News, Information, Recipes, for the Brazilian Community

Entenda a reforma financeira dos EUA segundo Barack Obama

– Posted in: Economy

Barack Obama propôs uma reforma na regulação do sistema financeiro americano, segundo ele a falta de regulação levou o país perto de uma catástrofe ele ainda afirma  “Não escolhemos a forma com que esta crise se declarou, mas temos opções sobre o legado que esta crise nos deixa” e para tanto propõe uma reforma mais ampla do que a que foi utilizada após a grande depressão em 1930.

O plano tem como objetivo o aumento da autoridade de supervisão e regulação do Banco Central dos Estados Unidos ( FED ) sobre o setor financeiro, com o intuito de evitar uma repetição da crise nos mercados bancário e de capitais como a que ocorreu no ano passado.

Além disso, o objetivo é aumentar o controle sobre instituições financeiras, que  terão de atender padrões mais elevados, com exigências mais severas de capital e liquidez para aumentar a resistência delas. A nova autoridade do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) será complementada por um conselho regulador de supervisão para “lidar com questões que não se encaixam nitidamente em um mapa organizacional”.

Segundo Obama seria um “erro” se desfazer totalmente do antigo sistema, no entanto “mudanças significativas” são necessárias.
“Ao definir regras claras do caminho e assegurar a transparência e negociações justas, promoveremos um mercado mais vibrante.”

No plano regulatório, o Fed terá sua autoridade aumentada, para supervisionar todas as instituições que possam representar risco à estabilidade financeira, incluindo as não-bancárias. Padrões mais rígidos de capital e risco deverão criados para as empresas financeiras. Além disso, os fundos privados de capital terão que ser registrados na Securities and Exchange Comission (SEC, equivalente à Comissão de Valores Mobiliários brasileira)

Obama inclui, ainda, a eliminação do Office of Thrift Supervision (OTS, agência de supervisão de instituições de poupança), que permite a algumas instituições escapar de regulamentações do Fed.

O documento propõe também uma maior regulamentação do mercado de securitização, incluindo as agências de análise de risco.

Em caso de uma nova crise, o governo também quer ter novos mecanismos de ação. De acordo com o plano de Obama, um novo sistema deverá ser criado para resolver a situação de instituições financeiras não bancárias cuja quebra possa ter efeitos em conjunto no sistema, ou seja que venha afetar outras  áreas.

A autoridade do Fed de realizar empréstimos também deverá ser revisada.

Sandra

Texto retirado de artigo do G1( globo.com)

0 comments… add one

Related Posts

0 comments… add one

Leave a Comment