Quem governa o Brasil ?

by Sandra on June 11, 2008

Post image for Quem governa o Brasil ?

Este texto caiu nas minhas mãos através da Internet, achei maravilhoso, extremamente bem escrito. Fui então pesquisar a respeito da autora e descobri que é também autora de cinco livros.

Tomei a liberdade de publicá-lo aqui. Tenho absoluta certeza que vão gostar.

Só para constar, o texto está exatamente na íntegra, sem nenhuma alteração.

Sandra

QUEM GOVERNA?
MARIA LUCIA VICTOR BARBOSA

13/04/2008

Quem governa o Brasil? A pergunta pode parecer descabida, sinal de total desconhecimento da atualidade. Feita a um brasileiro dos grotões, analfabeto, agraciado com bolsa esmola seria respondida com facilidade: “quem governa o Brasil é nosso ‘padim’ Lula”.

Intelectuais, empresários, artistas, jornalistas tirariam o “padim”, mas acrescentariam: “o presidente Lula que é um gênio, um líder carismático, um estadista”. Dizer menos é ser preconceituoso.

Ouso contestar a opinião da maioria e afirmar: Lula é como a rainha da Inglaterra, reina, mas não governa. E seu linguajar cuidadosamente errado, suas ensaiadas metáforas futebolísticas, seus gritos, seus esgares nada tem a ver com o cargo presidencial, mas com o inconfundível estilo populista dos demagogos.

Cuidadosamente construiu-se a imagem mais favorável possível do pobre ex-metalúrgico. Mostrou, quando foi preciso, um “Lulinha de paz e amor”, agora apresenta o Lulão bravão tendo ataques furiosos e revivendo os tempos de oposição virulenta. Imagens falsas, postiças, ocas de conteúdo.

O fato é que Lula presidente na verdade não existe, ele é tão somente o melhor produto de marketing já produzido pelo PT através da mágica de Duda Mendonça. Quanto a seu desmoralizado partido é associado às forças externas que estão envolvendo a América Latina. Forças cujo expoente é Hugo Chávez. Entre os seguidores deste destaco o boliviano Evo Morales, que expropriou a Petrobrás com a anuência do governo petista e sem um pio dos nossos nacionalistas que, se antes bradavam, “o petróleo é nosso”, agora dizem com satisfação: “o petróleo é deles”. Lula apenas ressoa as forças nefastas de uma chamada esquerda, que infestam a América Latina e são apoiadas pelo PT.
Esta esquerda que emerge com o nebuloso socialismo do século XXI de Chávez é deslocada no tempo, incapaz de aprender com os erros dos totalitarismos do século passado, perpetuadora da mentalidade do atraso que sempre assolou o continente, sequiosa de poder pelo poder, continuadora das mazelas tão nossas, tão latino-americanas, tais como: incompetência estatal, corrupção, clientelismo, patrimonialismo, populismo, autoritarismo, nacionalismo xenófobo. É muito “ismo” para um só lugar desse mundo do absurdo.

Lula da Silva vai, como se diz, na onda dos companheiros nacionais e internacionais. É um fiel aliado de Chávez, um cultor do moribundo Fidel Castro e apenas funciona como caixa de ressonância destas vozes. Prova disso foi não ter aceitado declarar as sanguinárias e abjetas Farc como terroristas, conforme o pedido que certa vez lhe foi feito pelo presidente Uribe, da Venezuela.

Tão pouco LILIS é carismático ou genial. Se fosse dotado de tanto carisma que, não nego, já usufruiu enquanto líder sindical teria sido vitorioso na primeira eleição. Foram necessárias quatro eleições para chegar lá. Foi preciso mudar de roupa e de discurso e depois de eleito copiar o que chamou de “herança maldita” para não deixar fora dos trilhos o trem da economia. Mas mesmo lá ele continua sindicalista sem nunca ter atingido o nível de estadista, uma estatura cívica que muitos áulicos lhe atribuem burilando uma forçada e falsa imagem.

Sobre a “genialidade”, já afirmei em outro artigo que, se o presidente-sindicalista tem alguma esta pertence à categoria dos repentistas (sem nenhum demérito para a criatividade dos artistas nordestinos). Com a tarimba de palanque adquirida no chamamento para greves, Lula da Silva recebe o mote dos seus assessores e dispara o cordel político onde não faltam certas graçolas inconvenientes e pavoneamentos de idiólatra.
Vazio de substância e apelando para a emoção, ele agrada. Mas seria errôneo dizer que agrada pela linguagem popularesca. Com experiência adquirida por trabalho executado entre paupérrimos e analfabetos favelados pude observar que, se eles comentem erros de português por lhes faltar escolaridade, por outro lado não falam seguidas besteiras (que o politicamente correto alcunhou generosamente de gafes), mas graduados na dura escola da vida possuem o que se convencionou chamar de sabedoria popular.

Enfim, LILS reina, mas não governa. Suas atividades são variadas e prazerosas: viagens, muitas, por todo o Brasil e para o exterior. Palanques onde permanece em eterna campanha. Festanças. Recepções a atletas, algo tão ao gosto nacional. Recepções a autoridades internacionais. Reuniões inúteis com Conselhos igualmente inúteis. Visitas de cortesia a companheiros latino-americanos em seus respectivos países. Que doce vida!

Mas se Lula da Silva não sabe de nada, não vê nada, não ouve nada, não administra nada, quem governa o País? Seria um gabinete das sombras composto por aqueles que, tendo cometido toda a sorte de negociatas e torpezas caíram de podres, mas continuam lá? Nossa política externa é conduzida pelo Itamaraty ou por Marco Aurélio, o obsceno e José Dirceu, o lobista internacional? O marketing tão bem elaborado por acaso prescinde do mago da propaganda, Duda Mendonça?

Resumindo, são os marajás do petismo sindical que dirigem nossos destinos. Muitos pensam que Lula da Silva governa o Brasil. Que estúpido engano, que monumental blefe virou esse País.

Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga.

Be Sociable, Share!

{ 10 comments… read them below or add one }

suelen July 30, 2008 at 2:27 pm

qual a funcaõ

Reply

Cloez July 30, 2008 at 5:45 pm

Qual a função de quem ? do Lula ? ou qual a função do meu post ?
Sandra

Reply

roosevelt s. fernandes February 21, 2010 at 6:18 am

SOCORRO – quem não sabe nada, está ensinando.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS, CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE E A FAMÍLIA

Segue relato de conversa ouvida em uma fila de banco.
- “Meu amigo, tudo bem”?
- “Desagradável apenas este calor”.
- “Mas você sabe; isso é culpa de uma tal de Mudança Climática”.
- “Eu sei; é a redução do número de estações do ano de quatro (primavera, verão, outono e inverno) para apenas duas (chuva e verão)”.
- “E é verdade mesmo, pois na estação do verão, dado o calor excessivo, há muita evaporação de água que acaba caindo (acima do esperado) na estação das chuvas”.
- “Sabe que você conseguiu explicar este processo com muita clareza, pois vinha ouvindo muita coisa sobre este tal de Aquecimento Global e não estava entendendo nada”.
- “Amigo; não use o termo Aquecimento Global, pois ele não está correto. Realmente na estação do verão o tempo esquenta muito, mas na estação das chuvas as coisas esfriam, logo não há um efeito global, mas sim distribuído entre as duas estações”.
- “Já ouvi comentários que esta tal de Mudança Climática irá afetar muito a agricultura e vai obrigar muita gente se deslocar de uma região para outra?”.
- “Bobagem; a tecnologia está aí para resolver este problema. Basta coleta a água na estação das chuvas e usá-la como irrigação na estação do verão. Já tem até projeto de transbordo de um rio para o outro para resolver o problema da seca no Nordeste”.
- “Então esta estória de economizar o uso da água é bobagem, pois a captação da água na estação das chuvas irá resolver o problema da falta de água na estação verão”.
- “Mas falam que o homem é culpado de tudo isso?”.
-“ É verdade; sem estar por dentro das coisas como realmente são, acaba ficando assustado, sem necessidade, lendo e ouvindo coisas que um dia se mostram como tremendos problemas e no dia seguinte vem alguém é diz que o falado não é verdade”.
- “E este inverno absurdo da Europa e América do Norte?”
- “Na estação das chuvas em um lugar muito frio, ao invés da água evaporar ela vira gelo, o que explica este monte de gelo nessas regiões. Mas, não se preocupe, pois a natureza é sábia. Quando precisa de água ela descongela o gelo ou derrete um pouco da neve no pólo da Terra”.
- “Mas há quem diga que a população está crescendo; isso não afeta esta tal de Mudança Climática?”
- “Claro que não. A população vem crescendo desde o início do mundo e esta tal de Mudança Climática só apareceu agora”.
- “Li que estão discutindo uma tal de redução de emissão de COdois; isso tem alguma relação com o problema?”
- “Tem, mas não tem solução. Li em um livro de Química que toda vez que se queima um combustível há obrigatoriamente a emissão de COdois. Como não há como reduzir o consumo de combustível no mundo, pelo contrário, o consumo tende a crescer, não há como pensar em reduzir a emissão deste tal de COdois”.
-“Amigo; foi bom ter falado com você. Aprendi em poucos minutos um assunto que vinha me preocupando há muito tempo. Por que será que a mídia não explica essas coisas de forma tão fácil; todos entenderiam e deixariam de se preocupar desnecessariamente com a Mudança Climática”.
A conversa se encerrou neste ponto; cada amigo foi para um lado.
Eu, ouvinte, fiquei parado diante de tantos absurdos ouvidos em tão pouco tempo.
Certamente este diálogo não representa a conscientização ambiental da sociedade frente à temática das Mudanças Climáticas, ma deixa claro que há pessoas que não entendem nada do assunto, ensinando a quem quer aprender.
Em tempo: a família (por enquanto) vai bem, obrigado.

Roosevelt S. Fernandes
Coordenador do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
roosevelt@ebrnet.com.br

Reply

Cloez February 21, 2010 at 9:47 am

Oi Roosevelt, obrigada por sua participação, interessante seu texto, muito bem escrito por sinal !
Eu no entanto sou suspeita para dizer que concordo totalmente com essa teoria de “Global Warming”, claro que não sou extremista, mas toda essa polêmica com certeza tem interesses políticos atrás… o próprio All Gore já se contradisse de uma olhadinha nesse artigo..http://en.wikipedia.org/wiki/An_Inconvenient_Truth
Devo no entanto completar, o fato de eu não concordar totalmente com essa teoria não significa que eu seja contra reciclagem, redução dos gases CO2 através de controle da poluição de combustível e tudo mais, mas, pelo menos no que se refere aos USA há sim interesses políticos por trás disso e nem toda a verdade é sempre publicada e o público é sim manipulado de acordo com os interesses….
Vc deve saber dos hackers que invadiram os computadores da Universidade de Pesquisa climática e conseguiram provas do lucro na criação do “Global Warming” né ? http://www.businessinsider.com/hackers-prove-global-warming-is-a-scam-2009-11
Como eu falei, proteger o “enviroment” é nossa OBRIGAÇÃO, mas tudo com muita parcimónia.
Abs
Sandra :)

Reply

roosevelt s. fernandes March 27, 2010 at 6:40 pm

MAS, HÁ A NECESSIDADE DE SABER O QUE A SOCIEDADE PENSA SOBRE (CAUSAS, EFEITOS, PRÓS E CONTRAS) AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS.

Nosso grupo – Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA – está iniciando (Região da Grande Vitória / ES – uma pesquisa de avaliação da percepção ambiental da sociedade frente à problemática (causa, efeitos, prós e contras) das Mudanças Climáticas. Nosso grupo (sem fins lucrativos) está interessado a identificar outros grupos que tenham vontade de desenvolver pesquisa semelhante.
roosevelt@ebrnet.com.br

Reply

josé pinheiro March 5, 2012 at 5:00 am

Não existe esquerda, não existe direita. Existe a ingenuidade popular explorada sob duas correntes de falsos ideais, polarizando,ou encurralando o mundo para que fique à mercê de uma ou outra, que, no fundo, servem aos mesmos interesses de poderosos que, lá entre eles se entendem muito bem. Quem escapa do demônio cai nas garras do capeta. Assim será enquanto a maioria não enxergar esse tremendo engodo como foi a famosa “guerra fria”.

Reply

Pamela April 23, 2012 at 6:05 am

Quem governa o país hoje em dia é a Dilma Rousseff

Reply

Cloez April 24, 2012 at 11:19 am

Pamela, Obrigada pelo aviso hehehe
Bjs
Sandra

Reply

hely silva de oliveira May 8, 2012 at 4:02 pm

voces podiam por mais policiais em cada cidade fazendo rotam e mais civis na area do furto,trafico,rombo,portesto,e em campos de futebol pois tem sempre muinta briga no final dos jogos

Reply

giovana October 4, 2012 at 4:21 am

quem governa o brasil eu duvido que e maria lucia

Reply

Leave a Comment

Previous post:

Next post: