Mudança dos USA para o Brasil – Moving from USA to Brasil

Apesar desse espaço ser dedicado a websites e reviews de produtos, resolvi colocar um “post”meu, esperando receber alguma boa recomendação ( compania de mudanças )  uma vez que considero esse assunto de importância, pois sempre vejo nos foruns da internet pessoas perguntando sobre mudanças para o Brasil, o que podem levar, o que não podem… muitas dúvidas …. fiz uma pesquisa e resolvi colocar aqui o que encontrei. Coloco aqui também o site da receita de onde retirei as informações :

O governo mudou algumas coisas e vou ter que refazer alguns itens aqui, verifiquem diretamente no site da receita aí em cima e cliquem em bagagem.

Aqui vai :

* Quem tem direito de levar mudança para o Brasil ?

Todo brasileiros retornando ao Brasil em definitivo que tenha residido no exterior por mais de um ano (mesmo que ilegalmente).

Estrangeiros indo ao Brasil para residir que tenham visto permanente ou ainda o estrangeiro que tenha visto de turista, no entanto sua mudança só será liberada após uma admissão temporária, até que o estrangeiro regularize sua situação e consiga o visto pemanente.

* Como provo que resido no exterior ?

Através de contas de luz, contratos de aluguel, compra de imóvel, contas de telefone, pagamentos de impostos, extratos bancários, pagamentos de carros, colégio, Universidade, cartas do empregador, etc. ,

* Posso levar automóvel, moto, barco, RV, ATV, Jet sky ?

Não, não pode entrar no Brasil como mudança nenhum dos ítens acima. Os itens acima também não podem entrar no Brasil sendo usados. Somente se permite a entrada de bens motorizados novos, com os devidos pagamentos dos impostos.

* Quais os documentos necessários para que a minha mudança saia dos Estados Unidos ?

Para embarcar a mudança não é necessário nenhum documento.

* Quais os documentos necessários para a liberação da mudança no Brasil  ?

Documentos que comprovem a permanência no exterios por mais de um ano ou uma carta do consulado dizendo a mesma coisa/passagem de retorno ao Brasil.

Conhecimendo de carga ( bill of lading ) / cópia autenticada de todo passaporte, inclusive as folhas em branco/ lista dos bens transportados, com valores em dólares/ cópia do CIC e RG autenticadas.

* Quando viajo ao Brasil e ao mesmo tempo estou mandando a mudança por via marítima, posso levar parte da mudança como bagagem acompanhada no avião ?

Sim pode levar parte da mudança, não perdendo também o direito de entrar no país com is US$500 que a receita Federal estipula de cota para todo viajante brasileiro estrangeiro chegando ao Brasil por via aérea. Lembre-se que os bens declarados como mudança devem ser usados e não novos.

* A carta que o consulado pode fornecer provando minha permanência no exterior será fundamental para que a Receita Federal libere minha mudança no Brasil ?

Não, a carta do consulado em alguns portos ajuda muito, mas em outros a Receita Federal pode desconsiderá-la e solicitar vários documentos que comprovem a sua permanência fora do Brasil.

* O que posso levar em minha mudança ?

Todos os utensílios domésticos usados, não necessariamente um item de cada utensílio. Existe um bom senso na Receita federal que uma casa pode ter quatro televisões, desde que sejam de tamanhos diferentes e todos usados.

* Posso levar algum equipamento de trabalho ?

Sim, desde que possa comprovar a relação com a sua profissão e que o equipamento esteja sendo usado pelo passageiro no exterior. Exemplo, um dentista pode levar seu consultório desde que prove que já trabalha com o equipamento aqui e vai precisar do mesmo no Brasil para exercer sua atividade profissional.

* Necessito em algum momento ir ao porto acompanhar a liberação de minha mudança no Brasil?

Não, se o passagerio contratar um despachante aduaneiro o mesmo lhe representará perante a Receita Federal e as demais autarquias necessárias.

* Qual a incidência de roubos em containers de mudança ?

Não se rouba containers de mudança com tanta frequência como se roubam eletrônicos, pneus, comidas, remédios, etc

Quando uma mudança segue em um container com outra, todas as bagagens deste container são descarregadas no depósito da Receita Federal e por estar fora do container, as mesmas talvez fiquem mais vulneráveis.

* Que tipo de seguro posso fazer em minha mudança ?

Pode-se fazer um seguro total de acidentes, roubos, pequenos danos etc. e, pode-se fazer apenas seguro contra acidentes.

