Esse tema é muito interessante pois eu mesma me casei nessas condições, embora na época eu não soubesse das implicações que poderiam haver.
Achei esse artigo em um site americano e traduzi para o Português porque achei muito informativo; caso queiram ler o artigo em inglês aqui vai o link para a página.
Sandra
Você pode se casar com um visto de viagem? Em geral, sim. Você pode entrar nos E.U. com um visto de viagem, casar com um cidadão E.U. então voltar para casa antes do seu visto expirar.
Onde você vai encontrar problemas é se você entrar com um visto de viagem com a intenção de se casar e ficar nos E.U.
Você já deve ter ouvido falar de alguém que se casou nos Estados Unidos, enquanto tinha um visto de viagem, não voltou para casa, e com sucesso mudou o seu status para residente permanente. Por que essas pessoas foram autorizadas a permanecer ? Bem, é possível ajustar o status de um visto de viagem, mas as pessoas nessa situação foram capazes de provar que vieram para os E.U. com intenções honestas de viagem e acabaram tomando a decisão de se casar.
Para conseguir ajustar o status depois de se casar com um visto de viagem, o cônjuge estrangeiro deve provar que tinham inicialmente previsto voltar para casa, e o casamento e o desejo de permanecer nos Estados Unidos não foi premeditado. Alguns casais têm dificuldade para provar satisfatoriamente a intenção, mas outros são bem sucedidos.
Se você está pensando em se casar nos Estados Unidos, enquanto em um visto de viagem, aqui estão algumas coisas que você deve considerar:
Se você optar por permanecer no país e ajuste de status, o que vai acontecer se você for negado? Ninguém espera que seja negado um visto ou um ajuste de status, mas nem todos são elegíveis para receber um. Motivos para a recusa podem incluir saúde, antecedentes criminais, a proibição anterior, ou simplesmente uma falta de documentos exigidos. Se você for o estrangeiro a imigrar, você está preparado para recorrer de uma negativa e talvez contratar os serviços de um advogado de imigração, e mais provavelmente, voltar para casa? O que você vai fazer se você for o cidadão E.U.? Você pode arrumar sua vida nos E.U. e imigrar para o país de seu cônjuge? Ou será que as circunstâncias como as crianças ou o trabalho poderão impedi-lo de deixar o E.U.A.? Em qual caso você divorciaria de sua nova esposa para que você e ela possam continuar com a suas vidas? Estas são perguntas difíceis de responder, mas a possibilidade de ser negado um ajustamento é muito real, tanto assim que você deve estar preparado para qualquer eventualidade.
Levará um tempo antes que você possa viajar. Você pode esquecer sobre a lua de mel em locais exóticos ou uma viagem ao país de origem por um tempo. Se você optar por permanecer no país e fazer o ajuste de status, o cônjuge estrangeiro não será capaz de deixar os E.U. até que solicitar e receber liberdade condicional antecipada ou um green card. Se o cônjuge estrangeiro deixar o país antes de ter um destes dois documentos, ele não terá autorizada a sua reentrada. Você e sua esposa teriam de iniciar o processo de imigração a partir do zero por petição para um visto de cônjuge, enquanto o cônjuge estrangeiro permanecerá em seu próprio país.
Os oficiais da proteção das fronteiras estão prestando atenção. Quando o estrangeiro chega à porta de entrada, eles será indagado sobre a finalidade da sua viagem. Você deve sempre ser aberto e honesto com as autoridades de proteção das fronteira. Se você indicar sua intenção de, “Visitar o Grand Canyon”, e uma busca em sua bagagem revelar um vestido de noiva, você estará em um problema inevitável. Se o funcionário de fronteira acreditar que você não está vindo para os E.U. apenas para uma visita e você não pode provar a sua intenção de sair antes do seu visto expirar, você vai estar no próximo avião para casa.
É ok entrar nos E.U. com um visto de viagem e se casar com um cidadão E.U. se o estrangeiro tem a intenção de regressar ao seu país de origem. O problema é quando a sua intenção é permanecer no país. Você pode se casar e voltar para casa antes do seu visto expirar, mas você vai precisar de provas concretas para provar para os oficiais de fronteira que você pretende voltar para casa. Venha armado com contratos de locação, cartas de empregadores, e acima de tudo, um bilhete de regresso. Quanto mais provas de que você pode mostrar que comprova a sua intenção de regressar para casa, melhor suas chances de conseguir atravessar a fronteira.
Evite a fraude. Se você tem garantido um visto secretamente viaja para se casar com seu parceiro americano para ignorar o processo normal de obtenção de um visto de noivo para entrar e permanecer no os E.U., você deve repensar sua decisão. Você poderia ser acusado de cometer fraude de visto. Se for constatada fraude, você pode enfrentar sérias conseqüências. No mínimo, você terá que voltar ao seu país de origem. Ainda pior, você pode incorrer em uma proibição e ser impedido de voltar a entrar os E.U. indefinidamente.
Está bem para você dizer adeus à sua antiga vida ? Se você se casar por capricho, enquanto nos E.U. e decidir ficar, você estará sem muitos de seus pertences pessoais e você terá que tomar providências para resolver os seus assuntos em seu país de origem a partir de uma distância, ou esperar até que você esteja autorizado a fazer a viagem. Uma das vantagens de se mudar para os E.U. com um visto de noivo ou cônjuge é que você terá algum tempo para colocar suas coisas em ordem enquanto aguarda a aprovação do visto. Há uma oportunidade para o encerramento de contas de bancos, despedir dos amigos e familiares, encerrar contratos enfim coisas que você não vai ter com um casamento “relâmpago” . Além disso, há todos os tipos de documentos e provas que devem ser apresentados para o ajuste de status. Esperemos que haja um amigo ou membro da família em sua cidade natal, que possa reunir as informações para você e enviar o que você precisa para os E.U.
Lembre-se: A intenção de um visto de viagem é uma visita temporária. Se você quiser casar durante a sua visita, em seguida, voltar para casa antes do vencimento de seu visto está tudo bem, mas um visto de viagem não deve ser usado com a intenção de entrar nos Estados Unidos para se casar, ficar permanentemente e ajustar o status. Os vistos de noivo e marido são projetados para essa finalidade.