News, Information, Recipes, for the Brazilian Community

Foie Gras…so sophisticated !

– Posted in: Food

Gosto muito de ler e aprender, principalmente sobre coisas que sempre ouço falar mas não sei exatamente o que é ou como funciona…

Nesse caso é o famoso Foie Gras, sempre ouço falar, sei o que é, nunca experimentei, mas tenho curiosidade em saber o porque de tanta fama.

Resolvi pesquisar um pouco e vou dividir com vocês um pequeno resumo do que aprendi.

O foie gras termo que em francês significa “fígado gordo” – é o fígado de um pato ou ganso que foi super-alimentado. Junto com as trufas, o foie gras é considerado uma das maiores iguarias da culinária francesa. Possui consistência amanteigada e sabor mais suave em relação ao fígado normal de pato ou ganso.

Até o início do Século XXV a.C. os antigos egípcios procuravam os fígados engordados das aves migratórias como uma iguaria. Eles rapidamente aprenderam que muitos pássaros poderiam ser engordados através da superalimentação e começaram a prática em gansos.

A prática de engorda de gansos se espalhou do Egito para a região mediterrânea. As referências mais antigas a gansos engordados datam do Século V a.C. do poeta grego Cratino, que escreveu sobre os “engordadores de ganso”.

Entretanto, até o período romano o foie gras não havia sido mencionado como uma comida distinta, até que os romanos lhe deram o nome iecur ficatum, que em Latim significa literalmente “fígado de figueira”. Plínio, o Velho, credita ao gastrônomo romano Apício (a quem um livro de culinária da planta é atribuído) a alimentação de gansos com figos para aumentar seus fígados. Daí o termo iecur ficatum, “fígado estufado de figo”. O termo ficatum ficou tão associado com o fígado do animal que se tornou a raiz das palavras fígado em português, foie em francês, higado em espanhol e fegato em italiano, todas denominando aquela parte do animal.

A idéia de alimentar gansos com figos pode ter sido trazida de Alexandria, já que a alta cozinha romana se inspirou nos gregos.

Muitos contestam o método de alimentação dos gansos e patos, considerando-os forçados e cruéis. Eles usam o termo gavage, que em francês significa “estufado por alimentação em excesso” (e também é um termo médico para a alimentação daqueles que não podem fazê-los sozinhos). Após pressão política de organizações de direitos dos animais, certas jurisdições baniram a prática de gavage.

Muitos produtores de foie gras não consideram seus métodos cruéis, insistindo que é um processo natural que explora a capacidade do animal. Eles argumentam que patos e gansos ingerem grandes quantidades de alimento antes da migração. Salientam ainda que patos e gansos não possuem o reflexo de engasgar, não sentindo assim nenhum desconforto.

Patos e gansos são onívoros e, como muitos pássaros, possuem gargantas bastante elásticas, que se expandem e os permite armazenar comida no esôfago (também chamado de “papo” das aves) enquanto espera a digestão no estômago. Na natureza, essa dilatação os permite engolir alimentos grandes, como peixes inteiros, para um longo processo digestivo. Um pato selvagem pode dobrar de peso no outono, acumulando gordura por seu corpo, especialmente no fígado. Esse ganho de peso é inteiramente reversível, tanto no animal selvagem quanto no doméstico.

Os gansos ou patos utilizados na produção do foie gras são inicialmente criados soltos, comendo em gramados para fortalecer o esôfago. Enquanto ainda caminham livremente, é introduzida gradativamente uma dieta com alto teor de amido, que por si só aumenta o peso do fígado em 50%.

A fase seguinte, chamada pelos franceses de finition d’engraissement (complementação do processo de engorda), envolve ingestão ou alimentação forçada durante os ultimos 12 a 15 dias de vida para patos e 15 a 18 dias para gansos. Durante essa fase, os patos são geralmente alimentados seis vezes por dia, e os gansos oito vezes. A alimentação é ministrada por um tubo, de 20 a 30 cm de comprimento, introduzido forçadamente até o esôfago do animal. Se utilizado um eixo helicoidal, o processo dura de 45 a 60 segundos; Se usado um sistema pneumático, apenas 2 ou 3 segundos. Quase todos os produtores, atualmente, utilizam-se do segundo método. É tomado cuidado durante a alimentação com a integridade do esôfago que, em caso de dano pode levar facilmente à morte do animal.

A alimentação forçada explora da forma mais radical possível um processo natural, através do qual patos e gansos armazenam gordura em seus fígados em preparação para a migração de inverno. A alimentação, geralmente milho embebido em manteiga para facilitar a ingestão, causa uma grande acumulação de gordura no fígado, responsável pela sua consistência amanteigada.

Patos utilizados na produção de foie gras são geralmente Mulard, ou seja, são híbridos estéreis: machos da espécie Cairina moschata cruzados com fêmeas de patos domésticos (Anas platyrhynchos). Esses patos são geralmente preferidos aos gansos, porque a carcaça de um pato engordado possui mais valor; outros usos desses patos incluem receitas populares como o confit de canard.

Texto e foto (foie gras) retirados do Wikipedia.com (traduzido por mim)

Caso você tenha ficado com vontade de provar essa iguaria, você pode começar por esta receita que vou colocar aqui, é simples, fácil e com certeza deve ser uma delícia !

Spaguetti com peito de frango ao molho de creme de foie gras

Ingredientes :

* 4 filets de peito de frango, sem osso e sem pele, cortados em fatias finas;
* 4 colheres de sopa de manteiga;
* 1 e 1/2 xícara de chá de creme de leite sem soro;
* 1 colher de sopa de foie gras (para o molho) + um extra em cubinhos para jogar sobre o spaghetti, dependendo do seu gosto;
* 120 g. de spaghetti

Preparação:

1. Aqueça 3 colheres de sopa de manteiga numa frigideira e cozinhe os peitos de frango fatiados até que estejam macios, mas não escuros.
2. Salgue levemente os filets de peito de frango, remova-os da frigideira mas mantenha-os quente.
3. Adicione na frigideira o creme de leite e leve até a fervura.
4. Acrescente a colher de sopa do foie gras ao creme de leite até formar um molho. Reserve.
5. Enquanto isso cozinhe o spaghetti em água salgada e fervente.
6. Escorra o spaghetti e acrescente uma colher de sopa de manteiga.
7. Adicione os cubinhos de foie gras à pasta.

SERVIR:

Faça uma cama com a pasta e arrange os peitos fatiados de frango no centro. Distribua o molho por cima e sirva.

Bon Apétit !

Sandra

Related Posts