News, Information, Recipes, for the Brazilian Community

Mother of Pearl… Madrepérola…. love, love it!

– Posted in: Jewelry

Madrepérola  – mother of pearl

Já falei sobre as pérolas e por conseguinte falei sobre a madrepérola, mas achei que ela merecia um “post” só pra ela, já que é um dos materiais mais lindos ( em minha opinião ) para a confecção de jóias, móveis e objetos de decoração.

A madrepérola é um material extremamente versátil, eu vou colocar aqui apenas jóias, mas quem não se lembra dos móveis ( antigos )  com detalhes de madrepérolas ou ainda os abajures, objetos de decoração e até mesmo pratos e talheres.

A madrepérola, também chamada nácar, é uma camada iridescente do material que forma o revestimento da concha de muitos moluscos. As ostras de pérola e abalone são ambos fontes da madrepérola, que é largamente usada como desenho embutido em jóias, mobília, e instrumentos musicais. A madrepérola vem em várias cores naturais, e muitas vezes é branqueada e tingida para o uso decorativo. A tintura conserva as camadas brilhantes que fazem a madrepérola tão popular.

Duas substâncias de fato combinam-se para criar a madrepérola. A primeira são chapas de aragonite, um material que é segregado pelo molusco. O Aragonite contém o carbonato de cálcio e conchiolin, uma proteína natural. Sozinhas, as chapas são muito duras, mas também muito frágeis. Por conseguinte, o organismo também segrega o material orgânico semelhante à seda entre as camadas de chapas. O resultado é um material forte, flexível que pode resistir muito ao uso.

Os moluscos criam a madrepérola para proteger-se. Além de ser a parte da concha, a madrepérola também isola moluscos da infecção bacteriana, e reduz a irritação do material orgânico que vai à deriva na concha. A irregularidade muitas vezes forma-se na madrepérola em conseqüência da irritação. Se a irritação for bastante extensa, o molusco formará um grande lomada, valorizado no mundo humano como uma pérola. Só a camada exterior da pérola é coberta de madrepérola, por isso é importante cuidar bem das pérolas para que eles não rachem revelando a fonte da irritação por baixo.

O revestimento de conchas de molusco tem sido por muito tempo observado pela gente que vive perto do oceano. Muitas culturas antigas usaram a madrepérola extensivamente em jóias, e ela veio a ser altamente valorizada. Embora a popularidade da madrepérola tenha minguado, muitas culturas modernas ainda podem apreciar a beleza de jóias de madrepérola, e elaborar desenhos embutidos de mobília. Algumas casas integram a madrepérola em telhas, azulejos e outras fixações, embora não seja mais usado tão extensivamente como uma vez foi.

Como outras substâncias encontradas na natureza, a madrepérola desenvolve irregularidades quando se forma. Por conseguinte, cada parte de jóias de madrepérola ou desenho embutido é ligeiramente diferente. Às vezes essas diferenças são apreciadas, principalmente se o artesão sober destacá-la.  Use sabões brandos e água na madrepérola para limpá-la, e evite guardá-la com outras jóias que podem rabiscá-la e retirar a camada luminosa de nácar.

P.S. As jóias das fotos encontram-se à venda no site www.hsn.com

Shimmering !

Sandra

0 comments… add one

Related Posts

0 comments… add one

Leave a Comment