portanto, mesmo que os Estados Unidos da America fosse na Europa eles ainda seriam Americanos, ( não Europeus ) porque nasceram naquele país e não naquele continente….( me referindo ao nome apenas )

Nacionalidade = Nação = País de nascimento

Continuando esse festival de abobrinhas !

Os brasileiros podem se dizer americanos por estarem na America, no entanto, quando tem que responder qual a sua nacionalidade ? a resposta queiram ou não terá que ser Brasil, porque a nacionalidade vem do País ( de novo ! ) e não do Continente onde você nasceu. Republica Federativa do Brasil, nacionalidade ? ……. BRASILEIRA.

Os brasileiros podem falar estadunidense para os americanos ? sim, podem, já que em Português a tradução de United States of America é Estados Unidos da America, no entanto, o resto do mundo que não fala Português, continuará chamando-os de AMERICANOS, queiram os brasileiros ou não, e ainda, se um americano, por alguma razão estiver morando no Brasil e for preencher uma ficha qualquer de emprego por exemplo e perguntarem, qual a sua nacionalidade ? advinhem qual será a resposta ? AMERICANA pois é o que consta da sua certidão de nascimento, e não estadunidense.

Só para complementar o que parece que muita gente não entende ou insiste em fingir que eu falei outra coisa, NÃO é errado dizer estadunidense, é apenas uma outra forma de chamar aos nascidos nos Estados Unidos da America, NO ENTANTO, aos nascidos naquele país só lhes resta a palavra AMERICAN como já falei lá em cima e estou repetindo…..

Alguém discorda ?

UFA !!!

Sandra

P.S. O Post continuará on line queiram ou não é MEU espaço, no entanto me darei ao direito de não publicar aos comentários xenófobos, e quem não gostar, crie sua web e apareça , não será à minhas custas. ;)

COMPLEMENTANDO :

Devo avisar aos visitantes, e isso atualmente é direcionado a UMA PESSOA, que entra aqui quem quer, eu não chamo ninguém, deixa sua opinião se quiser NO ENTANTO, se quiser fazer com que eu MUDE a MINHA opinião, não vai acontecer, vou deixar bem claro que eu falo o que quero porque aqui é MEU espaço e eu NAÕ sou democrática hehehe pago a conta portanto escolho o menu, ou seja se vc quiser aparecer, monte um blog e coloque e exponha a SUA opinião, não será aqui, grosseria e falta de educação eu não vou permitir !
Enjoy !

Share and Enjoy:
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google Bookmarks

Related posts:

  1. Living Illegally in USA, would you ?

{ 359 comments… read them below or add one }

Camila Momesso July 23, 2010 at 2:49 pm

Adoro essa moda e acho que todos deveriam acatar, se é que é modismo….

- A palavra “Estadunidense” existem, está correta e pode ser usada;
- A frase: “Conheci um americano” por exemplo, pode gerar confusões, não pensando em política, mas de simples entendimento… americano de onde? Ou mesmo, “conheci um norte americano”…
De onde?! do Canadá!?
- Todos os outros habitantes de países da América do Sul que conheço, falam, em espanhol, “Estadunidense” e, desde sempre…Não é moda nos nossos países vizinhos…

Furada é achar que é modismo e criticar… se todos os modismos fossem para melhorar a nossa vida, melhorar o entendimento das coisas, melhorar o uso de um bom português, eu ficaria é muito mais feliz e nós, brasileiros, seríamos vistos como mais inteligentes!
Que sabe não seríamos mais valorizados também.

Reply

Cloez July 23, 2010 at 3:17 pm

Oi Camila, eu não me lembro de ter dito que era modismo, no entanto concordo, é modismo sim, nada contra quem quiser aderir, isso já falei várias vezes .
A palavra Estadunidense existe sim em Português, a que questionei se vc prestou atenção, foi o fato de existir (sei que existe) em inglês, no entanto não é usada e expliquei no comentário aí em cima o por quê…
Agora Camila, fala sério, se alguem te falar que conheceu um americano vc realmente pergunta de que país ??
Ou se te apresentarem um americano vc questiona ?
Na teoria até tem lógica, na prática passa a ser ridículo, mas, como já disse, é um direito de todo e qualquer pessoa do mundo assim chamá-los e repito, não tenho nada contra….
Quanto ao fato de criticar modismo eu não me lembro de te-lo feito será que fiz ? não sei, mas nada contra… pode ser que se perpetue, se ajudará a mudar a imagem do brasileiro? duvido, esteriótipos existem e não creio um simples modismo seja suficiente para isso…mas.. esperança é a última que morre não é mesmo ?
bjs
Sandra

Reply

Diego August 21, 2010 at 8:35 pm

Contradição?!

“Oi Camila, eu não me lembro de ter dito que era modismo…”

No seu texto diz:
“A grande *moda agora dos “anti-americanos” é dizer…” disse sim rapaz, disse sim.

Ou agora vai negar a negação também? XD

Reply

Diego August 21, 2010 at 8:38 pm

Com o perdão da palavra, disse sim “moça”.

Reply

Cloez August 22, 2010 at 8:49 pm

Sem problemas !! :) Diego !

Reply

Cloez August 22, 2010 at 8:48 pm

Diego, qualquer coisa fora de contexto fica sem sentido, foi o que vc fez, tirou do contexto, mas eu realmente não tenho problemas algum em admitir que comiti erros, mesmo porque é minha opinião e como vc tem a sua eu tenho a minha e ninguém precisa concordar comigo e eu tb não pretendo convencer niguém é como eu penso e continuando a sentença que vc tirou do contexto é sim modismo !
Valeu pela participação :)
abç
Sandra

Reply

fabiano July 25, 2010 at 9:18 am

Não é complexo de inferioridade, é ter identidade mesmo, é ter pensamento critico.
TODOS TEMOS VENGONHA DE NOS INTITULAR-MOS, AMERICANOS .
Por que isso ? É uma vergonha sem noção. De onde vem essa minha vergonha ??
É como se tivéssemos nos passando pelo os verdadeiros americanos (estadunidenses).
Quem nunca se referiu a um africano (do continente da Africa) ou a um europeu ( continente da Europa ).
Imaginem a Africa do sul roubar o termo o termo africano só para ela.

Reply

Cloez July 25, 2010 at 11:31 am

Oi Fabiano, respeito sua opinião mas, discordo, não creio que tenhamos vergonha de intitularmo-nos americanos, simplesmente acho que não há necessidade para tanto uma vez que o nosso país chama-se Brasil então seria, sou americano do Brasil, para que ? é só dizer ou brasileiro, para que complicar ?
Já os USA possui a America no nome, aliás vc deu um bom exemplo, quem nasce na Africa do sul é Sul africano, usa tb o nome Africa quando se refere à sua nacionalidade…

abç
Sandra

Reply

Zene July 25, 2010 at 6:04 pm

Estava assistindo hoje, o Programa Roda a Roda Jequiti do SBT
e aconteceu algo que me surpreendeu. Na rodada final que vale
R$ 100.000,00 a dupla vencedora tinha que acertar a palavra chave
apartir de uma pista. O que me surpreendeu foi que a pista foi nacionalidade e a palavra chave foi AMERICANA, que não foi acertada pelos participantes.
Entrei aqui para pesquisar e você me confirmou o que eu já imagina: americana não é nacionalidade.

Reply

Cloez July 26, 2010 at 4:12 pm

Zene, contou o milagre e não contou o santo ? temrina aí ! explica pra gente o que é Americana !
bjs
Sandra

Reply

Vinícius August 9, 2010 at 1:21 am

O fato de os Estados Unidos terem incluído o nome do continente no nome do país não desqualifica “América” como continente, e apenas isso, mesmo que mundo afora o termo “América” seja utilizado para designar o país em questão e o gentílico “americano” seja utilizado para os estadunidenses. Acho que cabe a nós, também americanos, desfazer essa confusão, e isso não é nenhum “antiamericanismo”, aliás, como poderia se também sou americano? Mesmo se o Brasil tivesse o nome de “Brasil da América” ainda assim seríamos chamados de brasileiros e não americanos. O mais sensato, evitando confusão, é o termo estadunidense, não é modismo, é afirmação da nossa identidade perante o mundo. Se queremos ser conhecidos primeiro devemos dizer quem somos.

