Brasileiros nascidos no exterior

by Sandra on August 12, 2009

Post image for Brasileiros nascidos no exterior

Encontrei isso na Internet e achei interessante colocar aqui e embora possa parecer bobagem é importante, digo isso porque mês passado uma amiga minha viajou ao Brasil com a filha de 15 anos e na volta o passaporte da garota ( o brasileiro ) estava expirado, ela teve de renovar e por a menina não ter sido registrada no consulado brasileiro quando nasceu, ela acabou tendo que enfrentar uma certa burocracia para poder voltar aos USA mesmo a garota tendo o seu passaporte americano em dia. Uma certa burocracia estou dizendo para ser gentil hehehe ela não apenas perdeu o vôo como tb  acabou precisando de uma autorização de um juíz para poder embarcar ( alguns dias depois ) uma vez que ela não poderia ficar muito tempo mais no  país e demoraria muito o novo passaporte pelo fato dela não ter sido registrada….portanto…..pense nisso…

IMPORTANTE
Emenda Constitucional nr. 54/2007
São brasileiros os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em Repartição brasileira competente ou venham a residir no Brasil e optem, a qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
Os nascidos no estrangeiro entre 7 de junho de 1994 e 20 de setembro de 2007, filhos de pai brasileiro ou de mãe brasileira, poderão ser registrados em Repartição diplomática ou consular brasileira competente ou em Ofício de Registro, se vierem a residir no Brasil.

Como fazer para registrar seu filho, e o que é necessário está colocado abaixo no “link” do Consulado.
ATENÇÃO:

De acordo com Lei Federal 11.790, o registro consular de nascimento poderá ser efetuado a qualquer tempo, independentemente da idade do(a) registrando(a). Para tanto, e segundo a idade do(a) menor, deverá ser observado que:

– No caso de MENORES de 12 anos, o registro será declarado e assinado pelo(a) genitor(a) brasileiro(a). Não há necessidade da presença do(a) menor na repartição consular.

– No caso de MENORES entre 12 e 16 anos, o registro será declarado e assinado pelo(a) genitor(a) brasileiro(a). É obrigatória a presença do(a) menor na repartição consular.

– No caso de MENORES entre 16 e 18 anos, o registro será declarado e assinado pelo(a) próprio(a) menor, assistido(a) pelo(a) genitor(a) brasileiro(a) ou responsável legal.

– No caso de MAIORES DE 18 anos, o registro será declarado e assinado pelo(a) interessado(a). Não há necessidade da presença dos genitores.

Sandra

P.S. Aqui vai o “post”oficial do Consulado Americano em LA

Be Sociable, Share!

{ 575 comments… read them below or add one }

Luciane October 14, 2012 at 2:28 pm

ola estou em situacao irregular na espanha, e estou gravida,se eu ter essa crianca na espanha,essa crianca estara legal,e eu e meu esposo que tbm esta irregular,podera obter a regularizacao na espanha?obrigado e aguardo sua resposta

Reply

Cloez October 14, 2012 at 7:08 pm

Luciane, nem o seu filho nascedo na Espanha da a ela a nacionalidade Espanhola, vc tera que fazer alguns papeis para conseguir para ele a nacionalidade espanhola, porque segundo a lei na Espanha só eé espanhol filho de espanhol mesmo que nascido em outro país, vcs não poderão se legalizar atraves de seu filho.
bjs
Sandra.

Reply

leone October 14, 2012 at 2:34 pm

ola,vivo en espana tenho permisso de residencia permanente quiero a nacionalidade como posso adiquirir e quanto tenpo vai tardar?

Reply

Cloez October 14, 2012 at 7:09 pm

Leone, talvez se casando com espanhol vc consiga se legalizar, não vejo outra forma, mas eu tb não sei bem como funcionam as leis na Espanha, na duvida veja um advogado de imigração.
bjs
Sandra

Reply

elivania October 24, 2012 at 5:22 am

Ola,
Tenho uma filha que nasceu nos EUA e tem cidadania brasileira, vivemos no Brasil ja faz 5 anos, e os dois passaportes estao vencidos, teria que renovar so no caso de viajem ao exterior???

Reply

Cloez October 24, 2012 at 7:33 pm

Oi Elivania, realmente não há necessidade a menos que vc vá viajar, mesmo porque passaporte de criança dura ainda menos.
bjs
Sandra

Reply

daniela October 28, 2012 at 3:46 pm

To quase ganhando bebe aki em londres, e sou ilegal o pai e italiano, mas ja e casado com outra… ele vai assumir o filho. se eu ter meu bb aki em londres, corro risco de ser deportada??? obrigado

Reply

Cloez October 28, 2012 at 8:36 pm

Daniela, não creio que te denunciem , pelo menos aqui nos USA não tem nada a ver uma coisa com outra, se vc não cometeu infração não creio que te deportem apenas por entrar no hospital para ter seu filho.
bjs
Sandra

Reply

Aline December 15, 2012 at 10:43 am

Boa tarde, parabens por essa pagina pois depois de varios dias procurando a respeito do assunto essa foi a pagina mais esclarecedora que encontrei. Eu e meu esposo moramos ilegalmente por 4 anos nos EUA e nesse periodo tivemos nosso filho que hj esta com 6 anos, quando ele ainda estava com 2 meses retormamos para o Brasil e o passaporte americano dele venceu em 2011. Eu e meu esposo fomos ao consulado e conseguimos o visto de 10 anos, mas nao mencionei em momento algum que havia ido aos EUA anteriormente, Agora estou com medo de ir ao consulado renovar o passaporte do nosso filho e eles checarem que eu peguei o visto a pouquissimo tempo e cancela-lo entao vamos viajar agora em janeiro e quando chegarmos la nos EUA minha mae vai ao consulado com as autorizacoes para renovar os passaportes, ouvi dizer que la no consulado eles exigem que essa pessoa que vai com a crianca tem que ter a guarda total expedida por um juiz isso e verdade? tenho que apresentar uma carta ao consul jutificando a minha ausencia e a do meu esposo, e melhor fazer essa carta aqui no Brasil ou mando ai dos EUA? tem alguma possibilidade desse passaporte dele nao ser renovado? Ou ele pode sair do Brasil com o passaporte brasileiro que esta valido e entrar no EUA com o passaporte vencido?