* Existe prazo para embarcar minha mudança ou retirá-la no Brasil ?

Sim, depois da chegada do passageiro no brasil o mesmo tem 180 dias para fazer chegar sua mudança.

A mudança que chegar ao Brasil e por 90 dias não for reclamada por seu dono, será considerada pela Receita Federal como bagagem abandonada.

* Posso embaracar minha mudança antes de viajar ao brasil ?

Sim, o passageiro pode enviar sua mudança até 90 dias antes do seu retorno definitivo, porém só pode iniciar a liberação da mesma quando chegar ao Brasil.

* Posso colocar um cadeado no container com minha mudança?

Sim,quando o fiscal for fazer a conferência no Porto de destino, o despachante aduaneiro pode avisar ao passageiro, para que o mesmo esteja presente, caso não esteja presente o cadeado será quebrado a mando do fiscal, e , após a conferência será colocado em seu lugar um lacre da Receita Federal

* Quantas mudanças em vida posso fazer para o Brasil ?

Não existe limite, O passageiro tem que residir mais de um ano no exterior, mesmo já tendo levado mudança anteriormente, após um ano vivendo no exterior pela segunda ou terceira vez se adquire o direito novamente.

* Se passo 6 meses estudando ou de turismo no exterior, o que posso levar ao Brasil?

Neste caso, o passageiro pode levar livros, folhetos, periódicos, roupas e outros artigos de vestuário, artigos de higiene, de toucador, e calçados desde que usados e que tenham sido utilizados em sua permanência no exterior. A quantidade destes ítens normalmente se observa pelo tempo que o passageiro ficou fora do Brasil.

* Se tenho bens novos e desejo declará-los a fim de pagar impostos relativos, o que devo fazer ?

Deve-se comunicar ao despachantte ou a Receita Federal e paga-se 50% de impostos sobre os valores dos bens.

* Se tenho bens considerados novos na mudança, que não declarei, o que pode acontecer ?

O fiscal cobra 50% de multa e 50 % de impostos. Ao passageiro resta duas alternativas, pagar a multa e os impostos e recorrer a justiça, se tiver como provar que o bem não é novo.

* Que tipo de container posso dispor para levar minha mudança ao Brasil ?

Container de 20 “’ – tem 33 metros cúbicos de espaço internom geralmente pode-se adicionar em um container desse tamanho uma residência de 2 quartos completa.

Container de 40”” – Tem 66 metros cúbicos de espaço interno, geralmente pode-se adicionar em um container desse tamanho uma residência de 4 quartos.

* Se levo minha mudança ao Brasil, posso vender toda ou partes da mesma ?

Pode, porém antes de efetuar a venda deve-se pedir autorização a Receita Federal e pagar os impostos devidos, só depois disso o bem fica legalizado para venda.

* O que significa demurrage ?

Denurrage significa o aluguel do container por parte da compania marítima. A quantidade de dias grátis depende de compania pra compania.

* Posso liberar minha mudança na alfândega em minha cidade mesmo que não tenha porto ?

Pode, desde que em sua cidade exista um depósito alfandegário que se chama Porto Seco; o container pode sair em sistema de DTA  (trânsito aduaneiro) para o Porto Seco de sua cidade e a fiscalização é realizada neste último local. Essa operação encarece um pouco o processo liberação, pois o cliente precisa contratar um despachante em cada um dos locais , o primeiro no Porto marítimo faz o processo de transferência do container e o segundo fz o proceso onde o container será fiscalizado.

P.S. Infelizmente eu não conheço nenhuma compania que faça mudanças daqui pro Brasil que eu possa indicar. Vou deixar em aberto, se alguem conhecer alguma que seja boa e que se possa confiar, é só deixar o nome aqui.

Good Luck !

Sandra

Para quem pergunta qual empresa usei, aqui está, mas como já expliquei foi do Brasil para os USA, não o inverso.

Miami Transports Ltda
Rua Antonio Cavazzan, 463

Telefones: +55 (11) 3965-1144 / (11) 3857-4455

wgmiamitransports@uol.com.br

In Category: Internet, Products, Web Sites

Sandra

Show 840 Comments
  • Lucy Comodo July 25, 2016, 9:06 am

    Boa tarde,
    Estou a 5 meses e meio em US a trabalho, por esse tempo tenho direito a insenção de impostos para itens pessoais, porém itens de cozinha como panelas, utensílios e eletrodosmésticos (liquidificador, aspirador de pó…) contam nesses itens pessoais?
    Obrigada!