Reply

Cloez August 9, 2010 at 6:42 am

Oi Vinícios, adorei seu parecer ! Concordo com quase tudo mas veja bem, vc tem que concordar comigo que quando falo anti-americanismo vc se lembra os anti Estados Unidos da America certo ? ou vai me dizer que vc pensa em todos que moram na America?
Outra coisa, é sim modismo essa coisa do estadunidense e começou justamente com a era Bush que fez com que o mundo odiasse o país e seus moradores, antes disso era bem o contrário e vc deve saber disso…
Não acredito que haja confusão alguma em relação ao termo americano, se eu falar para vc que sou americana com certeza vc primeiramente lembrará dos EUA, mas, como já falei e repito, é direito de todos chamarem aos nascidos nos EUA de estadunidenses, agora eles não tem outra opção inclusive porque o que consta da sua constituição.
Obrigada por participar !
abç
Sandra

Reply

Wander Torres August 11, 2010 at 6:32 pm

Estados Unidos da América do Norte – Isso está deixando claro que a nação é intitulada de Estados Unidos, e como complemento, da América do Norte, sendo assim, a nacionalidade é Estadunidense. Eu sou americano, eu sou Brasileiro, os Argentinos também são americanos, não podemos usar o termo americano para designar a nacionalidade de um país, já que o mesmo se refere a um continente onde se localizam outras várias nações.

Reply

Cloez August 11, 2010 at 7:35 pm

Oi Wander, o nome do País, que eu saiba é Estados Unidos da America, não tem norte. E os americanos da America do Norte devem ser chamados de americanos pois o nome deriva do nome do seu país, agora vc pode chamar do que quiser, e na verdade eu sou brasileira tb e me sinto ridícula dizendo que sou americana do Brasil, sou brasileira e BASTA, não há necessidade de explicar assim como os americanos ou estadunidenses como vc prefere se apresentam com americanos e só não entende quem não quer… Argentino, não precisa explicar nada, ele fala Argentino e basta ….
Entendo o seu ponto de vista no entanto..
abç
Sandra

Reply

Joao Felipe August 21, 2010 at 4:59 pm

Qual é o elo que une a nação estadounidense…….de norte a sul……..a lingua….não…no sul se fala mais esponhol (informalmente) que ingles……no norte o frances é ceifado…… a religião cada qual tem uma……. as lei (direitos humanos) cada um tem seu conceito…. forca , gas, ingeção… so restou uma unica identidade …..o lucro! Nem eleições diretas existe nessa porra de pais….nem sempre o preferido do povo é quem ganha as eleições….. h[a uma especie de censura… que o colegio eleitoral define a conveniencia de tal e qual serem eleitos….. o unico e inusitado merito estadounidense foi unir culturas totalmente diferentes em prol de uma propaganda libertaria (pseudo democracia) que atraiu os fanaticos protestantes da europa, bem como os judeus fugidos da guerra……. a nação americana foi formada por meritos de excelentes politicos ….nada foi natural….. mataram todos os indios…….acabaram com as florestas…….. refugio de fundamentalistas cristãos e judeus…. O brasil sim foi formado naturalmente………..

Reply

Cloez August 22, 2010 at 8:34 pm

Oi João Felipe, fico feliz então que vc tenha nascido onde queria né ? Good for you !
Abç
Sandra

Reply

Joao Felipe August 21, 2010 at 5:10 pm

O primeiro nome do Brasil foi Estados unidos do Brasil, poderia ser estados unidos da america do sul, já que nossas dimensões permitiam isso… Quem estudar um pouco de direito constitucional internacional percebe…… Vejo os EUA como uma pesoa legal, inteligente, mas que faltam valores…… idependente de religiao……. os caras não respeitam ninguem….. ainda hj acreditam que moramos junto a macacos…..numa selva….. Se fose assim estariammos felizes pois ainda temos selvas…..ao contrario deles nosso pais é metade fleresta e agua, e não deserto e areia como é o Texas ….o amazonas deles…

Mesmo o Brasil sendo um pais idependente de qualquer outro, se hj a inglaterra guerriasse com a Argentina….na hora nos entrariamos na cena (junto com a Am Lat) inteira……… e ainda seriamos apoiados pélos arabes……

Reply

Joao Humberto August 24, 2010 at 9:26 am

Infelizmente o Brasil é infestado por nefastos ” socialistas ” por ocasiao. Algo muito hipócrita, pois utilizam-se de serviços capitalistas como o computador que escrevem.

De fato, o brasileiro sempre teve um complexo de inferioridade em relação aos países de maior desenvolvimento.Prefere culpá-los dos problemas enfrentados pelo país.Forças obscuras, o imperialismo americano, a doutrina ianque.Triste saber que cada vez mais os jovens desse país passam a defender ideias tolas e retrógradas.

Talvez seja hora de crescer e encarar os fatos.Devemos perceber que a culpa pela fragilidade desse país é exclusivamente de nós, brasileiros.

Reply

Cloez August 24, 2010 at 8:57 pm

Oi João Humberto, comentário impecável !
Obrigada por participar !
Sandra

Reply

Luciana Glazier September 1, 2010 at 12:46 pm

Gente, que conversa comprida?
Concordo com voce, Cloez: o povo nascido nos EUA pode se chamar de Americano sem ser acusado de metido a besta. America e a ultima palavra no nome do pais deles. No nosso caso, o nome da nossa terrinha e Republica Federativa do Brasil. Sera que teremos que dizer que somos republicanos, federativos? Claro que nao. Quem critica nao sabe falar Ingles, viu cantar o galo e nao sabe aonde. Os Americanos nao sao arrogantes – generalizacoes sao sempre incorretas. Dizer que os brasileiros sao todos simpaticos tambem e incorreto :)
Um abraco, luciana

Reply

Cloez September 1, 2010 at 6:46 pm

Oi Luciana, obrigada por seu parecer !! :) principalmente porque concorda comigo hehehe ! :)
bjs
Sandra

Reply

Ely September 12, 2010 at 5:04 pm

Ja tinha lido sobre o assunto antes e ao acaso, cheguei a esse site e achei o tema muito interessante. Não sou americana ou estadunidense (como preferirem) nem brasileira; sou angolana e antes disso africana ou vice-versa, dependendo do ponto de vista de qualquer um.
Eu acredito que no fundo o que esteja em causa aqui não seja se os cidadãos dos Estados Unidos de América deveriam ser chamados de americanos ou n mas sim, se o país deveria ter esse nome em primeiro lugar!!!
Todos os países da América (continente) cm igual ou semelhante constituição poderiam aderir ao nome Estados Unidos de América. Não seria errado, seria apenas interpretado como uma afronta aos Estados Unidos da América. Mas porquê?? Porque o nome em si do país foi mal escolhido, colocado ou aderido.
Talvez sim alguns tenham o seu complexo de inferioridade em relação a esse assunto mas eu acho que isso vai muito além de um complexo.
Eu sinto-me livre em dizer que sou africana ou angolana, naturalmente, sem ter antes de pensar se dizendo que sou africana estou a ferir a sensibilidade alheia ou a insultar alguém q decidiu roubar a um povo esse direito de livre expressão. E é esse o grande problema; foi roubado (consciente ou inconscientemente) ao Brasil e aos mais restantes países da América (continente) esse direito sem ter antes de pensar se as pessoas achariam estranho ou se questionariam se padecem de algum complexo.
Com certeza se alguém chega a mim e diz que é americano, a primeira opção é Estados Unidos da América mas não devia ser assim; porque é correcto dizer que a nacionalidade de alguém é dependente do país em que se nasce mas depois disso há que se identificar também com o continente a que o nosso país pertence sem medo de estarmos a ser nós os errados.
Simplesmente acho que Estados Unidos da América foi uma má escolha de nome para esse país e que mesmo não querendo, roubou um pouco da autonomia e identidade dos mais restantes países.

XX

Reply

Cloez September 12, 2010 at 5:31 pm

Oi Ely, eu discordo de seu ponto de visto, claro que é válido, mas discordo, todos tem o direito de colocar o nome que assim desejarem, afinal o próprio Brasil já se chamou Estados Unidos do Brasil, e se quisermos poderemos nos chamar de Sul Americanos porque o somos com certeza , mas para que se podemos dizer apenas brasileiro e fechar a questão ? No seu caso, se vc falar sou africana, alguém perguntará de onde certo ? agora se vc disser apenas angolana fecha a questão, para que complicar se se pode facilitar ? acho que é muito procurar pelo em casca de ovo..e não acho que ofenda ninguém tb ..
Vc diz que há necessidade de identificar com o continente, eu não acho que haja essa necessidade, vc diz sou Italiano, não precisa explicar que é da Europa e se vc disser sou Argentino tb não precisará identificar que é da América todo mundo sabe, pelo menos a maior parte das pessoas com um pouco de cultura sabem….enfim… agradeço sua participação a colocação de e seu ponto de visto :)
bjs
Sandra

Reply

Ely September 12, 2010 at 5:54 pm

Depende, porque para muitas pessoas o africana basta como para outras não! Da mesma maneira que existam pessoas que se sintam à vontade só com o brasileiro (que é o seu caso); como há quem isso não lhe baste ( o que tem que se respeitar). Há uma grande percentagem de pessoas que não saiba aonde Angola fica.
Sim, seria suficiente eu dizer sou angolana e cortava qualquer margem de dúvida para alguns; mas a verdade é que eu também me identifico como africana e como tal não há razão nem motivo em achar que tenha de simplificar as coisas até porquê muitas das vezes dizer africana é a forma mais simplificada possível. Porque o africano em si é um povo e muitos só conheçam o continente e não aos países constituintes do mesmo; como são os europeus, asiáticos e como deveriam ser os americanos do continente. E é essa deficiência da América se puder defender e afirmar como continente que enerva muitos.