Reply

Cloez December 15, 2012 at 9:00 pm

Aline, eu não entendo bem disso, mas sei de algumas coisas com certeza.
Sei que eles exigem os pais estqrem com a criança para tirar o passaporte, portanto faz sentido exigirem a guarda para concederem o passaporte renovado.
Quando vc foi tirar seu visto vc deve ter mencionado que tinha um filho e que ele ficaria no Brasil certo ? Esse seria o vinculo de retorno, acredito eu, caso vc não tenha mencionado, eu duvido que eles cancelem seu visto, mesmo porque vc pode dizer, ah eu não ia leva-lo, mas como resolvemos passar por Miami resolvemos leva-lo por exemplo.
Quanto a carta, se vc for pedir para renovar o passaporte deve ser porque precisa dele aqui certo, e vc não esta no Brasil caso contrario vc mesmo iria la, então ao meu ver faria mais sentido a carta ser daqui, dizendo que ….bom ai tem que ter uma boa desculpa hehehe para vcs precisarem dele aqui, mas vc tem certeza que ha necessidade dessa carta ?
Não acredito que haja possibilidade do passaporte não ser renovado, a não ser que tenha algum problema tipo falte algum documento caso contrario eles tem que renovar porue é um direito dele como americano.
Que eu saiba ele precisa viajar com os dois passaportes, minha amiga tem uma filha americana e brasileira, uma vez no Brasil venceu o passaporte brasileiro dela e ela nã o pode sair do paīs só com o americano, ela teve que renovar o brasileiro em carater de urgencia para poder voltar aos USA.
Mais uma coisa, para ele sair do Brasil ele precisará de autorização dos dois pais feita no consulado brasileiro e reconhecida no cartorio, se informe melhor no consulado brasileiro ok ?
Se ele pudesse sair só com o passaporte brasileiro seria bom, só que nesse caso ele precisaria de visto, eu sei que ele teoricamente não pode, só não sei se eles conferem aqui na entrada se ele tem a dupla cidadania….
bjs
Sandra

Reply

DANIELA KAREN December 17, 2012 at 3:28 am

Por favor, preciso de uma orientação
morava nos EUA e tive uma filha lá,ja tem 4 anos que vim embora, queria voltar outra vez, como faço já me falaram que eu não poderei entrar com ela no país, tenho que arrumar uma pessoa legalizada para poder entrar com ela, isso é verdade?
E outra coisa, corro o risco deles não me deixar entrar no país, uma vez que morei la por 2 anos. preciso de ajuda!

Reply

Cloez December 17, 2012 at 7:21 pm

Daniela, calro ue vc ode entrar com ela, o fato de falarem que não pode entrar com ela é que como vc ficou ilegal aqui, se vc for tirar seu visto de turista e levar as sua filha junto provavelmente eles não te deixarão entrar porque vc não terá nada que te obrigue a voltar ao Brasil, então se vc viajar sem ela com certeza sera mais facil a sua entrada,isso se vc conseguir o visto, e mesmo com o visto vc corre sim o risco de não conseguir entrar no país pelo fato de ter ficado ilegal aqui.
caso vc consiga entrar no país, qualquer pessoa poderá entrar com sua filha, não precisa ser ninguem em especial, qualquer pessoa com visto de turista podera dizer ue viq trazer su filha para a Disney por exemplo e traze-la, não se esqueça da autorização sua e do seu marido para ela poder sair do país, ela precisará tb ter os dois passaportes em dia.
Não quero te assustar, mas O país está muito diferente agora, eu não sei há qaunto tempo vc saiu daqui, mas hoje em dia é praticamente impossivel tirar carteira de motorista sem SS e emprego sem documento é tb muito dificil, pense bem antes de vir ok ? se sozinho ja é complicado com familia então dificulta ainda mais.
bjs
Sandra

Reply

keisuke Lucas ihara January 22, 2013 at 1:12 pm

Boa tarde! já estou tentando fazer o alistamento militar pela 2ª vez,e não consigo porque nasci no Japão,mas sou Brasileiro, filho de pai e mãe brasileiros.E ja moro hà 10 anos no Brasil.A junta de alistamento militar me informou que o sistema não consegue cadastrar-me porque eles precisam de um código da cidade de nascimento e como não nasci aqui eles não conseguem.Possuo todos os documentos CPF,RG,Título Eleitoral faltando somente este!!!Quero saber como devo proceder,pois a Universidade está pedindo.obrigado

Reply

Cloez January 22, 2013 at 10:40 pm

Oi Lucas, vc ja experimentou fazer isso no consulado ? porque os filhos dos meus amigos que são brasileiros e moram no exterior só precisam se cadastrar no consulado brasileiro, no seu caso como vc nasceu no exterior pode ser que seja a mesma coisa, desculpe, estou chutando realmente ok ? mas eu tentaria.
abç
Sandra

Reply

lesly March 17, 2013 at 4:56 pm

Sandra, q bom poder partilhar c vc algumas duvidas…. em 2003 tive uma filha nos EU
A estava ilegal. Em 2004 voltei para o Brasil, e ja se passaram 9 anos! O pai dela mora em miami e eu preciso leva-la para visitar a familia…. minha duvida qt ao tentar o visto , eu digo q tenho uma filha. Americana? Eles teriam os registros da epoca? Teria como o avo dela, que e cidadao americano, enviar uma carta p o consulado se responsabilizando po minha estada? Nao trnho interesse em viver nos eua somente levar a minha filha para ver seus familiares, todos possuem cidadania! Obrigada.

Reply

Cloez March 19, 2013 at 3:10 pm

Lesly, olha honestamente acho que vc não deve mentir, eles tem sim os documentos, meu cunhado foi outro dia tirar visto e eles disseram, ah vc tem uma filha nos USA , portanto….
Vc deve tenatr tirar o visto sem a carta, carta não ajuda em nada, no entanto vai ser dificil, mas como vc voltou, não é impossivel, vc precisa provar que tem motivos para voltar ao brasil, tipo pagamento de casa, familia, trabalho, isso que importa.
bjs
Sandra

Reply

julio March 19, 2013 at 9:38 am

Ola .. tenho uma filha americana e gostaria de saber com que idade ela podera dar para eu e minha esposa a cidadania? hoje ela tem 17 anos e fara 18 em setembro e eu sou louco pra voltar a morar nos USA, mas sem o papel de legalizaçao nao tenho coragem mais.Vc podera me ajudar? ja li varios artigos e nao encontro falando nada sobre se a idade mesmo é 16, 18 ou 21 anos… me ajude por favor..Obrigado
JULIO.

Reply

Cloez March 19, 2013 at 1:41 pm

Oi Julio, a idade é 21 anos, só não sei como funciona vcs estando todos fora dos USA, quando chegar mais perto vc verifica como funciona isso ok ?
abç
Sandra

Reply

hermelinda souza March 25, 2013 at 3:53 am

Bom dia,
sou brasileira com dupla nacionalidade, a espanhola. Moro em Portugal a 16 anos. O meu passaporte brasileiro venceu a alguns anos. Posso entrar no brasil com o passaporte espanhol ou vou ter chatices??? a ideia e so ficar 15 dias.
obrigada pelas respostas.

Reply

Cloez March 27, 2013 at 8:55 am

Oi Hermelinda,olha normalmente quando brasileira vc precisa dos dois passaportes, no entanto como vc não precisa de visto para o Brasil, eu creio que vc possa usar apenas o passaporte Espanhol, mas não tenho certeza,se eu fosse vc eu ligaria para o consulado e perguntaria só para não ter surpresas.
bjs
Sandra

Reply

julio April 3, 2013 at 10:23 am

Oi , Sandra , acabei de Lêr la em cima.. obrigado pela resposta.Grato
P.s … Acabei fazendo a pergunta novamente… nao vi, obrigado.