    • Sandra July 26, 2016, 12:51 pm

      Oi Lucy, vc não tem direito a levar nada, vc precisa ter um ano de moradia no exterior para ter esse direito. No caso vc poderia levar tudo sem pagar imposto, inclusive os itens de casa.
      bjs
      Sandra

  • Mariana August 12, 2016, 10:11 am

    Olá Lucy, a Granero Transportes ( http://www.granero.com.br ) conhecida nacionalmente por fazer Mudanças Residenciais, lançou a empresa Granero Moving ( http://www.graneromoving.com ) para fazer mudanças dos EUA para o Brasil. Muito interessante divulgar isso. Um beijo!

  • Olá Sandra,
    Por favor, caso algum de seus leitores necessitar de assessoria e liberação no porto de Santos/SP para mudanças internacionais, coloco-me a disposição. Lembrando que fazemos a mudança desde o endereço nos EUA para liberação no porto de Santos e posteriormente transportar via rodoviária para qualquer destino no Brasil.
    Um grande abraço e fique com deus.

    • Sandra August 15, 2016, 8:04 am

      Ok José Augusto, obrigada, fica aqui seu post ok ?
      abç
      Sandra

  • Evelyn September 19, 2016, 8:06 am

    Olá! A Confiança Moving, Cia de mudanças que está nos EUA há 20 anos (www.confiancamoving.com), possui estrutura própria na Florida e região de New York-Boston e é a líder no mercado de mudanças para Brasileiros residentes no exterior e possui deptos que ajudam em todas as fases do processo, desde o embalamento, inventário, carregamento e transporte, até a liberação aduaneira e entrega no Brasil!

    TOMEM CUIDADO COM EMPRESAS QUE CONTRATAM TERCEIRIZADAS! PODEM CAUSAR MUITOS PROBLEMAS E VOCÊ PODE PERDER A MUDANÇA!

    Qualquer dúvida estamos à disposição! Obrigada!

  • Renata October 5, 2016, 4:06 am

    Olá Sandra bom dia!
    Moro nos EUA há 18 meses, porém estive no Brasil por mais de 45 dias em 1 ano (realmente não sabia da exigêngia dos 45 dias) e meu marido 46 dias, porém temos que considerar que podemos ser taxados, mesmo que tenha ultrapassado 1 dia.
    Apesar do site da Receita Federal ser explicativo ainda tenho algumas dúvidas, poia não tenho certeza se entendi direito.
    – Máquinas de lavar e secar (novos) serão taxados, certo?
    – Notebooks (novo e usado) serão taxados tb?
    – Móveis e Tvs usados estão liberados, certo?

    Obrigado pela atenção

    • Sandra October 8, 2016, 9:35 pm

      Renata, eu sempre me confundo, mas eu acho que tem que morar 2 anos fora do Brasil para ter direito, não um ano.
      Enfim, passado o periodo, vc pode levar o que quiser, novo ou usado, desde que não possua motor( motor tipo gasolina ) se o Nada deverá ser cobrada taxa, nem novo nem usado, desde que observado o período e o ator motor, tipo , carro, barco, moto, etc.
      bjs
      Sandra

  • walter santos October 14, 2016, 6:16 am

    Oi Renata Bom Dia, com relação a quantidade de dias que vc esteve no Brasil, os 45 dias contam somente para os ultimos 12 meses vc comenta que esta ai no exterior a 18 meses mas a regra e somente para os ultimos 12 meses por favor veja nos ultimos 12 meses quantas vezes vc esteve no Brasil e a quantidade de dias, se nos ultimos 12 meses tiver ultrapassado os 45 dias ai vc tera que tributar seus bens em 50% se não tiver ultrapassado vc pode trazer tudo dentro do conceito de bagagem sem pagar imposto nenhum.

    • Sandra October 14, 2016, 7:47 am

      Walter,mais uma vez muito obrigada !
      SAndra

  • Dionei October 19, 2016, 10:49 am

    Olá Sandra e demais participantes do fórum. Há alguns anos eu participava ativamente do fórum, esclarecendo dúvidas e ajudando o pessoal. Cheguei até a fechar alguns negócios, lembram? (eu trabalhava com despacho aduaneiro na época).
    Agora, estou produzindo cerveja artesanal em casa e preciso de alguns itens cujos preços aqui no Brasil são proibitivos (keg, bomba chugger, etc…). Assim, se alguém estiver pensando em trazer mudança para o Brasil via Itajaí/SC, por favor, entre em contato comigo.