Um exemplo é: O Mundial de Futebol 2010 foi agora na África do Sul, e nós (africanos) ficamos todos muito felizes e celebrarmos porque embora não tivesse sido no nosso e nos mais restantes países de África, foi antes em África, como continente. O que me pergunto é se os demais países americanos festejam ou sequer sentem-se felizes por saber que o próximo mundial será no Brasil???
Eu não creio; e isso porquê?? Porque não há a unidade de América como um continente mas apenas de América como um país que fica a norte do continente Americano.

Reply

Cloez September 12, 2010 at 6:19 pm

Oi Ely, na verdade para mim o ser brasileiro é mais importante do que americano, para mim o Brasil é maior que a America (claro não no sentido literal) eu quero dizer que o Brasil é único e não precisa de mais nada para se identificar.
Concordo com vc agora hehehe, não há união na America como na Africa e isso não é exatamente por causa dos USA, acho que o brasileiro tem um preconceito tão grande em relação à Argentina quanto em relação aos USA..
Vivendo nos USA e posso te dizer que o estadunidense ou americano tem menos preconceito em relação aos demais povos da America do que o próprio brasileiro, vc acredite ou não, existem americanos aprendendo português por causa das olimpíadas, esse preconceito é mais um estereótipo … só para te contar uma estorinha, outro dia eu estava em uma loja e ao falar um rapaz notou meu sotaque e perguntou de onde eu era, respondi Brasil e ele na hora me disse, ah, sinto muito por o Brasil ter sido desclassificado da Copa hehehe, eu mesma nem estava lembrando disso, ele disse, o Brasil não merecia ter saído fora e por aí foi.. portanto essa imagem de americano preconceituoso está ultrapassada, achei bem legal porque eu nunca tive esse tipo de atitude em relação a outros países …

Reply

Ely September 12, 2010 at 6:36 pm

Pois… É bom qd as pessoas conseguem ultrapassar certas barreiras, e tb n acho que a falta de união se deva unicamente aos americanos; caso fosse assim seriam todos os demais países americanos contra os Estados Unidos, o que é desnecessário e inexistente. O q acho certo é cada um afirmar-se como quer e a como tem direito sem se preocupar com: Aqueles americanos (Estados Unidos da América) roubam o americano de todos nós!! Se eles acham ser os únicos americanos, isso é um problema dos mesmos e ñ dos outros países. Depois de tantos anos, acho improvável os Estados Unidos mudar o nome do seu país por revolta dos demais!!
Se acha certo ser brasileiro, diga! Se quer simplesmente dizer americano, diga!! O grande problema é em se preocupar cm o que os outros iram pensar se assim o fizer…

Reply

Cloez September 12, 2010 at 6:39 pm

É isso aí Ely, acho que chegamos num comum acordo, cada um que se chame como quiser !
Obrigada pelo saudável bate-papo ! Volte sempre ok ?
:)
Sandra

Reply

Ely September 12, 2010 at 6:43 pm

Volto sim…
XX

Reply

Cloez September 12, 2010 at 6:45 pm
Lucas garcia October 7, 2010 at 9:23 am

totalmente de acordo.Por que nao chamam os brasileiros de americanos,ou os mexicanos,colombianos?O adjetivo patrio deriva do nome do pais:estados unidos,deve ser estadunidense.

Reply

Cloez October 8, 2010 at 6:54 am

Oi Lucas, mas America está tb no nome do país certo ? portanto Americano faz sentido né ?
Porque o Brasil tem o nome de Republica Federativa do Brasil, no entanto todos falam Brasileiros ….
orque não Estados Unidos da America = Americanos ?
abç
Sandra

Reply

Joao November 18, 2010 at 3:54 pm

Modismo não, oque e certo e certo. Nos somos americanos tambem, e a unica pessoa aqui que ta se achando inferior e vc, que deve se mais uma acomodada e paga pau dos estadounidense. Deve sonha em mora naquelas ruas arborizadas onde tudo e perfeito.
Talvez em vez de brasiliero devemos ser chamados de republicanos pq temos a republica no nome do pais tmb e se otro pais ter americano no nome tmb? E se fosse Brasil da America, entaum nos seriamos americanos tmb certo???
Nao eh pq os otros paises naum tem outros termos (eu acho que devem ter) que nos naum devessemos ter o nosso, ja que nos diga-se de passagem estamos certos
So acho que as pessoas precisem começar a mudar pequenas coisas como essas justamente para nao ser inferior. Mas sem da aquelas de revolucionarios fervorosos
Acorda ai!!!

Reply

Cloez November 18, 2010 at 4:44 pm

Oi João, eu poderia não publicar seu comentário pois achei-o muito grosseiro, no entanto, vou fazê-lo para que outras pessoas vejam o que acontece com quem não estuda, não consegue coordenar idéias ou usar o português corretamente.
Por esse motivo, não perderei o meu tempo em discutir com vc !
abç e volte daqui uns aninhos quando melhorar o português.
Sandra

Reply

Godoy November 23, 2010 at 5:01 pm

Creio que o correto é Estadunidense, pois não podemos reduzir um continente a um país. Quando alguém diz: “uma empresa americana faliu”, não está citando o país, pode ser Argentina, México, Venezuela. Se ele diz que uma empresa Estadunidense faliu, não ficará dúvida.

Qualquer um que tenha nascido do Chile até Canadá, é americano.

Reply

Cloez November 24, 2010 at 8:46 am

Oi Godoy, pode até ser correto dizer estadunidense, mas pensa bem, porque alguém se referiria a uma empresa chilena como americana se pode usar Chilena, ou Argentina ou Brasileira, todos esse países possuem nomes que permitem usá-los como identificadores, enquanto os USA possui o America no nome que é tb o nome do continente e é o identificador do país.
Agora fala sério, quando alguém fala empresa americana vc realmente fica pensando em que país da America ? You wish né ?
Obrigada pelo comentário volte sempre !
Abç
Sandra

Reply

Godoy February 19, 2011 at 6:15 am

Apenas quis expressar que tanto americano como estadunidense estão corretos. Apesar de que o segundo é mais específico. Confesso que quando ouço algo como: “um americano morreu”, fico pensando de qual país seria esse americano, pois cresci e aprendi com meus pais e escola ouvindo se referirem ao povo do referido país como estadunidense.
Até a moeda deles é USD (United States Dolar), e não AD (American Dolar). Só para efeito de dar nome aos bois corretamente, seguindo a regra geral de se chamar diretamente pelo país e não pelo continente, onde a abrangência fica gigante, prefiro chamá-los de estadunidenses. Hoje em dia muita gente chama assim, e é mais objetivo.
Abraço Cloez.

Reply

Cloez February 19, 2011 at 6:50 am

Perfeito Godoy !
Obrigada por participar :)
Sandra

Reply

Tiago December 26, 2010 at 8:13 am

olha, se vcs acham corretíssimo o termo americano, que dizer de um ditado criado pelos habitantes de lá dos EUA: “A América para os americanos”. O que será que eles estavam querendo dizer com isso? O continente americano para os habitantes da América inteira, ou o continente americano para os EUA? Acho o termo estadunidense totalmente correto, não humilha os habitantes dos EUA, apenas resgata a forma linguística correta.

Reply

Cloez December 26, 2010 at 7:38 pm

Oi Tiago, eu concordo com vc, tb acho correto o termo estadunidense, só não acho errado o Americano, porque faz parte do nome do país.
abç
Sandra

Reply

Ocho January 7, 2011 at 10:19 am

Tanto faz “americano” ou “estadunidense”. Não é porque americano não nasceu nas Américas e sim, nos EUA. Tanto que os japoneses não mencionam “United States” e sim “America” como país deles. Para eles “America”, são os EUA e “Hokubei” é a América do Norte.

PS: “Nanbei” é a América do Sul.

Reply

Cloez January 7, 2011 at 8:15 pm

Oi Ocho, obrigada por me ensinar algumas palavras em japonês ! Valeu por sua participação !
abç
Sandra

Reply

helena radosch January 15, 2011 at 4:20 pm

Sou uma cidadã estadunidense do Brasil, pois meu país se chama Estados Unidos do Brasil.
Quem discorda?

Reply

Cloez January 15, 2011 at 5:02 pm

Oi Helena, sinto muito discordar de vc, mas o Brasil deixou de se chamar Estados Unidos do Brasil em 1967, com a primeira Constituição da ditadura militar à partir de então o Brasil passou a chamar-se República Federativa do Brasil….. ;)

abç
Sandra

Reply

Rafael January 20, 2011 at 6:18 pm

Concordo com a autora do texto. Isso aí é tudo mágoa/complexo com os americanos… afinal, nao se trata de justica – senao estariam brigando tambem para mudar a palavra “índio”. Lembrando que os indios sao chamados assim pq os navegadores acreditavam ter chegado na India … em portugues os nomes sao diferentes [indio e indiano], mas em ingles a palavra eh a mesma: indian.