Reply

Cloez April 4, 2013 at 7:06 am

De nada Juliu, sem problema
abç
Sandra

Reply

elizio 07-04-2013 April 7, 2013 at 12:22 pm

Li varias perguntas e resposta aqui ,mas ainda nao encontrei nada que me diga com clareza o que devo fazer no meu problema atual . Tenho dois filhos que nasceram nos EUA, voltamos para o brasil ja faz 5 anos, o passaporte americano deles expirou e eu gostaria de renovalo para um eventual retorno ao EUA, como faco, eu e minha esposa temos que ir ate o consulado Americano,sera que conseguiremos renovar, temos medo de eles cancelarem nosso visto americano, sera que vc pode me me ajudar nessa questao.

Reply

Cloez April 7, 2013 at 4:38 pm

Oi Elizio, sim, vcs terão que renova-los no Consulado americano, se vcs ainda tem visto de turista correrão o risco sim, já que ficaram ilegais por aqui né ? mas não tem outro jeito, isso poderá acontecer até na entrada do país aqui… um risco…. mas não tem outro jeito….
abç
Sandra

Reply

Tania May 2, 2013 at 2:49 pm

Oi Sandra, gostaria de tirar uma duvida contigo. Eu e minha familia somos brasileiros e moramos nos Eua legalmente a trabalho por um determinado período. Minha filha tem 21 anos, já é maior mas continua como nossa dependente desde que esteja estudando até os 24 anos e como dependente tem todos os direitos a médicos, passagens e visto legal, tambem tem autorizaçao de trabalho. Ela engravidou de um americano (filho de imigrantes indocumentados). O problema é que nós vivemos viajando a serviço, ficaremos aqui mais um ano e meio no maximo. Eles terminaram o namoro e achamos por bem, em comum acordo, que ele nao registre para evitar burocracias de ter que dar autorizaçao para viagens futuras, pelo menos por agora, futuramente ele poderá fazer isso, caso queira. Entao, será registrado somente pela minha filha e nós pegariamos a guarda da criança (ainda nao nasceu, está no inicio da gravidez). Mas ao mesmo tempo temos um certo receio de que ele mude de idéia e venha reclamar e como nós nao somos daqui e ele é americano, e a criança nascendo em solo americano ele poderia até requerer a guarda, já que nossa filha é nossa dependente, isso é certo? Ele nao tem muitas condiçoes financeiras, é muito novo, ganha pouco mas espera uma indenizaçao de acidente de trabalho, que talvez saia um dia. Nossa dúvida é, nascer aqui nos Eua ou no Brasil para nao ter problemas legais aqui.

Reply

Cloez May 2, 2013 at 4:26 pm

Oi Tania, olha vou dar minha opinião, eu sou leiga nesse assunto, o melhor mesmo seria perguntar a um advogado de familia daqui, mas na minha opinião não faz diferença, porque pai é pai certo ? mesmo a criança sendo apenas brasileira ele ainda é o pai e poderá provar se quiser, hoje em dia com DNA test a coisa mais fácil de fazer é provar isso, se ele quiser mesmo rever a criança ele poderá.
A criança nascendo aqui será brasileira tb pois a mãe é brasileira, se anscer no Brasil será brasileira e não será americana se nascer em solo brasileiro sem ter o pai americano, então na minha opinião eu teria aqui, para ter a nascionalidade americana, não do pai, mas por solo…. talvez fosse interessante se vcs tivessem mais familia por Qi que ele tivesse o bebe longe do pai, porque eu entendo que ele abra mão da criança agora, mas ao ver a carinha do bebe pode mudar de idéia, portanto longe seria melhor.
O que vc acha ?
bjs
Sandra

Reply

Tania May 2, 2013 at 5:00 pm

Sandra, obrigada pela sua opiniao. Tenho familia em outros estados sim, talvez faça isso tambem, já pensei nisso. Mas o nosso receio é da criança nascer aqui e ele ter mais direitos que a mae como por exemplo querer pegar a guarda da criança, ou entao nao querer autorizar a saida dela do País.. ..Penso que nascendo no Brasil estaria mais resguardada pelas leis brasileiras pois ele poderia até registrar por ser o pai, mas só isso, nao teria como reter a criança aqui já que teria nascido em solo brasileiro e nao americano. Tambem nao entendo muito disso, estou tentando encontrar um advogado…
Obrigadíssima, bjos

Reply

Cloez May 2, 2013 at 7:46 pm

Tania, vc sabia que para sair dos USA não precisa de autorização do pai ? Mas para sair od Brasil precisa, portanto se ele nascer no Brasil e registrar o nome do pai vc precisara de autorização dele para sair de la, aqui ainda não precisa, disseram que iam colocar isso aqui, mas que eu saiba não tem ainda não..
Experimente ligar para o consulado, eles talvez possam te orientar, ou mande email para els perguntando os direitos.. eu não creio que faça muita diferença.
bjs
Sandra

Reply

Tania May 3, 2013 at 5:51 am

Ok, valeu pelas dicas…
bjo

Reply

Vilma Rosa May 16, 2013 at 2:19 am

Ola,to vendo que voce tem mais perguntas de pessoas que moram nos Eua,msm assim gostaria de deixar minha duvida: Moro na Irlanda e sou casada no papel com um portugues,mais ja estamos separados ha mais de 1 ano e meio,depois que nos separamos encontrei outro namorado tbm portugues e engravidei,meu bb nasceu ha 3 meses,e pelas leis irlandesas nao posso registrar no nome do meu namorado(ja que continuo casada c outro no papel),o que queria saber e: Se eu registrar aqui na Irlanda so no meu nome,poderemos eu e meu namorado ir a Portugal e depois colocar o nome do pai no registro? Me ajude porfavor.

Reply

Cloez May 19, 2013 at 8:29 pm

Vilma, honestamente se eu te responder vai ser opinião pura e simples, sem nenhuma base pore não faço idéia…
Pergunta …. não seria mais facil vc se divorciar do primeiro marido e daí já registrar seu filho na Irlanda ?
bjs
Sandra

Reply

jonas May 21, 2013 at 1:29 pm

MEU FILHO E CIDADAO AMERICANO,EU E MINHA ESPOSA SO0MOS BRASIELIROS,TENHO VISTO AMERICANO E ELA TB E QUEREMOS VIAJAR COM ELE P/ A DISNEY DIA 24 DE JUNHO,MINHA DUVIDA E,COMO ELE E AMERICANO TEM 11 ANOS ELE PASSARA NUM GHICHE DIFERENTE DE NOS,A ALGUM PROBLEMA P/OS PAIS?ELES PODERAM DIZER ALGUMA,ELE PODE VIAJAR MESMO COM A GENTE E ENTRA LA SEM ALGUM PROBLEMA?COMO FUNCIONA ESSA SITUACAO,OU ELE TEM QUE ENTRAR LA COM ALGUEM QUE SEJA LEGAL?,OBRIGADO.

