Os Viking lendários exploradores se arriscavam longe fora no Oceano Atlântico, longe de qualquer litoral e para ajudá-los a determinar a sua posição, eles tinham uma arma de jóia secreta: iolite., os marinheiros de Viking usavam partes finas dela como o primeiro filtro de polarização do mundo.
Examinando a lente da iolite eles eram capazaes de determinar a posição exata do sol e navegar com segurança.
A propriedade que fez a iolete tão valiosa para os vikings é a sua extrema Pleochroism (que seria um fenônimo ótico em que os veios de uma rocha aparecem de diferentes cores quando observados em diferentes ângulos).
O cristal de iolite tem diferentes cores em diferentes direções. Um cubo de iolite cortado vai parecer mais ou menos azul violeta, quase como safira de um lado, claro como a água de outro e amarelo mel em cima. No passado, essa propriedade levou as pessoas a chamarem a iolite de “safira de água”, esse nome no entanto, agora é obsoleto.
Pleochroimsn pode ter sido util na navegação mas certamente faz da vida da pessoa que corta essa pedra muito dificil, pois se o corte dessa pedra não for exato na direção correta , não importa a forma do cristal cru, ela não mostrará a sua maior beleza.
O nome iolite vem do grego “ion”que quer dizer violeta .
Iolite geralmente é um azul/ violeta, quando cortado corretamente, uma cor que é extremamente atrativa.
Iolite existe em quantidade e e tem um preço razoável.
Mais forte o azul melhor a qualidade.
É encontrada na India, Sri Lanka, Mozambique, Zimbabwe, and Brazil. Os Vikings provavelmente extrairam a deles de depósitos na Noroega e Groelândia.
Texto retirado do site Gem by Gem, já coloquei o link em outros “posts”
Jóias encontram-se a venda nos sites: www.shopnbc.com e www.hsn.com
Love it !
Sandra