Acredito que os americanos se auto intitulam assim por razoes historicas, e nao pq se acham os donos da america…

Reply

Cloez January 20, 2011 at 9:40 pm

Oi Rafael, muito interessante sua obrservação.
Obrigada pela participação !
abç
Sandra

Reply

Rafael January 20, 2011 at 6:22 pm

Além, é claro, o fato inteligentemente observado: “america” eh parte do nome do pais USA, sendo ainda o unico que dá origem a um nome decente: vcs queriam q eles se chamassem de

united statian? unitian? statian?

Reply

Cloez January 20, 2011 at 9:41 pm

heheheh valeu Rafael ! ;)
Sandra

Reply

Vitor February 8, 2011 at 12:45 pm

Vocês esquecem que eles, os estadunidenses, tem a sociadade mais patriótica do mundo. A questão não é inferioridade por parte dos brasileiros, mas sim a “superioridade” que eles impôem sobre o resto do mundo. Se você conversar sobre isso com alguém de fora do Brasil, a pessoa vai achar esquisito, mas irá dizer que nunca havia pensado nisso. Ora, claro que não, desde sempre ouvimos dizer que quem nasce nos Estados Unidos (prestem atenção) DA AMÉRICA é americano. Quem nasce no Reino Unido é o que então? É umaimbecilidade por parte da populção, seja ela da onde for. O Reino Unido abrange vários países, e nem por isso eles são chamados de Reino Unidenses or whatever. Vale lembrar também, que durante a colonização dos EUA, eram apenas 50 estados dependentes, não existia o nome (prestem atenção novamente) US *OF* A nem nada, somente após a independência do mesmo é que o nome surgiu. Então quem nascia num daqueles estados era o que? Inglês? Quer queiram ou não, o termo “americano” é um tanto quanto pejorativo (pelo menos para mim que também me considero americano, nascido no continente Sul Americano), claro que não existe uma tradução para o inglês, mas enquanto eu for brasileiro, continuarei a utilizar o termo estadunidense.

Reply

Cloez February 8, 2011 at 4:59 pm

Vitor, respeito seu ponto de vista e como disse, vc como brasileiro tem sim o direito de chama-los como quiser, agora vc tem que concordar que a eles só resta americanos …
Agora respeitosamente discordo de vc.
Esse papo que os americanos tem mania de superioridade é lenda , trabalhei minha vida toda no Brasil com americanos e nunca senti isso, moro aqui e nunca senti isso, pelo contrário, eles só tem elogios ao Brasil e aos brasileiros, claro, não vou generalizar totalmente , sempre tem a laranja podre…..
Veja bem esse papo do nome que vc colocou é meio sem sentido porque o que interessa é o que é e não o que era, e o Brasil que já foi Estados Unidos do Brasil.
E eu falo do complexo dos brasileiros porque essa preocupação só existe em relação aos americanos e é bem recente.
Quanto ao Reino Unido é uma comparação meio sem sentido porque são Países diferentes e não estados de um mesmo país.
Obrigada por participar
Sandra

Reply

Godoy February 19, 2011 at 6:29 am

Chamar esse povo do país em pauta de americano, é como chamar o leão de felino. Não está errado, o leão é um felino. Mas o nome específico dele, que o difere dos outros felinos, é leão. Mesma coisa quando chamamos os estadunidenses de americanos. Não está errado, só não estamos especificando o país. O contexto da criação do país estados unidos, não permitiu que fosse pensado a longo prazo, pois na verdade eles não são os únicos estados unidos da américa. O mundo todo é um aglomerado de estados unidos, que por sua vez formas os inúmeros países, percebem? Então, quando quiseram ser independentes, a mentalidade deles, naquele momento, era limitada. Porque se alguém ali tivesse pensado que pare usar esse nome, teriam que ocupar a américa toda e não apenas uma parte (américa possui mais de 20 países), teriam batizado o país com outro nome. Mas isso é compreensível, pois eles foram os primeiros a ter o privilégio de alcançar a independencia da europa, num pedaço do imenso continente americano. Talvez imaginassem que iriam conseguir se alastrar e propagar sua excelente ideologia por todo território americano, o que não foi possível, devido as questões geográficas e depois políticas.
Abraço a todos.
Godoy – prof de História da PUC.

Reply

Cloez February 19, 2011 at 6:49 am

Oi Godoy, adorei seu parecer, muito bem colocado, será que mudo minha opinião ? hehehe .. não creio que mudarei porque como sempre disse, que acho que todos tem o direito de chamá-los como quiserem e como vc citou e adorei, a coisa do felino, é mesmo assim, no entanto, para o nascido aqui, em inglês ainda permanece americana como nacionalidade.
Sei que todos somos americanos pois nascemos todos na America, mas não há necessidade de especificarmos o país se apenas dissermos, brasileiro, peruano, chileno, e o estadunidense pode dizer americano pois é o único que possui American no nome do país e para ele em inglês a palavra é American.
Você disse que cresceu ouvindo estadunidense, e eu só fui ouvir essa palavra há alguns anos, nunca antes, sei que está crescendo essa denominação e talvez daqui há alguns anos o americano fique mesmo só em inglês.
Obrigada pela “aula”
Sandra

Reply

Pedro ferrer February 19, 2011 at 1:36 pm

Olá! Concordo com o autor, o nome do país tem “America” no final. Por isso, eles se denominam como “americans” ( americano em português) esse é o adjetivo utilizado por eles e é a gramática do país. Concordo também que o nome do país foi mal pensado e por isso causa tanta polêmica. Mas, atuamente podemos usar o termo americano para se referir a quem nasce nos EUA ou a quem nasce no continente américa ( ou seja a palavra pode ser usada de duas formas, isso é muito comum- veja no Wikipédia, por exemplo) Mas, a maneira específica de nos referirmos na língua portuguesa é de estadunidenses, realmente.
Para finalizar, cada país tem a forma culta de se referir à nacionalidade do outro ou até mesmo ao nome da nação. Por que os EUA escrevem Brasil com Z? Porque é mais fácil para eles, ora……..

Obrigado,
Parabéns pelo post

Reply

Cloez February 20, 2011 at 7:03 pm

Oi Pedro, obrigada por participar e pelo cumprimento :) Gostei muito do seu parecer !
abç
Sandra

Reply

Cassiano G. Lima February 19, 2011 at 6:33 pm

A verdade é que esses comunistas latino-americanos e seus asseclas sempre tiveram uma baita inveja dos EUA há muito tempo ! Essa palavra estadunidense só existe na américa latina e nem é de uso geral,além de não ter tradução para o inglês; e na minha opinião, deveria ser retirada da internet,sobretudo do wikipedia,que por ser uma enciclopédia,não deveria passar informações erradas.
A respeito desse tal professor Godoy que afirma ter passado a vida ouvindo falar de estadunidense,devo salientar que só ouvi falar dessa palavra na internet ! Na tv ninguém fala asim ! Também pudera ! Na internet não se tem controle de nada,pois cada um posta o que quer,sempre com a intenção de denegrir pessoas,instituições e etc..
Professor da PUC ? Essa universidade além de ter uma qualidade duvidosa,deveria mudar seu nome para “pontifícia universidade comunista” que seria mais apropriado.

Reply

Cloez February 20, 2011 at 7:05 pm

Oi Cassiano, obrigada por participar, a liberdade de expressão é a grande vantagem da internet não é mesmo ?
abç
Sandra

Reply

Debora February 21, 2011 at 5:58 am

Oi sandra,
Será que vivemos no mesmo país?Jamais ouvi alguém falar estadunidense no Brasil.Porque falamos você e não vossa mercê?A palavra falada tem poder.Alguém aí já ouviu o Willian Bonner ou a Fátima Bernardes se referir a um cidadão americano como estadunidense no Jornal Nacional?Quanto a sermos chamados de americanos também, não vem ao caso.Sou brasileira com muito orgulho e prefiro ser chamada de brasileira.Amo o meu país e assim como você não vejo o menor problema em admirar e porque não, gostar dos Estados Unidos e seu povo?O preconceito existe sim,mas principalmente na cabeça das pessoas.Se os brasileiros tivessem a metade do patriotismo dos AMERICANOS,com certeza,o Brasil seria um país muito melhor.E só para os mais desinformados,hoje em dia os americanos já sabem que no Brasil existe luz elétrica e asfalto.Esse tempo de ignorância em relação ao que se situa ao sul do Equador não existe mais.Abraços,
Debora

Reply

Pedro ferrer February 21, 2011 at 6:32 am

Gostaria de exclarecer uma coisa: O fato da mídia não usar a adjetivação “estadunidense” não significa que a palavra não exista e não esteja correta. Eles apenas preferem utilizar americano (corretamente). O que não é aceitável é alguém dizer “norte-americano”, uma vez que os EUA não são o único país da América do Norte e essa adjetivação não condiz com o “americans” da língua inglesa que apenas é traduzida para “americano”.