Reply

Cloez May 22, 2013 at 3:22 pm

Jonas, não tenho bem certeza, mas acho que por ser criança ele pode passar com vc, pelo menos no Brasil pode, mas vc sempre pode perguntar la na hora para os agentes.
Quanto a ter problema que eu saiba nenhum, afinal vcs estão com visto.Vc pergunta se ele tem que entrar com alguem legal, vcs estão legais , sem problemas.
abç
Sandra

Reply

Bruna Lara July 12, 2013 at 8:32 am

Olá quero ir para inglaterra para trabalhar, será que consigo o visto de 10 anos ? ou 5 anos ? como vou fazer para te dupla cidadania depois ?
abraços!!

Reply

Cloez July 24, 2013 at 10:24 pm

Oi Bruna, sera que te respondi ? Se não respondi aqui vai… olha eu não sei se mudaram as coisas, mas que eu saiba a Inglaterra não precisa de visto, vc pode ir e sera entrevistada na entrada do país e corre o risco de não entrar, como em qualquer país, como Espanha, França, etc..agora isso é. em relação ao visto de turista, se for para visto de moradora eu creio que vc deva precisar ter um emprego primeiro, não posso te responder porue não sei exatamente como funciona…
Quanto a dupla cidadania, primeiro cc precisa er se o país permite, a Inglaterra eu não sei… se permitir, vc tera que fazer um teste e se passar vc tera a cidadania do país e continuarå com a sua do Brasil, mas veja bem, nos USA vc so pode aplicar para o teste de cidadania depois de 3 anos se casada com americano ou 5 anos de green card , na Inglalterra como te falei não sei, sew vc for tentar por emprego, se ouder com certeza demorará uns bons anos.
bjs
Sandr a

Reply

Eduarda July 20, 2013 at 6:35 am

Eu tenho 2 filhos nascidos nos Estados unidos,eu vivo
aqui ha 9 anos ilegal,o pai dos meus filhos é brasileiro tambem,residente legal aqui
nos Estados unidos.
Minha pergunta é o seguinte,sou casada e quero ir morar no Brasil com as crianças,sofro de violencia domestica(tenho papeis da policia e hospital)
ele ameaça em tomar as criancas….ja tentei me separar aqui,mas é muito dificil
Financeiramente viver aqui sozinha com 2 crianças…tenho muita vontade de voltar ao Brasil,se eu estiver no Brasil com meus filhos,ele pode conseguir levar as
crianças de volta para os Estados unidos? Ele casou comigo e ainda é casado no Bradil com outra mulher…
.Ele tem 2 filhos com outras 2 mulheres,ele não faz questao dos filhos,mas tudo isso eu descobri depois de casada…

Reply

Cloez July 24, 2013 at 9:46 pm

Oi Eduarada, desculpe a demora…. olha se vc for para o Brasil com as crianças sem a permissão dele, vc estará agindo fora da lei, portanto se ele quiser trazer as crianças de volta atraves de um advogado muito provavlemente ele conseguirá, no entanto se ele for ao Brasil sem advogado e tentar traze-las sem sua autorização não conseguirá porque para sair do Brasil com criança è preciso a autorização do pais não presente, no entanto oara sair dos USA não è necessária essa autorização, o que facilita vc sair do pais com elas, mas como eu disse, vc estaria agindo fora da lei, eu te aconselharia visitar um advogado da familia, e fazer a coisa legalmente… ele tem muita culpa no coartorio e muito possivelmente vc conseguira facilmente a guarda das crianças e ir para o Brasil com elas… existem tb locais aqui nos USA que ajudam mulheres que sofrem abuso, shelters onde vc podera ir e pedir ajudasempre ha advogados nesses locais que te ajudarão, não tenha medo por estar ilegal porque isso não tem nada a ver com sua situação no país ok ?
bjs
Sandra

Reply

LANE July 28, 2013 at 5:51 am

Olá,
Sou brasileira pretendo viajar com minha filha menor(5anos) sem a compania do pai dela,estou casada com um español e ja tenho a nacionalidade española,tenho meu passaporte europeu,minha filha nasceu aqui na espanha,o pai dela é español, sei que tenho que ter uma autorizaçâo do pai, com firma reconhecida pelo um notario(juiz de menor) me autorizando a viajar com nossa filha ao Brasil,me falaram que eu tenho que ter uma autorizaçâo do consulado brasileiro para a criança,mas o problema que vivo muito longe do consulado brasileiro daqui da Espanha,e nâo estou podendo gastar dinheiro,minha pergunta é; EU Poso entrar e sair no brasil com meu passaporte español como turista??????
Obrigada.

Reply

Cloez August 1, 2013 at 9:46 pm

Oi Lane, honestamente não tenho certeza, eu acho que sim, porque no caso da Espanha como não precisa de visto dai vc pode entrar ocmo turista, mas não quero te dar certeza porue posso estar errada, eu te aconselharia a ligar para o consulaod brasileiro para ter certeza, no entanto, mesmo vc entrando como turista eu acho que vc precisarå da autorização espanhola porque qualquer menor precisa apresentar a autorização para sair do Brasil.
bjs
Sandra

Reply

Andrés August 5, 2013 at 3:01 pm

Oi,
Estava procurando algo sobre esse assunto de nacionalidade na internet e encontrei seu site. Queria perguntar se você sabe se eu que sou espanhol mas filho de pais brasileiros preciso me alistar no exercito. Desde já agradeço a atenção.

Reply

Cloez August 5, 2013 at 6:36 pm

Oi Andrés, que eu saiba, por seus pais serem brasileiros vc tb é, e vc precisa sim se alistar, se vc morar fora do Brasil melhor, vc só tem e ir até o consulado brasileiro e preencher um formulario específico que eles tem, se morar no Brasil daí já não sei, mas acho que deve ser normal como brasileiro.
abç
Sandra

Reply

Bruna August 16, 2013 at 9:51 am

Oi, minha irmã mora a 8 anos nos EUA e não possui o Green Card, porém esta grávida. A minha dúvida é a seguinte: o pai da criança é americano e informou que não quer nenhum vinculo afetivo com o mesmo, caso ele mude de idéia e queira recorrer a guarda da criança, mesmo sendo americano possui mais possibilidades de obter a guarda? É melhor que minha irma venha ter este bebê em território brasileiro garantido a posse da criança com ela? Desde já agradecida BRUNA

Reply

Cloez August 17, 2013 at 12:28 pm

Oi Bruna, nao sei se sou qualificada para responder para vc, honestamente eu acho que nao importa onde a crianca nasca, se um dia o pai resolver que quer a crianca ele tera o direito de pai, mas essa eh minha opiniao e posso estar errada, eu te aconselharia a consultar um advogado da area para ter certeza.
Outra coisa, se sua irma sair do pai para ter o filho, ela nao conseguira voltar, porque uma vez que ela ficou ilegal dificilmente ela voltara, mesmo tendo filho americano, ou seja, se o bebe nascer aqui e ela for ao Brasil tb nao conseguira mais voltar.
bjs
Sandra
Desculpe as falatas de acentos…

Reply

Nathan August 31, 2013 at 4:24 am

Ola , bom dia.
Minha filha nasceu a 1 ano e 5 meses em portugal, onde residi por cerca de 11 anos sempre legalmente mas nunca cheguei a tirar a dupla nacionalidade. Há 1 ano retornei ao brasil e moro aqui desde então. Consigo fazer os documentos portugueses dela pelo consulado portugues?
Outra duvida seria se consigo tirar a minha dupla nacionalidade pelo consulado portugues ou através de uma procuração?

