News, Information, Recipes, for the Brazilian Community

Pearls ….Pearls ..love them !

– Posted in: Jewelry

Os americanos gostam muito de comprar jóias com pedras do mês do nascimento, sempre tem tabelas com as pedras na joalherias e lojas de departamentos.

No Brasil isso não é evidenciado, mas não deixa de ser interessante.

Faço aniversário no mês de junho, e a minha pedra é a pérola, coincidência ou não, eu adoro pérolas.

Lendo à respeito de pérolas descobri alguns fatos interessantes, por exemplo, a pérola negra só nasce no Tahiti, em nenhum outro lugar do mundo ela existe.

Como o diamante a pérola também é avaliada de acordo com vários itens tais como, cor, brilho, tamanho, e forma.

O desenvolvimento de uma pérola é muito interessante, começa quando um corpo estranho penetra na concha (ostra) e irrita o molusco, provocando então uma irritação que levará a uma reação natural da ostra, que será cobrir aquele corpo estranho para proteger-se, e ela faz isso colocando sobre ele camadas da mesma substância de nácar que é usada para criar a concha. Isto conseqüentemente forma a pérola.

Portanto uma pérola é um corpo estranho coberto com camadas do nácar.


A maior parte de pérolas que vemos em lojas de jóias são arredondadas, são as mais valiosas.

Nem todas as pérolas são redondas, algumas são de forma desigual e são conhecidas como pérolas barrocas.

As pérolas, existem em várias cores, inclusive branco, preto, cinza, vermelho, azul e verde.

A maior parte das pérolas podem ser encontradas em todo o mundo, mas as pérolas pretas sòmente no Oceano Pacífico do Sul, Tahiti como falei anteriormente.

As pérolas cultivadas são criadas pelo mesmo processo que pérolas naturais, mas com uma “ajudinha”humana heheheheh.

Para se criar uma pérola cultivada, manualmente a concha da ostra é aberta, corta-se uma pequena fenda no tecido do manto( corpo ). Pequenos objetos irritantes então são inseridos embaixo do manto. Em pérolas cultivadas de água doce, apenas cortar o manto é suficiente para induzir a ostra a criar o nácar que produz a pérola.

Embora as pérolas cultivadas e naturais sejam de qualidade equivalentes, geralmente as pérolas cultivadas são mais baratas que as pérolas naturais, pois estas são mais raras.

A pérola mabe é uma pérola cultivada meio-esférica ela é cultivada na parte interior da concha, ao contrário da pérola que é cultivada no interior do corpo do molusco.

A madrepérola, é o revestimento iridescente dentro da concha da ostra.

A pérola era conhecida na antiguidade como a “rainha das gemas”.


Antes da criação das pérolas cultivadas no início dos anos 1900, as pérolas naturais eram tão raras e caras que elas eram reservadas quase exclusivamente para os nobres e muito ricos.

A grande novidade da moda hoje em dia são as pérolas chocolate, essas pérolas são tingidas e geralmente elas vem acompanhadas da outra grande novidade da moda atual que são os diamantes chocolate, esses podem ou não ser naturais, alguns também são tingidos.

Escrevi aqui coisas que achei interessantes a respeito das pérolas, mas se você quiser saber mais detalhadamente como elas são avaliadas, criadas, etc. é só clicar nos links abaixo, super legal !

Diamonds

Pearls

Celebrate !

Sandra

As fotos são de jóias à venda no site www.shopnbc.com

0 comments… add one

Related Posts

0 comments… add one

Leave a Comment