    Abraço a todos.
    Dionei

    • Sandra October 27, 2016, 4:47 pm

      Oi Dionei, me lembro muito de vc, fica aqui seu post e muito obrigada por toda sua ajuda !
      Boa Sorte !
      Sandra

  • Ana December 2, 2016, 2:00 am

    Olá,eu tenho interesse em um fogão desses modelos mais antigos,uma máquina de lavar roupas e louças mas tbm antigos e usados,se alguém estiver de mudança para o Brasil e quiser me vender esses 3 ítens pode entrar em contato comigo,lembrando q não por um valor absurdo,no wish local vi os 3 por 150 dólares.

    • Sandra December 2, 2016, 5:13 pm

      Oi Ana, fica aqui seu post, mas duvido que vc consiga tão barato, aqui o povo vende barato porque as pessoas vem buscar em casa, agora levar isso pro Brasil já fica complicado, sem falar que dificilmente alguém leva essas coisas usadas porque isso geralmente fica nas casas quando são vendidas ou alugadas.
      Se eu fosse levar pro Brasil eu compraria novo e levaria, jamais levaria algo usado.
      Enfim, fica aqui, boa sorte
      Bjs
      Sandra

  • Juan Carlos cunha December 20, 2016, 11:59 am

    Que engraçado, pensei esta pagina era sobre mudanças,o que eu queria era site de mudanças em goiania kkkkkk

    https://www.mudancasgatoazul.com.br/

    • Sandra December 20, 2016, 6:42 pm

      Pode fazer sua propaganda aqui, sem problemas, so nao posso garantir o seu servico ( perdoem os acentos, preciso colocar o novo teclado e ainda não descobri como.)
      Bjs
      Sandra

  • vera betancourt January 24, 2017, 4:18 pm

    quanto tempo e valida a carta de mudanca

    • Sandra January 24, 2017, 10:05 pm

      Não sei de que carta vc está falando, desculpe.
      Sandra

  • Livre Mudanças e Transportes January 28, 2017, 4:29 am

    Olá Sandra é realmente muito complicado! Ter pelo menos 1 ano de residencia comprovada para se mudar para o EUA é muito chato..

    Bom vou deixar o link aqui da Minha Empresa caso precisem de uma consultoria de empresas que fazem mudança internacional.

    https://www.livremudancas.com/goias/goiania

  • Danilo Alves January 28, 2017, 5:10 am

    Olá Sandra, parabéns pelo post, é uma verdadeira consultoria para quem deseja mudar para o EUA, é realmente muito difícil encontrar informações tão relevantes assim sobre um assunto… Enfim você detalhou.

    • Sandra February 18, 2017, 1:14 pm

      Obrigada Danillo.
      Abç
      Sandra

  • Jair March 10, 2017, 3:04 pm

    Olá, tenho uma dúvida.
    Tenho contrato com uma empresa de três anos. Mas não estou me adaptando e por isso considero voltar para o Brasil assim q completar um ano aqui. Porém estou considerando pedir as contas do emprego antes de completar os 12 meses e desta forma meu visto (h1b) será cancelado e eu ficarei ilegal aqui até completar um ano. Neste caso posso retornar com a quantidade de bagagem q desejar mesmo assim? (Tenho social security number, comprovante de residência , contas de luz , aluguel, etc).
    O consulado brasileiro me fornecerá o documento comprovando minha permanência mínima mesmo eu tendo ficado parte deste período de forma ilegal?

    Obrigado

    • Sandra March 10, 2017, 5:03 pm

      Jair, o fato de você estar ou não ilegal não importa, o que importa é você provar que morou mais de um ano fora do Brasil, tipo mostrar conta em banco, pegar no consulado o atestado enfim, provar que morou aqui.
      O consulado deverá sim conceder o atestado para vc porque não importa a sua situação como eu falei.
      Você poderá sim levar o que desejar, e pode ser novo, não precisa ser usado, contanto que não tenha motor a gasolina.
      abs
      Sandra

  • Cavichioli April 17, 2017, 12:14 pm

    Olá Sandra!

    Eu espero que vocês tenham exito em relação ao projeto te mudar para os EUA, não é fácil mas, aparentemente é algo vantajoso.
    Para todo o caso, quando precisarem de uma empresa responsável e de confiança para fazer esse translado chamem a Leve Mudanças.
    htttp://www.mudancasemgoiania.com

Leave a Comment