Toda a beleza da natureza parece estar refletida na opulência da Opala, com raios com todas as cores do arco-íris.
Austrália é o país clássico de origem da Opala. Quase noventa e cinco por cento de todas as opalas perfeitas vêm dos desertos distantes secos e remotos daquele país.
Numerosas lendas e contos rodeiam esta gema colorida.
Contam suas lendas que o criador desceu à Terra em um arco-íris, para trazer a mensagem de paz a todos os seres humanos. E no mesmo lugar, onde o seu pé tocou a terra, as pedras ficaram vivas e começaram a brilhar refletindo em todas as cores do arco-íris. Foi o nascimento das Opalas.
O nome Opala vem derivado do Sanscrito “Upala”e significa “Pedra Valiosa”. Esta foi provavelmente a raiz para o termo grego “opallios”, cuja tradução seria “cor que muda”.
Por décadas as pessoas tem acreditado que a Opala tem o poder de cura. Dizem que cura depressão e ajuda a pessoa que a usa a encontrar o seu verdadeiro amor.
Opalas também supostamente aumentam as características positivas das pessoas nascidas sob o sígno de cancer .
O grupo de Opalas perfeitas inclui um número bastante significante de maravilhosas gemas, que compartilham uma característica: elas brilham e faiscam em um jogo de cores que se modifica constantemente, os peritos descrevem isso como “opalising”.
Dependendo da espécie, o lugar de ocorrência, e cor do corpo principal, diferenciamos a Opala Escura ou Preta, Branca ou Clara Opala, Leite ou Opala Cristalina, Opala de Fogo e mexicana, entre outras.
As variações de opala são praticamente ilimitadas. Todas elas mostram de uma maneira própria especial quele jogo único de cores – exceto pela Opala de Fogo (fire opal), devido à sua transparência, contudo, também é sem dúvidas considerada uma espécime de Opala Perfeita.
Se houver falta daquele típico jogo de cores das Opalas, elas serão denominadas simplesmente “Opala Comum”.
A fim de tirar melhor proveito das cores de uma Opala Perfeita, as pedras são cortadas e polidas em forma de cabochons redondo ou oval, ou qualquer outra forma que seja levemente arcada.
Só as melhores qualidades da Opala de Fogo, contudo, são facetadas.
Devido à porcentagem de água, as Opalas podem se tornar fácilmente frágeis. Elas sempre contêm água – normalmente entre 2 e 6 por cento, mas às vezes até mais. Assim se guardadas por demasiado tempo no seco ou exposta ao calor por um período de tempo mais longo, as Opalas mostrarão fissuras e o jogo da cor ficará mais pálido. Por isso, as jóias de Opala devem ser usadas tantas vezes quanto possível, já que então a gema receberá a umidade necessária do ar e da pele da pessoa que a estiver usando.
Sem dúvidas uma gema fascinante !
As informações contidas neste “post” tirei do site Gem, se você quiser algo mais completo recomendo que dê uma passadinha por lá.
Sparkling !!
Sandra
P.S. As jóias colocadas aqui estão a venda nos sites: www.hsn.com e www.shopnbc.com