A mídia pode cometer erros grotescos, por isso temos de ter um olhar crítico. Por exemplo: sabiam que é errado chamar alguém que quebra e invade sistemas de segurança de “hacker”? Porque o termo correto para isso é cracker…..no entanto, a mídia usa a primeria palavra erroneamente! Para facilitar: os dois termos se referem às pessoas com grande conhecimento em sistemas de informação, mas, o hacker utiliza seus conhecimentos para o bem e o cracker para o mal…

Por que a maioria das pessoas utiliza “americano” e não “estadunidense”?

Porque a primeira, apesar de estar correta, é muito difundida na mídia. O que tem que acontecer é o brasileiro parar de ser ignorante e ampliar os seus conhecimentos sobre a sua língua materna, expandindo o seu vocabulário ao máximo para ser uma pessoa que saiba coordenar ideias e não tratar um assunto desses como questão política, e sim como questão gramatical e histórica. Apenas isso!

Porque falamos você e não vossa mercê?

A língua falada pode sofrer várias alterações ao longo dos anos. Ela é mutável e representa a cultura de um povo de determinada época. Por isso, essa palavra citada sofreu tantas alterações.

( respondi à pergunta de débora)

Reply

Eduardo March 25, 2011 at 12:43 pm

Olá Pedro!

Só um adendo. A palavra “hacker” tem a seguinte definição de acordo com o MacMillam Dictionary => “someone who uses a computer to connect to other people’s computers secretly and often illegally, so that they can find or change information”

Traduzindo: alguém que usa um computador para conectar com outros computadores secretamente e muitas vezes ilegalmente, desta forma eles podem encontrar ou mudar informações.

Reply

Cloez March 25, 2011 at 9:55 pm

Oi Eduardo, nem sempre a tradução ou o significado exato da palavra é o que se conhece popularmente né ? O maior exemplo disso em português é a famosa palavra “enfezado” quem já não ouviu alguém dizer, “Nossa o cara tá todo enfezado”no sentido de irritado, sendo que o sentido original é apenas “cheio de fezes”…
Em todo caso agradeço a participação :)
Sandra

Reply

Debora February 21, 2011 at 8:16 am

E a cultura ou forma de falar da época em que vivemos é chamar o cidadão que nasceu nos Estados Unidos da America de americano e não de estadunidense..Assim como ”vossa merce” caiu em desuso por ser muito mais prolixo que ”você”,foi simplesmente um exemplo de adaptação ou modo de linguagem.No caso convencionou-se ”americano”,ninguém disse que está errado estadunidense!!!!Entenda quem quiser ou puder.Todas as questões nesse caso são interligadas,políticas,sociais e históricas.Sempre vão coexistir,não é uma questão de ignorância de língua portuguesa e sim de simplificar as coisas.Quanto à ignorância da língua portuguesa eu acho que exclarecer se escreve com ”s”,ou estou enganada?
Debora

Reply

Godoy February 21, 2011 at 2:54 pm

Explicar o porque dos Estadunidenses serem patriotas e nacionalistas nos faz regredir a um distante passado. O Brasil foi colonizado com claros propósitos de exploração pelos portugueses, enquanto os Estados Unidos da América foi colonizado por ingleses que tinham o interesse de começarem uma nova vida num novo lugar. É difícil obrigar um republicano brasileiro ser patriota em baixo de uma saraivada de corrupção, onde os políticos (não a política) elaboram toda uma estratégia para deixar a maioria da população alienada dos reais propósitos que deveria ser exigido de alguém que ocupa um cargo na política.

Como esperar patriotismo num país onde alguém é eleito por dar 100 reais por mês às classes pobres, que sequer percebe a manipulação?

Quando o brasil parar de achar bonito o estilo de vida estadunidense e se preocupar mais em estudar e uma busca profunda pelo saber, talvez o quadro mude.

Mas não quero atirar pedras em alguém sequer, a culpa não é desse sofrido povo batalhador. Há todo um contexto histórico que explica (não justifica) o porque o índice de corrupção no Brasil é maior que 57% enquanto em países desenvolvidos às vezes não chega a 1%.

No Brasil somos “treinados” a bater palmas para os políticos (não para a política), enquanto estão ali enriquecendo ilicitamente.

A mais recente forma de protesto, foi a vitória do humorista Tiririca. Já que no Brasil a política é uma palhaçada, coloquemos um profissional do ramo lá então.

Brincadeiras a parte, somente quando melhorarmos a cultura do saber (não estou falando de carnaval, samba, cultura popular) e a educação, aí sim estaremos caminhando para, quem sabe um dia, termos os mesmos motivos que os Estadunidenses tem de ser patriotas e nacionalistas.

Godoy – Prof de História – PUC

Reply

Henrique February 22, 2011 at 1:54 pm

Americanos, em teoria, são as pessoas que nascem na América, e devem ser tratados como tal, não somente os estadunidenses!
Chamar uma pessoa que nasce nos EUA somente de americana/o, é mais que um erro, e sim uma submissão!
Remete-nos ao termo “América para os americanos”, sendo que para ser considerado um americano você deveria ser branco, anglo-saxão e protestante (WASP).
Portanto, chamar um estadunidense única e exclusivamente de “americano” só prova uma coisa, que você é mais um dos milhões de alienados!

*** Comparação absurda da autora ***

“Portanto, mesmo que os Estados Unidos da America fosse na Europa (…) ”

—–> Se os Estados Unidos ficasse na Europa não seria Estados Unidos da América, e sim, Estados Unidos da Europa!!!

Reply

Cloez February 22, 2011 at 3:51 pm

Henrique, acho que só vê submissão quem se acha submisso e acho que esse é seu caso… eu não tenho esse problema e se sou alienada pelo menos não sou complexada..
Quanto à comparação foi um exemplo do que é um nome apenas um nome, se vc não entendeu, desculpe, vou te dar um outro exemplo ..
Porque as pessoas nascidas na Grã Bretanha são britânicas no entanto apenas as nascidas na Inglaterra são inglesas , eu nunca vi um escocês que tb é britânico ser chamado de britânico, no entanto não está errado ele tb é britânico mas, o bom senso faz com que chamemo-os de escoceses e não britânicos percebeu ? Os brasileiros não se preocupam com isso, mas apenas com o que os AMERICANOS nascidos nos Estados Unidos da America fazem, acho que esse é seu caso né ?
:)
Sandra

Reply

RAVEL March 18, 2011 at 11:51 am

DISCORDO de VC CLOEZ …. vamos debater de igual pra igual !!! libera meu primeiro comentario ai vai !!! de ditadura o mundo esta cheio .. nao perca a razão deixando de debater ….

Reply

Cloez March 18, 2011 at 2:45 pm

Ravel, vc deve ser um estudante que não faz nada mais do que ir à escola e ficar no computador hehehehe .. eu não liberei seu outro comentário porque eu não entrei no computador antes, e não porque vc DISCORDA de mim, se vc prestou atenção, a grande maioria das pessoas que colocam comentário nesse post é justamente por discordar de mim….e eu não me importo, cada um tem o direito de pensar como quiser e eu respeito…..embora discorde.
Sandra

Reply

ravel March 21, 2011 at 3:52 pm

oi Sandra eu nao tinha lido esta tua resposta …
mas enfim eu li agora e vou fazer minha réplica.
Sou sim estudande de Filosofia e Historia. E eu dedico meu raro tempo a debater a frente do computador em sites sem fundamento como o teu … falha minha, ou nao ,, acaba corroborando com meu ideais e com os de muitas pessoas realmente sensatas … Nem se preocupe, continuarei discordando da sua ideologia leviana, independente de voce se importar ou não. Fato é que voce ja concorda que a maioria discorda de ti … ! é uma questao de educação ! com todo respeito, sempre.

Reply

Cloez March 21, 2011 at 5:43 pm

Ravel, vc dedica seu raro tempo a debater em sites sem fundamento de pessoas com ideologia leavina… não faça isso, o tempo é valioso demais, use melhor seu tempo, é o que eu vou faço quando vejo pessoas que não conseguem debater sem ofender, eu apenas ignoro…
Boa noite !
Sandra

Reply

Pedro February 23, 2011 at 12:42 pm

O termo “Estados Unidos” se refere a organização política de um país, tanto que o Brasil já se chamou “Estados Unidos do Brasil”. Hoje o Brasil se chama “República Federativa do Brasil”, sendo o termo “República Federativa” referente a organização política do Brasil. Mas o nome do país é Brasil, assim como, queiram ou não, o nome dos Estados Unidos da América é americano. Portanto, se você chama um americano (que nasceu no país América) de estadunidense deve chamar um brasileiro de republicanofederativo para ser coerente.

Reply

Cloez February 23, 2011 at 2:43 pm

Oi Pedro, tem gente que ainda pensa que esse é o nome do Brasil heheehe
Obrigada por participar
abç
Sandra

Reply

ravel March 21, 2011 at 4:00 pm

se nosso continente tivesse um nome adverso eu concordaria com vc, mas nao tem ,,, portanto existe sim uma confusao com relacao aos estados americanos em geral e aos eua … Nao precisa ser muito esperto pra ver que America é o nome do nosso continente e que Americano seria o nome a se dar aos moradores do nosso continente, assim como um sul-Africano nao deixa de ser um Africano do continente Africa. BASTA !

Reply

ravel March 17, 2011 at 7:17 pm

é isso ai pessoal, vamos divulgar o termo ESTADUNIDENSE e utiliza-lo para identificar/diferenciar os irmãos do pais “Estados Unidos da América”, nome que por sí só já causa confusão …. Afinal eu pertenço ao Estado Brasileiro e definitivamente NÃO ESTOU UNIDO com isso SEJA LA O QUE FOR, assim como a maioria dos paises do continente……. E convenhamos, nosso continente se chama AMERICA e essa confusao é proposital na intencao de fazer frente ao oriente … como se fossemos um unico bloco … LEDO ENGANO !!!!!!!!!!

Reply

Cloez March 18, 2011 at 2:28 pm

Ravel,que confusão que causa esse termo ? se vc se confunde com isso o que diria se eu dissesse que nasci na Escócia e sou britânico hein ? Acho que se vc resolver char ou usar o termo estadunidense porque VOCÊ acha coerente ok, agora dizer que causa confusão é querer colocar pele em ovo.
Essa “confusão ” que eu saiba NUNCA existiu, há sim uma certa mágoa por os Estados Unidos da America terem assumido um nome que tem o nome do continente inserido, mas infelizmente isso foi feito muito antes dele se tornar uma potência, portanto não creio que tenha sido com intenção alguma de domínio ou possessividade.
abç
Sandra

Reply

estel March 18, 2011 at 1:12 pm

Não creio que o uso da palavra estadunidense seja um modismo de anti-americanos, mas não mais vivemos em uma guerra-fria onde o bloco capitalista é o bonzinho (ou mau, dependendo do ponto de vista). Vivemos em um mundo multipolar e a influência de alguns países da América Latina vem crescendo, especialmente no quesito econômico, enquanto a economia estadunidense é superada pela Chinesa. O fato de finalmente estarmos nos livrando da hegemonia estadunidense permite uma consolidação de identidade de países os quais sempre ficaram subjugados aos mandos e desmandos dos EUA devido a vinculações e dependências financeiras. Permite nosso direito de chamar de nosso um continente o qual até há pouco era dominado pelo Grande Irmão.
E antes de qualquer coisa, idiomas refletem culturas. Por que estadunidenses se refeririam a si mesmo como estadunidenses?

Reply

Cloez March 18, 2011 at 3:38 pm

Estel, seu comentário reflete exatamente o que eu disse, que há um complexo de inferioridade em relação aos americanos, vc diz claramente que agora os USA estão com a economia em queda, e o Brasil com a economia em alta e isso permite chamar de nosso o continente ? Não, me desculpe, o continente SEMPRE foi nosso, chama-los de americanos ou estadunidenses não altera absolutamente em nada, é APENAS um nome, estabelecido antes do Brasil ter sido descobertoe não há absolutamente razão para achar que o continente americano pertence aos americanos só porque eles tem America no nome….
Porque os americanos se refeririram a eles próprios como estadunidenses ? eles não farão isso proque consta da constituição deles que quem nasce nos Estados Unidos da America é Americano (e não estadunidense mesmo porque essa palavra não existe em inglês), assim como quem nasce na Republica Federativa do Brasil é brasileiro e não republicativense….
abç
Sandra

Reply

Ravel March 19, 2011 at 9:52 pm

Oi Sandra !
Este termo causa confusao, sim. Se fosse diferente nem estariamos eu, vc e mais um monte de gente discutindo isso, ou seja É UMA CONFUSÃO SIM !! Independente de os USA terem assumido este nome antes de se tornarem potencia (nao tenho base cientifica para confirmar tua afirmacao e voce tb nao apresentou nenhuma, mas estou pesquisando) voce ha de convir comigo que a interpretação fica prejudicada, principalmente junto às novas gerações. Tenho acompanhado o ensino distorcido no primeiro ciclo escolar. E, citando teu exemplo, um escoces nato ou um ingles nato podem me chamar de americano, e vão faze-lo. Mas isso nao significa que sou dos EUA. Posso dizer que um escoces é europeu, mas ele jamais será ingles. Britanico sim. Posso dizer que um brasileiro é americano, ou sul-americano. Estadunidense JAMAIS. É uma questao meramente geografica. Assim como quando assistimos às revoltas orientais contra as recorrentes invasoes estadunidenses em busca de combustivel fossil e demais interesses é comum ouvir/ler o termo “MORTE A AMERICA”. Poxa, meu estado brasileiro nao faz parte dessas invasoes porem em nivel mundial estamos dividindo a conta. Afinal eu estou na america, afinal eu sou americano.
Entendeu agora ?
E Eu (I) nao estou aqui discutindo o merito, a intenção disso … (que alias daria mais uma centena de caracteres) porem fica claro a distorção da questao GEOGRAFICA. OS EUA querem SIM se mostrar ao ocidente como um bloco americano unico e vc ja sabe, mas volto a dizer, nao nao nao nao NAO NAO somos um bloco unico … assim como a EUROPA não esta fadada a acatar o comando da Inglaterra ou outra nação.
Agora voce querer colocar isso como mágua … me parece mais a sistematica empregada pelas religiões tentando manipular minhas emoções … em vão !!
Mas no fundo no fundo, qual seria tua intenção com este levante ? Tenta explicar ai pra gente !! abraços

Reply

Cloez March 19, 2011 at 10:15 pm

Oi Ravel, como esse termo pode causar confusão se os demais países da America possuem um outro nome que os identifica, ou seja, Mexico, Peru, Chile, Brasil, todos americanos e também chilenos, brasileiros peruanos, etc,. o único país que possui América no nome e portanto pode se identificar apenas como americano é os USA, vai me dizer que quando alguém te diz que uma amigo americano mandou um presente vc pergunta, americano de onde ?
Claro que tudo que vc diz procede, mas é tudo simplesmente por uma questão de picuínha.
Veja bem, eu sou BRASILEIRA não quero dizer que sou americana/brasileira, para mim brasileira BASTA não preciso de nada mais ou melhor não preciso provar nada para ninguém, sou maior do que isso e acho que as pessoas que se preocupam com isso se preocupam porque querem provar que são melhores e eu não preciso provar nada pra ninguém sacou ? essa é minha intenção eu eu gostaria que os brasileiros todos parassem de olhar os USA como o big brother que ele não é ….o mundo mudou e os brasileiros continuam a olhar os USA como se fosse melhor, te garanto uma coisa, o Brasil está muito perto dos USA e infelizmente só não chegou lá ainda porque nossos políticos pensam mais neles do que no povo porque potencial existe há muito tempo….
abç
Sandra

Reply

ravel March 21, 2011 at 3:45 pm

Sandra boa noite !!!
Pra nós é suficiente sim sermos Brasileiros de carteirinha, e somos com todo orgulho.
mas e para nossos jovens ? estamos sendo engolidos !
Vai argumentar com um pueril e dizer que seu ensino esta errado … ja cansei de ouvir sobre “a professora brava” que nao concorda com as alegações minimas de nossos jovens. Dentre elas que somos americanos no sentido amplo da palavra, mas nao americanos resumidos a um pais. Caramba … sera possivel tanta confusao com uma coisa tao simples e lógica ??!!
E isso não é picuinha, isto chama-se Identidade Nacional, Soberania, principios nacionais basicos dos quais os EUA não abrem mao ! Não seria o caso de seguir o exemplo de seus idolos e adotarmos a mesma postura ? Inclusive cobrando nossos politicos os quais vc mencionou ? (e eu concordo 100% com vc na questao geo-politica) mas estamos muito ocupados para isso naum eh mesmo ?
Se for muito pro teu publico me avisa que eu paro !
abraço Sandra

Reply

Perez March 29, 2011 at 12:14 pm

Nós Americanos temos que sentir orgulho da América. A despeito de todos os problemas que ela tem, é um lugar muito visitado. Os europeus amam vir para o Rio de Janeiro, Miami, Foz do Iguaçu, entre outros lugares. E viva os Americanos (inclusive os Estadunidenses)!!!!!!!!!!!!!!