E neste momento estamos pensando em ir de ferias para os EUA mas não tenho grande vinculo com o Brasil nem Imovel proprio, os meus anos na Europa podem servir de alguma ajuda no processo de visto?

Agradeço .

Reply

Cloez September 4, 2013 at 10:17 pm

Oi Nathan, infelizmente não sei te responder em relação a Portugal, mas creio que sim, quanto a dupla cidadania não posso te afirmar tb, creio que por ser Portugal deva ser mais simples, mas como falei estou mesmo chutando.
Quanto ao processo de visto eu creio que ajude sim, o faro de vc ter morado na Europa, legalmente e ter decidido voltar ao Brasil deve dar uma idéia que vc não ficaria ilegal por aqui…. atualmente tb os visto estão mais fáceis para os brasileiros, eu tentaria, agora se vc tiver a cidadania Portuguesa vc não precisa de visto, facilita mais ainda.
bjs
Sandra

Reply

Ludmila September 23, 2013 at 5:23 pm

Ola meu nome e Ludmila
Meus dois filhos sao americanos nascido na florida
Nao consta o nome do pai em seus registros eu quero agora adicionar o nome do pai para dar entrada na sua legalização
Como eu faço isso???
Obrigada ludmila

Reply

Cloez September 27, 2013 at 10:22 pm

Ludmilla, quando eles nasceram. na certidão de nascimento consta o local, não creio que haja necessidade do nome do pai para a nacionalidade pois os USA reconhecem os nascidos aqui mesmo não sendo filhos de americanos.
bjs
Sandra

Reply

miguel costa September 27, 2013 at 5:05 am

ola, sou brasileiro mas moro em portugal, tenho uma duvida, tenho uma filha nascida em portugal com 2 anos e a mae dela é brasileira e quer voltar para o brasil e levar minha filha sem minha autorizacao, dei entrada num processo requerendo a regulacao de responsabilidade parental.a pergunta é: ela consegue sair da europa com um processo em aberto?eu ainda nao to legal no pais mas tenho outro filho ca com minha mulher actual que é portuguesa,eu tenho auguma chance de impedir q ela leve a minha filha embora para o brasil?q preciso fazer para conseguir a guarda da minha filha?

Reply

Cloez September 27, 2013 at 10:20 pm

Oi Miguel, honestamente não sei te responder com certeza, para isso vc deveria consultar aí em portugal um advogado de familia, vcs não eram casados ? sua filha tem seu sobrenome ? Com certeza vc sendo pai ela não pode levar a criança sem sua autorização, isso seria sequestro.
Converse com um advogado e veja como vcs podem resolver isso.
abç
sandra

Reply

Maria da Conceição de Jesus Monteiro September 30, 2013 at 6:39 pm

Eu gostaria de saber se eu um dia tivesse um filho com um brasileiro sendo portuguesa se eu podia registar aqui o meu filho sem problemas na Igreja católica .Sem problema algum já que sou portuguesa gostava que alguém respondesse a esta minha pergunta ou se o pai da criança algum dia me poderia levar a criança sem eu saber mesmo sendo o pai ,ele sendo brasileiro e eu portuguesa poderia leva-la para o Brasil ou tinha que ter alguma austerizarão minha por escrito .

Reply

Cloez October 8, 2013 at 7:13 pm

Oi Maria da Conceičão, quanto a igreja sem problemas.
Quanto a ele levar seu filho sem autorização sempre é possivel se Portugal deixar as crianças saíre, não sei como isso funciona aí, no entanto isso seria considerado sequestro e ele poderá responder judicialmente por isso, não seria legal, os dois pais precisam concordar para levwr a criqnça a um outro país.
O Brasil exige autorização para sair do país, jå os USA não o que facilita a saída, no entanto como já disse, isso seria ilegal.
bjs
sandra

Reply

Priscila October 7, 2013 at 6:06 pm

Ola! Venho atraves deste tentar encontrar algumas respostas para as minhas perguntas.
Sou brasileira e namorei por 8 meses um americano. Agora estou nos Estados Unidos passando dois meses e descobrimos que vamos ter um baby. Vamos nos casar. Voce poderia me dar os passos do que devemos fazer? volto para o Brasil dia 14 de novembro. depois ainda nao tenho data para retornar. Tenho um filho de 6 anos no Brasil que possui visa de turista. o que o meu noivo americano pode fazer por n’os?

Muito obrigado pelo seu tempo. E parabens por manter isto aqui funcionando e que para nos e’ de imenso valor.

grata,

Priscila.

Reply

Cloez October 8, 2013 at 7:08 pm

Oi Pricilla, olha seu noivo pode aplicar para vc o visto de noiva e pode aplicar para seu filho tb uma vez que ele é menor de idade, vc terá que esperar sair o visto para poder voltar aos USA mas vc já virá legalmente, caso seu filho nasça no brasil não tem problema, o fato do pai dele ser americano o tornará americano, mas normalmente o visto de noiva não demora muit para sair, em torno de uns 3 meses.
bjs e obrigada
Sandra

P.S. Fale para seu noivo entrar no site da imigração e baixar os formularios, são gratis, mas vc tem que pagar um fee por eles.
http://www.uscis.gov/portal/site/uscis

Reply

Fernanda November 3, 2013 at 8:24 pm

Oi tenho perguntas Moro illegalmente nos Eua mas tenho 2 filhos que nascerao aki so que eles estao hoje no Brasil com a Minha Mae , dai Minha Mae conceguiu o visto e gostaria de saber se ela pode viaja com eles sendo a primeira vez que ela vem para os estado unidos . E se e melhor fazer um pacote de viagem ou ela pode falar que esta Vindo passar na casa no meu primo que e cidadao americano

Reply

Sandra November 8, 2013 at 4:59 pm

Fernanda, com certeza pacote de viagem é MUITO mais seguro, não aconselho dizer que tem parentes aqui, pode ate falar se for perguntado, mas não diga wue vai ficar nacasa dessa passoa, façao pacote.
bjs
Sandra

Reply

Fernanda November 4, 2013 at 3:03 pm

Oi gostaria de saber albumas perguntas
1 tenho Dois filhos nascidos nos estados unidos mas hoje tm 1 ano e 5 meses que eles estao no Brasil com Minha Mae , a Minha Mae foi tentar o visto e ela conceguiu , agora gostaria de saber se a Minha Mae pode vim com os meus filhos passar na imigracao com eles , so lembrando que vivo ilegalmente nos. estados unidos e se nao corre nem um risco dela se vier com as criancas ,, e se eu tenho que fazer algum pacote de turismo ou se ela pode falar que esta Vindo a passeio na casa do sobrinho dela que e cidadao americano ???

