Uma das minhas cores favoritas é o verde, (talvez até seja A minha cor favorita) eu nem havia percebido o quanto eu adorava verde até que quando ia comprar um carro, escolhia o verde, ia comprar uma roupa escolhia o verde, e mesmo assim eu não tinha consciência do quanto eu gostava dessa cor, até que um dia eu fui comprar nem lembro bem o que e na hora que fui escolher eu falei, ummmmm verde, daí meu marido falou, claro que tinha que ser verde, tudo que você compra é verde, dai que eu percebi o quanto eu adorava essa cor e que até o nosso quarto eu havia pintado de verde hehehehe…bom… Peridot………. eu nunca havia ouvido falar nessa pedra. Nos USA é muito conhecida, talvez por possuir uma grande reserva no estado do Arizona. Mas devido a minha grande paixão pela cor verde, Peridot se tornou uma das minha pedras favoritas.
Claro que não tenho conhecimento para escrever sobre uma pedra sem pesquisar, aqui vai o resultado de minha pesquisa.
O verde vívido do peridot, com apenas um toque de dourado, é a cor ideal para usar com seu guarda-roupa de verão. Não admira, já que o peridot é a pedra do mês de agôsto que é mês de verão nos USA.
O peridot é uma pedra preciosa muito antiga, e que se tornou muito popular hoje novamente.
É tão antiga que pode ser encontrada no Egito a partir das primeiras jóias 2o milênio aC. As pedras usadas naquela época surgiram a partir de um depósito em uma pequena ilha vulcânica no Mar Vermelho, cerca de 45 milhas ao largo da costa egípcia em Aswan, que não foi redescoberta até cerca de 1900, essa mina está no entanto esgotada há muito tempo.
Dito isto, o peridoto é também uma pedra preciosa plenamente moderna, há poucos anos depósitos foram localizados na região de Kashmir, e as pedras desses depósitos, sendo uma incomparavel beleza de cor e transparência, ajudaram a essa pedra readquirir a fama que estava meio que apagada há alguns anos.
Os antigos romanos também encontraram essa pedra e se encantaram com o seu brilho e o fato de não mudar mesmo em luz artificial e a apelidaram de esmeralda da noite.
Peridot também é encontrada na Europa em igrejas medievais onde adorna muitos tesouros, por exemplo um dos santuários da catedral de Colônia. Durante o período barroco essa pedra teve novamente uma grande procura caindo novamente no esquecimento.
Mas em 1990 foi encontrada uma Mina no Pasquistão com as pedras mais lindas jamais encontradas anteriormente, elas só podem ser retiradas das minas durante os meses de verão devido ao clima local.
No intuito de realçar a qualidade do peridots especial do Paquistão, estas pedras são oferecidas como “Kashmir peridots’, na sequência das famosas “Kashmir safiras”.
O peridoto é uma das poucas pedras que vêm em uma cor só. A rica, cor verde com o ligeiro matiz de ouro que é causado por muito finos traços de ferro. A intensidade da cor depende da quantidade de ferro. A cor em si pode variar de todos os tons de amarelo e verde oliva, e mesmo para um verde acastanhado
As pedras mais lindas vem da área entre o Pakistão e o Afegasnistão, no entanto essa gema existe também em Myanmar, China, USA, África e Australia.
Geralmente o Peridot é cortado de acordo com a forma de seu cristal, ela também é geralmente facetada a menos que possua muitas inclusões, daí geralmente é escolhido o cabochon.
Uma pedra fantástica que realça qualquer jóia.
Magnifique!
Sandra
P.S. As jóias encontram-se a venda no site www.shopnbc.com