Reply

Fernanda March 29, 2011 at 12:17 pm

Quem mora no Mato Grosso do Sul é Sulista ou Matogrossense? Quem mora em São José dos Campos é Campista ou Joseense? Quem mora em Embu das Artes é Artista ou Embuense?
Seguindo a lógica, quem mora nos Estados Unidos da América, é Estadunidense.

Reply

Cloez March 29, 2011 at 4:15 pm

Oi Fernanda, segundo a sua lógica quem nasce em Salvador na Bahia deveria ser salvadorenho e não soteropolitano né ? Entendi ! :)
Sandra

Reply

Fernanda March 30, 2011 at 4:06 pm

Sim, Soteropolitano é ridículo. Nada a ver. Deveria ser Salvadorenho ou algo parecido. Assim como deve ser Estadunidense, e não pelo nome do continente. (afinal, o nome do país deles é um nome ou uma frase indicativa??? Estados Unidos da América, ou seja, eles são alguns estados que se uniram e estão situados na américa, porém não são a américa, apenas estão nela).

Reply

Cloez March 30, 2011 at 4:16 pm

Fernanda, lembre-se que o Brasil já foi Estados Unidos do Brasil.
Esse tipo de criticismo lembra mais a despeito, nome é nome, lembre-se que o Brasil é Republica Federativa do Brasil ….
Bjs
Sandra

Reply

Diogo Reis March 29, 2011 at 12:36 pm

Na verdade esse país não tem bem um nome. O nome do país é uma indicação: Estados Unidos da América. Eles não tem um nome próprio como a Bolívia, ou a França. O nome do país é uma explicação, uma frase sintética. É como se batizassem os animais como: peixe de escamas da lagoa de água azul, ou então o Brasil se chamasse: Cidades Unidas da Terra. Nosso nome pátrio seria então “Terráqueos”. A verdade é que a tecnologia encurta as distâncias, permitindo que o cruzamento de idéias se cruzem de forma rápida, e logo eles serão chamados como Estadunidenses de uma forma geral.

Reply

Cloez March 29, 2011 at 4:17 pm

Oi Diogo, repetindo e copiando :
Você e quem quiser pode chamar aos nascidos nso USA de Estadunidense, norte americano, Americano, Gringo, e o que mais vc desejar, no entanto, eles só podem chamar a eles mesmo de AMERICANS, é o que consta da constituição deles queira vc ou não.
Sandra

Reply

Alex March 29, 2011 at 10:19 pm

Em Espanha o legalmente correto é estadounidense, caso eles precisem preencher algum documento por lá terá que ser “estadounidense”, sendo irrelevante o que consta na documentação do país de origem. Diferente do Brasil, o padrão na Europa é “traduzir”, mesmo o nome. Por exemplo, se chama-se IZabel e for morar em Portugal todos os documentos que tirar por lá virá ISabel, pois em Portugal é iSabel e não iZabel.

Reply

Cloez March 30, 2011 at 7:07 am

Alex, legalmente no Brasil tb se traduz (nomes), acho que faz até sentido porque alguns nomes como os chineses soam estranho em português além de serem difíceis, mas extra oficialmente cada um fala como prefere certo ?
Quanto ao estadunidense não é usado no Brasil porque foi uma palavra criada pelos espanhóis, daí o uso, não sei se isso mudou, até onde tive conhecimento não havia mudado
abç
Sandra

Reply

Alex March 29, 2011 at 10:32 pm

Só para completar “estadunidense” está presente no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras. Assim, sendo o VOLP a norma legal para a grafia de todas as palavras existentes em português brasileiro, não cabe discusão quanto ao poder ou não se usada. Mais que isso, vai do gosto.

Reply

Cloez March 30, 2011 at 7:14 am

Oi Alex, o poder usar eu nunca discuti, como vc disse, vai de gosto, eu discuto o porquê?
Obrigada pela informação.
Sandra

Reply

Leandro Soares March 30, 2011 at 10:06 am

Até o google já conhece os Estadunidenses. Quando a gente escreve “estadu” ele já mostra o resto, kkkkkkkkkkkk.

A moeda deles começa com US, depois vem o D de dolar.

Se eles mesmo se chamam apenas por americanos, pq colocaram o símbolo US (de united states) e não A no símbolo da moeda? Deveria ser, então, AD (american dolar), e não USD (United States Dolar).
A tradução da moeda deles seria: Dolar dos Estados Unidos, ou, para simplificar, Estadunidense.

Logo logo todos chamarão eles de Estadunidenses, como chamamos os demais países por seus nomes e não pelos continentes.

Na escola que minha mãe trabalha, as duas professoras de Geografia (ensino médio e fundamental II) ensinam e chamam eles de Estadunidenses.

E viva a América (inclusive os Estadunidenses #2).

Reply

Cloez March 30, 2011 at 1:26 pm

Oi Leandro, veja bem, o nome do Brasil é Republica Federativa do Brasil, o que tem no dinheiro ? R
Eles estão sendo chamados pelo nome que coincidentemente é o mesmo do continente, simples assim ok ?
Não disse que é errado usar o termo estadunidense, se vc leu com atenção, eu disse que a eles só lhes resta americans pois o outro termo não existe e nem consta da constituição do país.
Sandra

Reply

Leandro Soares March 30, 2011 at 3:48 pm

Não consta na constituição do país deles. Só que eles são apenas parte de um enorme planetinha da galáxia. Muuuitos países e lugares já chamam eles pelo nome Estadunidense e não pelo nome do continente o qual eles pertencem. O fato é que eles serão os únicos a continuarem usando o nome do continente para se referir a si próprios.

E viva nós Americanos (inclusive os Estadunidenses #3).

Reply

Cloez March 30, 2011 at 6:41 pm

Leandro, lembre-se que o nome do continente tb é o nome do país deles.
Leia aquiThe adjective “American” originally referred to the landmass known as the Americas or America. “Americans” originally referred to the indigenous peoples of the Americas, and later to European settlers and their descendants.[1] English use of the term “American” for people of European descent dates to the 17th century; the earliest recorded appearance is in Thomas Gage’s The English-American: A New Survey of the West Indies in 1648.[1] “American” especially applied to people in British America, and thus its use as a demonym for the United States derives by extension.[1]

The United States Declaration of Independence of 1776 refers to “the thirteen united States of America”,[3] making the first formal use of the country name; the name was officially adopted by the nation’s first governing constitution, the Articles of Confederation, in 1777.[4] The Federalist Papers of 1787-1788, written by Alexander Hamilton, John Jay, and James Madison to advocate the ratification of the United States Constitution, use the word “American” in both its original, Pan-American sense, but also in its United States sense: Federalist Paper 24 refers to the “American possessions” of Britain and Spain,[5] i.e. land outside of the United States, while Federalist Papers 51[6] and 70[7] refer to the United States as “the American republic”. People from the United States increasingly referred to themselves as “Americans” through the end of the 18th century; the 1795 Treaty of Peace and Amity with the Barbary States refers to “American Citizens”,[8] and George Washington spoke to his people of “[t]he name of American, which belongs to you in your national capacity…” in his 1796 farewell address.[9] Eventually, this usage spread through other English-speaking countries; the unqualified noun “American” now chiefly refers to natives or citizens of the United States in all forms of the English language. Although “American” may refer to all inhabitants of the continent, this is generally specified with a qualifier such as “Latin American” or “North American.”[1]
[edit]
Leandro, como vc afirmou aí em cima que não está na constituição e vc está correto, está na declaração da independência, acredito que vc já conheça, mas em todo caso aqui vai. Veja que o ultimo parágrafo reforça que o termo é usado pelos americanos mas se refere tb a todos os habitantes do continente.
abç
Sandra

Reply

Senegal Miranda March 30, 2011 at 3:58 pm

Eu concordo com os amigos que disseram que as escolas estão ensinando Estadunidense. Dia desses meu filho me indagou: -Pai, América é um país ou um continente?. Respondi: -Filho, todos sabemos que é um continente. Ele retrucou: -Então porque chamamos um país pelo nome do continente? O país deles não tem nome? Porque hoje minha professora de Geografia disse que o nome deles é Estadunidense e americanos são todos que moram na américa.

Confesso que fiquei estupefato. Não discordei. Acho que o mundo gira, se renova, enfim, as coisas mudam, não é? Apenas incorporei a palavra ao meu velho dicionário e pretendo usá-la para acompanhar o que tem sido ensinado atualmente.

Para mim tanto faz chamá-los pelo continente ou de Estadunidense. Serão os mesmos patriotas e nacionalistas de sempre.

A propósito, ele estuda no Colégio Adventista.

Reply

Cloez March 30, 2011 at 4:09 pm

Senegal, muito bom seu ponto de vista, chegou no ponto direto e correto, é isso aí, está corretíssimo, agora o termo é recente e futuramente poderá até ser incorporado por todos, no entanto o que eu digo aqui é que para os nascidos no país que tem no nome do continente no nome do país, só lhes resta se auto denominarem americanos , para os brasileiros chamá-los de estadunidense tudo bem, não está errado, assim como não está errado chamá-los de americanos tb, é apenas uma outra forma.
Eu conheço o colégio adventista e é uma instituição muito bem conceituada.
Obrigada por participar.
Sandra :)

Reply

Marinho March 30, 2011 at 4:20 pm

Na copa eles sem chamam americanos também? Porque nunca vi jogar América X Nigéria, ou América X Espanha. Acho que eles não tem time de futebol. Pois se eles são os americanos, o time deles teria de se chamar América, correto?

Reply

Cloez March 31, 2011 at 7:32 am

Marinho, lembre-se que America é PARTE do nome do país portanto na COPA eles usam o nome inteiro, caso você não saiba Estados Unidos da America, se as pessoas pronunciam apenas os dois primeiros nomes isso é problema de quem fala.
Além do mais americano é a nacionalidade ou o Brasil entra na copa como brasileira e não como Brasil ?
Sandra

Reply

Marinho March 31, 2011 at 2:29 pm

Ahhhh, pensei que o “américa” era indicação de localidade, como por exemplo: Santo Antonio dos Pinhais – que faz referência que o local, antes de se tornar uma cidade, era tomado por árvores que dão pinho. Então o “Estados Unidos da América” é nome e não indicação de que estão situados na América? Poderia ser o Estados Unidos da América mas estar na África então. Entendi.

Reply

Cloez March 31, 2011 at 8:07 pm

Marinho, que bom que entendeu !
Sandra ;)

Reply

Theo April 2, 2011 at 6:10 am

Corretíssimo. Estadunidense (é até difícil pronunciar) é coisa de socialista recalcado. Imaginem chamar o brasileiros de Republicofederense (já que somos a República Federativa do Brasil).

Reply

Cloez April 2, 2011 at 7:25 pm

Pois é Theo, complicado né ? hehehe
Obrigada por participar.
abç
Sandra

Reply

Francine April 3, 2011 at 7:32 am

Eu acho que todos tem o direito de dar a sua opinião aqui no blog, mas antes de qualquer coisa temos que respeitar o dono da casa.

Reply

Cloez April 3, 2011 at 9:37 am

Oi Frrancine, obrigada e seja bem-vinda
bjs
Sandra

Reply

Eder Silvestre April 4, 2011 at 5:12 pm

O nome do país deles tem américa no nome, e esse “américa” do nome deles é apenas nome, não faz referência à localização, assim como o “paulista” do sport club corinthians paulista é apenas nome, não significa que o time seja de são paulo (glup, risos), portanto, o nome dos torcedores deveria ser paulistanos e não corintianos! (gargalhadas).

Reply

Cloez April 4, 2011 at 9:44 pm

OI Eder, finalmente alguem me entendeu ? OBRIGADA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :) hehehe adorei sua explicação corintiana ! hehehe
abç
Sandra

Reply

Claudio Gomes April 5, 2011 at 8:04 am

Se eles são a américa, digo, os americanos, porque na TV são citados como Estados Unidos? Ontem mesmo vi o apresentador dizer: “-No Estados Unidos a taxa de inadimplência na área imobiliária…”. Como eles são americanos, o correto não seria: “-Na América a taxa de inadimplência na área imobiliária…”?

Se eles são os americanos, o país deles deve ser chamado de América, e não de Estados Unidos.

É fácil:
Quem nasce no Brasil: brasileiro
Quem nasce na Venezuela: venezuelano
Quem nasce no Uruguai: uruguaio
Quem nasce na América: americano
Quem nasce no Egito: egípcio
Quem nasce nos Estados Unidos: estadunidense

Reply

Cloez April 5, 2011 at 10:29 am

Cláudio, fica aqui seu comentário para que alguém se disponibilize a debater com você…

Sandra

Reply

Cris April 5, 2011 at 12:02 pm

Sandra,

Vc não está cansada de tantas pessoas que querem aparecer através de seu blog? Meu Deus!!!!!!!!

Se não gostam ou não concordam com o que estão lendo, existe a opção de não mais entrarem nesta página.

E já que são tão entendidos façam uma página para trocarem suas idéia cheias e complexo e preconceito e de preferência rasguem seus vistos americanos, pq com certeza vcs devem ser muito superiores aos Americanos ou Estadunidenses e não devem ter interesse nenhum em visitar a terra do Tio Sam, não é mesmo? Caso contrário, só posso denominá-los de hipócritas!!!!

Sandra,
Desculpe o desabafo, mas entramos aqui para saber das maravilhas de LV e já não aguento mais esta gente besta…

Bjs,

Cris

Reply

Cloez April 5, 2011 at 8:30 pm

Oi Cris, cansei sim hehehe
Obrigada pela força !
bjs
Sandra

Reply

Alvaro Gutierrez April 5, 2011 at 3:24 pm

Essa questão vai muito além de ser antiamericano, ou esquerdista, ou defensor da América como um bloco único. Essa questão entra muito no patamar da linguística. Dado o fator de que o mundo não possui apenas um idioma, dentro de cada um desses inúmeros idiomas, há suas regras específicas, ditames a serem respeitados.

No Brasil e em muitos países que herdaram a raiz da língua portuguesa, havia e há um artigo que une ou dá sentido de pertencimento/grupo a algumas palavras/frases.

Por exemplo, temos a santa Nossa Senhora da Aparecida. O nome dela é Nossa Senhora, de onde? da cidade de Aparecida (do Norte). Geralmente, nos países que citei anteriormente, essa palavra final, no caso do exemplo “aparecida”, tem a função de dar pertencimento, informar a procedência, a origem. Então, racionalmente falando, se ela é da cidade de Aparecida do Norte, logo ela não pode ser a cidade, ela é da cidade, mas não é a cidade. Ela é alguém que foi ou é da cidade.

Isso acontecia muito nos nomes das famílias. José Sereviro da Silva (onde o “da Silva” dava o pertencimento a família da Silva, ou Alencar Jesuíno de Oliveira, onde Oliveira dava a origem a família Oliveira, e assim suscessivamente).

Isso é quase que uma regra geral nas línguas oriundas da raiz da língua portuguesa. Devido a essa questão, a frase “Estados Unidos da América” será interpretada, dentro da linguística de nosso idioma, como o América sendo o fator determinante da procedência, ou seja, se eles são da América, logo não podem ser a América, mas sim pertencer a ela.

Mesmo que a sequência da frase fosse alterada para “Estados da América Unidos”, por exemplo, a palavra América continuaria soando como pertencimento.

Temos países com o nome de Emirados Árabes Unidos, que aqui no Brasil é interpretado da forma que está escrito: São emirados da arábia e estão unidos – esse é o sentido da palavra.

Penso que essa questão de chamar de Americanos ou Estadunidenses vai além de realmente apenas querer se referir a eles, está mais próximo de um certo teor de descontentamento por alguns se sentirem usurpados.

Isso só seria resolvido se fosse criado um continente com outro nome, e deixassem a América para os Estadunidenses. Aí sim poderia chamar o país de América pois a América não seria mais um continente.

É como se um leão dissesse: eu sou os felinos. Não tem como o leão os felinos, mas ele pode ser um dos felinos.

Devemos respeitar que no idioma deles, América não tem conotação de pertencimento, mas aqui no Brasil e muitos outros países a palavra América contida na frase que compõe o nome deles sempre será referência à procedência.

Reply

Cloez April 5, 2011 at 9:02 pm

Álvaro, muito boa sua colocação.
O fato do nome do país ser o mesmo do continente faz com que as pessoas como vc mesmo disse “com certo teor de descontentamento”usem esse fator para vamos dizer assim “culpá-los”por usarem esse nome como o nome de sua nacionalidade.
Alem disso é preciso lembrar que todo somos americanos no entanto a America é dividida em Norte, Central e Sul, sendo que a grande maioria dos países fazem parte da America Latina, honestamente nunca vi um brasileiro se referindo a si próprio como latino, portanto se quiserem se diferenciar é possível, a confusão pode acontecer apenas entre os países da america do norte.
Enfim, obrigada pela ótima participação :)
Sandra

Reply

Elivelton Batista April 6, 2011 at 7:18 am

Acabei de ver um site “americano” que não usa o termo “americano” para se referir às coisas deles: http://www.sheppardsoftware.com/Geography.htm

Tá escrito assim:
U.S. Geography Games

Se eles são os americanos, era para estar escrito:
American Geography Games, ou não?

(ou será que isso prova que eles mesmos sabem que se usassem dessa forma estariam se referindo a América inteira e não somente a eles???)

Reply

Cloez April 6, 2011 at 9:55 am

Elivelton, quando vc souber a difrença entre, nacionalidade, nome de país, sigla e continente, volte aqui e a gente conversa ok ?
abç
Sandra

Reply

Leave a Comment

Previous post:

Next post: