News, Information, Recipes, for the Brazilian Community

Casais do mesmo sexo podem solicitar Green Card !

– Posted in: Immigration

Em 2015 a Suprema Corte Americana decidiu que haveria igualdade de casamento, o que significa que os casamentos do mesmo sexo à partir de então serão tratados da mesma forma que os casamentos heterossexuais para fins de imigração nos Estados Unidos. Portanto, cidadãos americanos gays e lésbicas e portadores de green card* podem solicitar um green card baseado em casamento para seus cônjuges estrangeiros e o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) trata solicitações de casais do mesmo sexo da mesma forma que solicitações de casais heterossexuais.

* Um pequeno detalhe, apesar de eles colocarem aqui, portadores de GC é bom ficar esclarecido que para estes, tanto para casais heteros como gays, há um limite que por ser pequeno dificilmente a pessoa conseguirá, portanto o ideal é que a pessoa se torne cidadã e daí sim peça para seu parceiro o GC.

A base de qualquer pedido de card baseado baseado em casamento é provando que você e sua esposa têm um casamento autêntico, ao invés de um casamento somente intencionado para ajudar o parceiro a obter um green card.

Para casamento do mesmo sexo não há requerimentos especiais, você precisará dos mesmos documentos que os casais heterossexuais para provar que seu casamento é real. No entanto, há alguns desafios potenciais que são mais comuns entre os mesmos casais de sexo do que entre os casais heterossexuais.

Fotos de você, seu cônjuge e suas respectivas famílias são uma boa maneira de provar que seu relacionamento é autêntico.
Mostrar um relacionamento com a família do seu cônjuge é ainda mais importante durante a entrevista do green card. O USCIS ou oficial consular que conduz a entrevista do green card quase sempre faz perguntas sobre a família do seu cônjuge. Podem ser perguntas sobre o nome dos irmãos do seu cônjuge ou o que você fez em família no aniversário mais recente da sua sogra. Se a família do seu cônjuge não aceitar o seu casamento, essas perguntas podem ser complicadas.

Como em qualquer outro problema, a melhor abordagem é sempre a honestidade. Por exemplo, é melhor explicar que você nunca conheceu sua sogra porque ela é homofóbica do que tentar encobrir o fato de que você não tem nenhum relacionamento com seus sogros. Mesmo que você nunca tenha conhecido seus sogros, saiba o nome e a idade deles. Ser completamente ignorante da família do seu cônjuge pode levantar suspeitas durante a entrevista do green card.

Procure também saber os hábitos de seu parceiro, tipo, o que ele come no café da manhã, ou ainda coisas tipo, quem coloca o lixo para fora, esses pequeno detalhes, se perguntados separadamente, podem causar problemas se forem respondidos diferentes.

Outra maneira forte de provar que seu casamento é autêntico é mostrar que você e seu cônjuge estão juntos no seguro saúde por exemplo, ou ainda no aluguel da casa ou na conta de luz coisas desse tipo, caso isso não seja possível, apenas uma conta em banco ou extrato de credicard poderá servir.

O importante é fornecer prova de que você vive junto e de que possui ativos e responsabilidades financeiras conjuntos. Uma preocupação comum para casais do mesmo sexo surge se um ou ambos os parceiros tiveram um casamento heterossexual no passado. Se você já foi casado, o USCIS saberá. Você deve listar todo e qualquer casamento anterior nos formulários de green card e fornecer certificados de divórcio ou atestados de óbito, comprovando que qualquer casamento anterior foi legalmente encerrado. Espere responder perguntas sobre seu casamento anterior seja ele hétero ou não, vá preparado para responde-las honestamente.

Se você se tornou cidadão dos EUA ou titular de green card com base em um casamento anterior e agora está patrocinando seu cônjuge atual para um green card, seu casamento atual também será intensamente examinado. É essencial que você esteja preparado para explicar de forma honesta e clara por que você estava anteriormente em um casamento heterossexual e que que você não foi casado apenas para fins de imigração.

Antes de a igualdade do casamento ser estabelecida nos Estados Unidos pela Suprema Corte em 2015, muitos casais de gays e lésbicas entraram em uniões civis que proporcionavam alguns dos mesmos benefícios que o casamento. Os benefícios da imigração, no entanto, não são um dos benefícios das uniões civis. Você e seu parceiro devem ser casados, não apenas unidos em uma união civil, para serem elegíveis para um green card de casamento gay.

Os benefícios de imigração são regidos pelas leis federais dos EUA, portanto, as leis estaduais ou locais referentes aos direitos dos homossexuais são irrelevantes quando se trata de imigração. Como a Suprema Corte decidiu que os casamentos entre pessoas do mesmo sexo devem ser reconhecidos em todos os lugares nos Estados Unidos, você não precisa se casar em um estado que aprovou sua própria lei, legalizando os casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Como nos casamentos heterossexuais, seu casamento deve ser válido no local em que foi realizado. Isso significa que você deve se casar em um país que reconheça casamentos do mesmo sexo (ou você pode se casar em qualquer lugar nos Estados Unidos). Se seu esposo ou esposa mora em um país que não reconhece casamentos do mesmo sexo, convém solicitar um visto de noivo.

Enjoy !
Sandra

0 comments… add one

Related Posts

0 comments… add one

Leave a Comment