A zircônia cúbica (ou CZ), é a forma cristalina cúbica do bióxido de zircônio (ZrO2), que é um mineral que é largamente sintetizado para o uso como diamante simulado. O Material sintetizado é duro, óticamente sem defeito e normalmente sem cor, mas pode ser feito em uma variedade de cores diferentes.
Por causa do seu preço baixo, durabilidade, e semelhança visual ao diamante, a zircônia cúbica sintética permanece desde 1976 o melhor diamante simulado, tanto gemológicamente quanto econômicamente.
O seu principal competidor como gema sintética é o material mais recentemente cultivado chamado moissanite.


Outra técnica (que primeiramente foi aplicada ao quartzo e ao topázio) também foi adaptada à zircônia cúbica: a Balbuciação de vácuo ou seja a aplicação de uma camada extremamente fina de óxido metálico (tipicamente dourado) nas pedras já terminadas o que cria um efeito iridescente. Este material é vendido como “místico” por muitos negociantes. Diferentemente de DLC, o efeito surreal não é permanente, a abrasão fácilmente retira a camada de óxido.
A grande vantagem dessa pedra é que proporciona a você ter jóias lindíssimas por um preço super acessível. As jóias confeccionadas com CZ são tão semelhantes aos diamantes naturais que a maior parte dos gemologistas necessita de equipamento para poder dizer a diferença, ainda assim, por toda essa beleza elas custam uma fração dos diamantes naturais.
Muitas dessas jóias são confeccionadas em metal nobre como ouro e prata o que faz com que você sinta que sua jóia é real ( inclusive em relação ao peso ) e não apenas uma simulação. Eu tenho muitas dessas jóias em ouro ou em prata (mas com banho de ródio porque odeio quando a peça fica preta ) e uso-as como se fossem reais, recebo muitos elogios, honestamente, até mais do que para os meus reais diamantes.
Vou colocar aqui alguns exemplos que estão à venda no site www.shopnbc.com
Sandra
P.S. As informações foram retiradas do Wikipedia.com