Reply

JAQUELINE November 21, 2013 at 6:29 am

OLA,TO MUITO PREOCUPA PELA SITUAÇÃO QUE ESTOU,TO GRAVIDA DE 6 MESES E FIZ MEU GP COM DOCUMENTO FALSO,POIS SO TENHO VISTO DE TURIISTA.VOU TER PROBLEMAS PRA REGISTRAR MEU FILHO NO CONSULADO BRASILEIRO EM LONDRES?DEVO GANHAR MEU FILHO EM OUTRO LUGAR COM MEUS DOCUMENTOS DE BRASILEIRA?

Reply

Sandra November 23, 2013 at 9:01 pm

jaqueline, GP é o que ? desculpe não conheço a nomenclatura inglesa, seria o documento de imigração ? Enfim, eu não creio que vc venha a ter problemas noconsulado brasileiro,porque la vc precisará do seu documento brasileiro, não do ingles, no entanto, não vejo vantagem em vc ter um documento original com um nome falso, porque acaba não valendo nada,se é e entendi bem.
bjs
Sandra

Reply

karine January 7, 2014 at 7:58 am

Oi Cloe….
tenho um filho de 9 anos.Ele nasceu em Miami,USA.
Quando vim para o brasil a 8 anos atrás registrei ele no consulado brasileiro e vim para o brasil.Com esse registro tenho que ir aqui num cartório e fazer a certidão brasileira e depois o rg dele é?Depois de 9 anos é que decidi ver isso…..o que devo fazer

Reply

Sandra January 7, 2014 at 8:16 pm

Oi karine , vou colocar aqui o que encontrei na pagina do consulado brasileiro de los angeles.
Para produzir efeitos no Brasil, a certidão de nascimento emitida por repartição consular no exterior deve ser transcrita em Cartório do 1º Ofício do Registro Civil do domicílio do registrado, no Brasil, ou no Cartório do 1º Ofício do Registro Civil do Distrito Federal, à falta de domicílio conhecido.
http://losangeles.itamaraty.gov.br/pt-br/nascimento.xml
bjs
sandra

Reply

marialva February 7, 2014 at 6:18 am

Olá
Minha filha está gravida de um Australiano, ela mora lá e tem visto de partner e agora pretendem casar de fato.
Minha duvida é caso ela venha a ter o filho no Brasil e a criança ter nacionalidade brasileira se ela pode num futuro caso o casamento nao de certo e ela venha a se separar se ela pode voltar ao Brasil com a criança.
O que é melhor pra ela?

Reply

Sandra February 7, 2014 at 9:52 pm

Oi Marialva, olha na verdade para o Brasil não faz diferença, porque o faro de sua filha ser brasileira automaticamente a criança será brasileira tb, mesmo que nasça na Australia.
peça para a sua filha verificar se o brasil está na lista dos países aos quais a Australia permete dupla cidadania, se estiver a criança poderá sem probleams ser brasileira e australiana
http://protocol.dfat.gov.au/Consulate/view.rails?id=30
Aí em cima o site do consulado da Australia ( Brasil ) para sua filha ligar, eu creio que permite, no entanto não tinha o brasil especificamente no site, acho melhor ter certeza.
Sua filha deve registrar a criança no Consulado brasileiro depois do nascimento ok ?
Quanto a poder levar a criança para o Brasil caso se separem daí já não pode te dar certeza, vai depender muito de ela acertar isso com o ex marido porque o pai terá direitos de pai sobre a criança sendo ela brasileira ou australiana e se ela levar a criança sem concentimento com certeza terá problemas, nesse caso, melhor ela consultar um advogado de familia, mas espero que isso não aconteça !
bjs
Sandra

Reply

Fabio March 11, 2014 at 9:29 am

Olá, tenho um filho de 7 anos nascido no Estados Unidos morador em Wisconsin. ele tem meu sobrenome mas nao meu nome na certidão. a mãe dele é americana. Como faço pra registrar ele? para que ele venha a ter meu nome no registro? a mae dele nao entende e nem vai atraz pediu que eu visse isso, o que preciso fazer? por onde começar? não faço nem ideia..ainda não conheço ele pessoalmente, só por skype, estou me organizando e espero que muito breve possa encontra-lo e com essa situação ja regularizada tb. aguardo contato, obrigado.

Reply

Sandra March 11, 2014 at 2:43 pm

Fabio, está em ingles porque creio que vc entenda, se não entender sua ex entenderá.
Eles dizem tb que cada estado é diferente, mas esta é vamos dizer assim a base, leve em consideração tb uma fee de uns $360 dolares mais ou menos.
Só para vc saber, vc sendo o pai da criança terá obrigações como child support e o faro de vc ter filho americano não da a vc o direito de ter o Green card ok ?
abç
Sandra

Instructions
1
Visit or contact the State Department Of Vital Records for the state where the child was born. To get the address and telephone numbers for the Department Of Vital Records for each state, you can refer to the Centers For Disease Control and Prevention website (see References for link).

2
Ask the Department of Vital Records representative for the form that is required to add a father’s name to a child’s birth certificate. The exact name of this form will vary by state. For example, in Minnesota the form is referred to as a “Recognition Of Parentage” form. In Georgia, the form is called a “Paternity Acknowledgement” form. In Illinois, it is called a “Voluntary Acknowledgment of Paternity” form.

3
Complete the form, but do not sign it.

4
Take your completed form to a Notary Public to have it notarized. You must sign the form in the presence of the Notary Public. You will also have to show a valid ID (such as a driver’s license, state ID, or passport) to the Notary Public to authenticate your identity.

5
Submit the notarized form to the State Department of Vital Records. If you want to receive an updated copy of the birth certificate showing your name, you will have to pay an additional fee to obtain your copy. This fee will vary by state.

Resposta retirada do http://www.ehow.com

Reply

Fabio March 12, 2014 at 1:24 am

ok, mas meu filho ganha o direito de dupla cidadania? pode vir e voltar ao Brasil quando ele puder vir em ferias escolares?

Reply

Sandra March 12, 2014 at 12:07 pm

Fabio, sim, por vc ser brasileiro ele passa a ser brasileiro tb, mas tera que registra-lo tb no consulado brasileiro, daí ele terá dois passaportes e poderá entrar no Brasil sem visto.
Quando ele completar 18 anos ele poderá aplicar para o Green card para vc.
abç
sandra

Reply

Fabio March 12, 2014 at 5:15 pm

ok Sandra muito obrigado, foi de grande valia pra mim suas respostas!

Reply

Sandra March 12, 2014 at 8:08 pm

Oi Fabio, de nada, boa sorte, se puder ajudar em algo mais é só escrever.
abç
sandra

Reply

De April 10, 2014 at 8:12 pm

Ola,
Gostaria de uma orientacao, eu e meu marido moramos em miami e estamos legalizados com visto de estudante, realmente somos estudantes aqui e frequentamos escola de primeira linha. (temos visto de turismo tambem)
Estou gravida e minha filha nascera aqui.
Gostaria de saber como faco para registrar ela como america e tambem como brasileira?
Voce acha que terei algum problema para renovar meu visto por ter a minha filha aqui em miami? (ele ira vencer daqui 1 ano, pretendo continuar e finalizar meu curso)
Muito obrigada pela atencao e explicacoes do blog

Reply

Sandra April 10, 2014 at 10:25 pm

Oi De, olha assim que sua filha nascer ela sera registrada no proprio hospital que nascer, depois de uns dias chegará na sua casa a certidão, se for a mesma coisa em todos os estados.
Para registra-la como brasileira vc terá que ir ao consulado brasileiro de Miami, ela já será brasileira por ter pais brasileiros, mas eles ainda pedem o registro.
Quanto a vc vir a ter problemas quanto ao visto por ter filho nascido aqui não creio, porque o fato de ter filho americano não te da nenhum privilegio, ou seja, vc não poderá pedir GC por ter filho americano, portanto não deverá influenciar.
bjs
Sandra

Reply

De April 11, 2014 at 6:34 pm

Oi Sandra

Muito obrigada!! Ajudou bastante

Bjs

De

Reply

Sandra April 22, 2014 at 12:47 pm

De nada, bjs

Reply

maria April 26, 2014 at 4:06 pm

OLA, EU TENHO UMA DÚVIDA. MOREI 6 ANOS NA ESPANHA, ME CASEI COM UM BRASILEIRO LÁ. TINHAMOS PERMISSO DE RESIDENCIA E TRABALHO LÁ. MEU FILHO NASCEU EM MADRID EM FEVEREIRO DE 2011. ELE TEM A CERTIDAO ESPANHOLA E A DOCUMENTAÇAO DO HOSPITAL QUE NASCEU. DEPOIS DE 5 MESES DO SEU NASCIMENTO, DECIDIMOS VOLTAR PARA O BRASIL, ENTAO FOMOS AO CONSULADO BRASILEIRO E REGISTRAMOS ELE. GOSTARIA DE SABER SE HÁ POSSIBILIDADE DE TENTAR A NACIONALIDADE ESPANHOLA PARA ELE. HÁ COMO TENTAR ANULAR O REGISTRO DO CONSULADO? OU MEU FILHO QUANDO FOR MAIOR, PODE PEDIR A ANULAÇAO? OU PEDIR A DUPLA CIDADANIA? POR FAVOR ME AJUDEM A ESCLARECER ESSA GRANDE DÚVIDA. OBRIGADA. MARIA.

Reply

Sandra April 28, 2014 at 7:34 pm

Maria,a Espanha não reconhece a nacionalidade pelo nascimento no país e sim pela,paternidade, se a criqnça nasceu no País vc teria que primeiro fazer os papeis na Espanhai e depois registra-lo no Brasil, porque me parece que a Espanha não reconhece se for ao contrario,na verdade eu não entendo bem, mas se você ler todos os posts ( são muitos ) tem uma garota brasileira que mora na Espanha que entende bem e ela andou escrevendo no blog e dando dicas, de uma lida nos posts anterioires ok ? No entanto eu acho que não da para desfazer o que foi feito.
bjs
Sandra

Reply

maria May 2, 2014 at 9:07 am

obrigada sandra. vou me informar.

Reply

Sandra May 3, 2014 at 4:14 pm

De nada :)

Reply

David May 3, 2014 at 2:18 pm

Olá moro em Londres. A quase oito anos estamos ilegais minha esposa esta gravida
Se nossa filha nascer no reino unido a nossa situação mudara? Obrigado

Reply

Sandra May 3, 2014 at 4:13 pm

Oi David, infelizmente não, a criança terá a nacionalidade dos pais, a maioria dos paises europeus da a nacionalidade de acordo com os pais, não local de nascimento.
abç
Sandra

Reply

Jonathan June 13, 2014 at 2:35 pm

Olá eu sou americano e tenho 17 anos de idade e moro no Brasil já faz uns 12 anos e eu tenho os dois passaporte o americano e o brasileiro e estou com uma dúvida. Eu sou obrigado há servi o exército nos estados unidos? Ou no Brasil? Pq eu pretendo viver com minha família no Brasil! E não gostaria de servir o exército! E ainda não chegou a idade para mim escolher minha cidadania. E fiquei sabendo que aqui no Brasil, precisamos de um documento que precisa do exército para trabalhar é verdade? E como eu faço se eu não for obrigado para justificar que eu não adquirir esse documento?

Reply

Sandra June 13, 2014 at 9:28 pm

Oi Jonathan, no Brasil é obrigado a servir exército, nos USA não, portanto como vc mora no Brasil vc correrá o risco de ter que servir, se vc morasse nos USA de qualquer forma vc teria que se apresentar no consulado e se inscrever , no entanto, como vc não esta no país com certeza não servirá, como está no Brasil, como eu disse correrá o risco de ter que servir se for chamado, de qualquer forma vc precisa se inscrever sim, porque sem esse papel do exército vc não tira passaporte, vc não tira carteira de trabalho, enfim, vc não tira documento algum.
Quanto a ter que escolher sus cidadania, vc não precisa, vc pode ter o resto de sua vida as duas, o que é ótimo né ? tem livre acesso aos dois países.
Como eu disse, não deixe passar a época de se apresentar no exército, se por acaso vc for chamado pode ser que nem pegue porque no geral eles dispensam pessoas que estudam porque há na verdademais pessoas do que o próprio exército pode assumir.
Boa sorte.
abç
Sandra

Reply

rosi June 16, 2014 at 3:36 pm

Tenho dúvidas tenho um filho que nasceu nos estados unidos só que viemos embora para o Brasil já faz 12 anos ele tinha 2 anos hoje ele está com 14 anos será que quando ele estiver 18 anos ele pode dar a cidadania para os pais e seu irmão?

Reply

Sandra June 16, 2014 at 8:15 pm

Oi Rosi, sim, quando ele tiver 18 poderá aplicar para o GC dos pais e irmãos, no momento de fazer a aplicação procurem um advogado para ver o que compensa mais, aplicar para os pais e os pais aplicam para os demais filhos ou ele aplica para todos.
bjs
Sandra

Reply

Queila Rodrigues June 17, 2014 at 7:28 pm

Olá !

Minha dúvida é ,, meu filho tem 6 anos , nasceu nos Eua, estávamos ilegais e agora estamos morando no Brasil há 5 anos. Gostaria de saber se por ser menino , ele terá que fazer alistamento militar,,, isso significa que ele terá que escolher uma cidadania pra se alistar ??? isso é tão confuso.

Reply

Sandra June 18, 2014 at 9:21 pm

Oi Queila, sim , apesar de ele ter nascido nos USA, por ser filho de brasileiros ele tb possui a cidadania brasileira, e ele terá sim que se alistar no exército no Brasil, se ele estivesse morando nos USA tb teria que se alistar, no entanto seria isento por estar fora do país, como ele está morando no Brasil ele correrá o risco de ser chamado para servir.
Ele não precisará escolher a cidadania, ele poderá ficar com ambas, ele precisará apenas ter dois passaporte, a coisa boa é que com 18 anos ele poderá aplicar para o GC dos pais.
bjs
Sandra

Reply

rosi June 19, 2014 at 1:53 pm

Olá amiga você é o anjo da guarda para tirar muitas das nossas dúvidas uma já foi esclarecida mas tenho outra nós estamos no Brasil a 12 anos quando retornamos o meu filho que nasceu nos estados unidos tinha 2 anos eu só fiz o passaporte brasileiro eu não tirei o passaporte americano ainda é tem mais a documentação dele são os da América ainda o único documento do brasil é o passaporte ele já está com 14 anos ele não quer tirar ele quer ir embora quando completar 18 anos você vê algum problema sobre a documentação dele muito obrigada bjs rose

Reply

Sandra June 19, 2014 at 8:44 pm

Rosi, sim ele terá que se alistar no exército quando fizer 17 né ? se ele pretende sair com 18 ele ainda estará no Brasil na época do alistamento.
Vc deverá tb registrá-lo no Consulado Brasileiro, aqui, aí no Brasil preciso ver onde vc tem que registrá-lo.
Olha talvez ele não ache interessante agora ter as duas nacionalidades, mas eu acho que é muito bom para ele, se ele não tiver a nacionalidade brasileira ele precisara de visto para visitar o Brasil.
Eu encontre isso :
Nacidos no exterior que venham a residir no Brasil e optem, em qualquer tempo, após atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
Portanto, crianças nascidas no exterior de mãe ou pai brasileiro são brasileiras se forem registradas em repartição consular. As não registradas podem tornar-se brasileiras se passarem a residir no Brasil e optarem, perante Juiz Federal, em qualquer tempo depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
bjs
Sandra

Reply

neide June 30, 2014 at 3:36 am

Ola sou brasileira tenho um bb de 5 messes o pai portugues vivemos na suiça,eu to inregula no pais,posso ir pro brasil com meu bb e fazer o registro dele no cartorio no brasil,ja tentamos no casar aqui mais e muito dificil.aqui as leis e muito rigidas tenho medo dele mi prender por esta inlegal quero saber si corro este risco,tambem quero saber si tenho que fazer o passaporte do bb no consulado brasileiro ja que vou fazer no portugues me ajuda a tira as minhas duvidas .muito obrigado

Reply

Sandra June 30, 2014 at 8:30 pm

Neide, não vejo porque vcs não podem se casar aí, mas como não conheço bem as leis daí não vou dar palpite.
Bom o bb por ser filho de Português é português, e se vc registra-lo no consulado brasileiro ele será tb brasileiro, vc deverá fazer os dois passaportes, aliàs vc deveria ir ao consulaod brasileiro e se informar la sobre isso, inclusive sobre o casamento, eles poderão te informar certinho.
Quanto a ele te prender por estar ilegal não pode, mas se ele sumir ocm seu oassaporte vc esta ferrada, eu se fosse vc tomaria minhas precauções, mantenha semore seu oassaporte atualizado e com vc, caso precise deixar o país, como eu falei, ligue ou va ao consulaod brasileiro mais proximo de vc, eles falam portugues e poderão te ajudar, não tem importancia vc estar ilegal, eles te ajudarão assim mesmo ok ?
bjs
Sandra

Reply

carol July 7, 2014 at 10:02 am

Boa tarde,
Gostaria de esclarecer uma dúvida. Minha mãe mora ilegal no USA faz 8 anos.Vou tentar meu visto para ir visitar e voltar. No formulário DS160 coloquei que não tinha nenhum parente lá. Meu pai tem visto americano já foi e voltou, e irei com ele p ficar 15 dias. Minha dúvida é se eles tem acesso na hora da entrevista de saber que minha mãe mora ilegal lá?! Sabe me dizer? Pq se perguntarem se tenho parentes lá vou dizer que não. Isso pode vir a dificultar meu visto? Trabalho 3 anos no mesmo lugar, tenho IR. Moro com meu Tiu. Aguardo resposta. Obrigada!

Reply

Sandra July 7, 2014 at 10:00 pm

Carol, super complicada a sua questão, o que seu pai falou quando conseguiu o visto ? Porque eu acho que não se deve mentir lá.
Veja bem minha sobrinha mora aqui, ela está legal, quando meu cunhado foi tirar o visto anos atrás o cara olhou o nome dele e falou, ah, sua filha mora lá né ? sua esposa tem visto até …. e seu filho até .. o que significa que ele tinha a ficha inteira da família lá, o mesmo aconteceu com meu irmão a ultima vez que foi tirar visto, portanto, acho complicado, eu talvez falasse que sim, mas não tinha contato com ela , vc vai para o mesmo local ? bom, veja com seu pai o que ele falou.. honestamente eu prefiro a verdade…
bjs
Sandra

Reply

Caroline August 1, 2014 at 9:06 am

Ola tudo bem? Muito esclarecedora esta pagina! Bom, gostaria que se possivel voce me tirasse uma duvida. Estou ilegal na suíça a 1 ano, mas assim que cheguei aqui engravidei de uma suíço e tivemos um bebe. Nao somos casados, mas quando estava gravida ele reconheceu a paternidade e assim que o bebe nasceu ele registrou nossa filha. Ela é suíça, ainda nao registrei ela no consulado brasileiro. Atraves da minha filha posso conseguir um permis? O que devo fazer? Fiz um pedido mas ate agora nenhuma resposta e me falaram que é quase impossivel… Tenho direito a um permis? Obrigada

Reply

Sandra August 1, 2014 at 8:34 pm

Caroilne, olha vc só vai conseguir se regularizar se vc se casar como seu namorado, filho não te da esse direito,aliás como nos USA, aqui tb , seu filho é suiço, vc continua ilegal,portanto, case-se com ele se aplique parq sua cidadania.
abç
Sandra

Reply

Leave a Comment

Previous post:

Next post: