Americano ou Estadunidense ?

Escrever este “post” é mais do que uma necessidade pra mim !

A grande moda agora dos “anti-americanos” é dizer : O americano é tão arrogante que se chama de americano como se apenas ele fosse americano, nós ( brasileiros ) somos americanos também, nós também nascemos na América. Eles são Estadunidenses.

Não…..tem coisa mais estúpida que isso ?

Primeiro porque isso me parece um enorme complexo de inferioridade por parte desses brasileiros.(Na verdade eu disse que parecia, mas devido a insistência de uma pessoa estou tendo certeza)

Segundo porque o que determina a nacionalidade de alguém não é o continente onde a pessoa nasceu e sim o país, e infelizmente pra esses brasileiros, o único país que tem AMERICA no nome é os ESTADOS UNIDOS DA AMERICA, portanto, se você nasceu nos Estados Unidos da America você é americano ou melhor, if you were born in United States of America, you are American, e a tradução para Português de American é Americano…..

Portanto, mesmo que os Estados Unidos da America fosse na Europa eles ainda seriam Americanos, ( não Europeus ) porque nasceram naquele país e não naquele continente….( me referindo ao nome apenas )

Nacionalidade = Nação = País de nascimento

Continuando esse festival de abobrinhas !

Os brasileiros podem se dizer americanos por estarem na America, no entanto, quando tem que responder qual a sua nacionalidade ? a resposta queiram ou não terá que ser Brasil, porque a nacionalidade vem do País ( de novo ! ) e não do Continente onde você nasceu. Republica Federativa do Brasil, nacionalidade ? ……. BRASILEIRA.

Os brasileiros podem falar estadunidense para os americanos ? sim, podem, já que em Português a tradução de United States of America é Estados Unidos da America, no entanto, o resto do mundo que não fala Português, continuará chamando-os de AMERICANOS, queiram os brasileiros ou não, e ainda, se um americano, por alguma razão estiver morando no Brasil e for preencher uma ficha qualquer de emprego por exemplo e perguntarem, qual a sua nacionalidade ? advinhem qual será a resposta ? AMERICANA pois é o que consta da sua certidão de nascimento, e não estadunidense.

Só para complementar o que parece que muita gente não entende ou insiste em fingir que eu falei outra coisa, NÃO é errado dizer estadunidense, é apenas uma outra forma de chamar aos nascidos nos Estados Unidos da America, NO ENTANTO, aos nascidos naquele país só lhes resta a palavra AMERICAN como já falei lá em cima e estou repetindo…..

Alguém discorda ?

UFA !!!

Sandra

P.S. O Post continuará on line queiram ou não é MEU espaço, no entanto me darei ao direito de não publicar aos comentários xenófobos, e quem não gostar, crie sua web e apareça , não será à minhas custas. 😉

COMPLEMENTANDO :

Devo avisar aos visitantes, e isso atualmente é direcionado a UMA PESSOA, que entra aqui quem quer, eu não chamo ninguém, deixa sua opinião se quiser NO ENTANTO, se quiser fazer com que eu MUDE a MINHA opinião, não vai acontecer, vou deixar bem claro que eu falo o que quero porque aqui é MEU espaço e eu NAÕ sou democrática hehehe pago a conta portanto escolho o menu, ou seja se vc quiser aparecer, monte um blog e coloque e exponha a SUA opinião, não será aqui, grosseria e falta de educação eu não vou permitir !
Enjoy !

In Category: Brazilian Ideas

Sandra

Show 423 Comments
  • Pablo February 18, 2012, 10:11 pm

    Que post ridículo. Pare e pense mais sobre isso.
    Se fosse assim, então por que diabos chamamos as pessoas que nascem na Europa de Europeus? Se fosse pelo país como você disse, teríamos que falar ‘alemão’, ‘francês’, etc.
    Se eu falo alguma coisa do tipo “os africanos são em sua maioria negros”, eu me refiro a todas as pessoas que nasceram no continente da África, se eu falo “os europeus são em sua maioria brancos”, eu me refiro a todas as pessoas que nasceram na Europa.
    Se fosse pra seguir sua linha de raciocínio, então não poderíamos chamar ninguém de asiático, africano, europeu, etc.
    Por que tem que ser diferente com o continente americano?
    Se nascemos no continente americano, somos ‘americanos’ assim como asiáticos que nascem no continente da Ásia, ou os africanos e europeus como já repeti algumas vezes.

    • Cloez February 21, 2012, 7:40 pm

      Pablo, adorei a sua colocação, vc provou o que eu falei de outra forma hehehe ..ou seja, os nacidos no continente americano são americanos portanto os nascidos nos EUA são mesmo americanos e não estadunidense certo ? Thanks ! heheheh

      Agora me diz, ou melhor, copia e cola aqui, onde no post eu falei que quem nasce na America não é americano !!!

      Pablo querido, trabalhe mais sua leitura e compreensão ok ??

      Bjs
      Sandra

      • anonimo August 27, 2012, 3:18 pm

        OS ESTADUNIDENSES, POR NASCEREM NA AMÉRICA, SÃO AMERICANOS, ASSIM COMO OS BRASILEIROS, ARGENTINOS, CANADENSES, MEXICANOS… MAS NO BRASIL É CORRETO MESMO (DIDATICAMENTE E OFICIALMENTE) CHAMA-LOS DE “ESTADUNIDENSES”, VISTO QUE HÁ UMA ENORME CONFUSÃO PELO FATO DE EU E VOCÊ (BRASILEIROS) SERMOS TAMBÉM AMERICANOS.
        P.S. é um grande egoísmo eles dizerem: “nossa nação não tem nome, somos os estados unidos da América”

        • Cloez August 27, 2012, 5:45 pm

          Oi, primeiro gostaria de saber onde vc leu que os americanos dizem que o país deles não tem nome ??? que é isso ? claro que tem nome e o nome é ESTADOS UNIDOS DA AMERICA assim como o Brasil ja foi ESTADOS UNIDOS do BRASIL, sabia disso ???
          isso que vc falou ai que vc é americano eu sou americana, esta correto, todos somos americanos, no entanto, a sua nacionalidade é americana ou brasileira ??? O nascido nos EUA é americano porque nasceu na America ( certo ?? ele tb nasceu na America porque não pode usar o titulo ? ) e ele é americano porque nasceu em um país oque tem America no nome e a nascionalidad ede quem nasce na America é americana, e não ha confusão nenhuma porque quando vc fala sua nacionalidade vc fala se referindo ao seu país não ao continente onde vc nasceu …..
          Sandra

      • Antônio Lídio Gomes January 22, 2013, 2:57 am

        Sandra…
        Perdoai-os…eles não sabem o que dizem!!!!!!!
        Meu Deus, quanta ignorância, burrice e estupidez juntos!
        Parabéns a você, que primou pelo texto brilhante e quero lhe dizer que já sou freguês aqui.

        Bem, uma coisa gostaria de registrar aqui para alguns leitores.
        Ao invés de o governo brasileiro ficar se preocupando com esse miserável ACORDO ORTOGRÁFICO com Portugal, porque é que a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRA E O MEC, NÃO PROCURAM CORRIGIR ESSA ABERRAÇÃO DO TERMO AMERICANO SENDO USADO PARA OS NASCIDOS NOS EUA?
        Deveriam isto sim, implementar nos livros didáticos, nas universidades, e junto com a imprensa, O TERMO ESTADUNIDENSE QUE é o MAIS CORRETO.
        Imaginem um estadunidense, um canadense, um jamaicano, ou um nascido na Guiana Inglesa, dizendo para mim ao celular: SOMOS AMERICANOS.
        Irei imaginar que são TODOS nascidos nos EUA!!!!!
        Sei que não diz respeito ao texto, mas aproveito aqui para dizer um BASTA NO ACORDO ORTOGRÁFICO, (ATÉ PORQUE OS PORTUGUESES JAMAIS VÃO ACEITAR ESCREVER E LER DE FORMA UNIFICADA CONOSCO), E VAMOS ESCREVER BRASIL COM Z!!!!!! COMO FAZEM CORRETAMENTE OS ESTADUNIDENSES!!!!
        BRAZIL, BRAZILIAN!!!!
        BRAZIL, BRAZILEIROS!!!!!!!
        COMO ERA NA DÉCADA DE 20, QUE A MEU VER, HAVIA MAIS SENSATESZ E INTELIGÊNCIA!!
        VAMOS ESCREVER COMO PRONUNCIAMOS!
        ISSO SIM É EVOLUIR!!!!
        Dizem que de Machado de Assis a Caetano Veloso, o termo americanos sempre foi cantado em prosa e verso – “Americanos são muito estatísticos/ Têm gestos nítidos e sorrisos límpidos”
        -DEPLORÁVEL E DE UMA IGNORÂNCIA MONSTRUOSA ESTA FRASE VINDA DE INTELECTUAIS QUE SÃO “ÍCONES” NESTE PAÍS!
        APRENDAMOS SE POSSÍVEL, COM OS FALANTES DA LÍNGUA ESPANHOLA, QUE CORRETAMENTE REFEREM AOS NASCIDOS NOS EUA COMO ESTADUNIDENSE.
        OUTRA COISA, DIZEM POR AÍ QUE AO USAR O TERMO ESTADUNIDENSE EVOCAMOS UMA TENDÊNCIA ANTI-ESTADUNIDENSE.
        SÓ NA CABEÇA DA IMPRENSA BRASILEIRA E SEUS INTELECTUALÓIDES, QUE TEIMAM EM PROPAGAR TAMNHO ABSURDO!

        Assim como mineiro pode designar tanto um trabalhador em minas, seja ele búlgaro ou cearense, quanto um natural do estado de Minas Gerais, e o contexto resolve qualquer possível ambiguidade.
        Ao enunciar mineiros nascidos na Polônia, por exemplo, direi que os MINEIROS POLONESES, OU OS MINEIROS NASCIDOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS, OU OS MINEIROS CEARENSES; resolve claramente e com coerência a questão.
        Então o maior culpado para esta trapalhada, é a PRÓPRIA MÍDIA BRASILEIRA, QUE SÓ “EMBURRECE” A POPULAÇÃO. PORQUE NÃO COMEÇAR A USAR CORRTAMENTE O GENTÍLICO ESTADUNIDENSE?

        Valeu Sandra, um abraço.

    • Paulo December 16, 2016, 8:22 pm

      Pablo,
      Como mencionado, ninguém entra aqui obrigado. Alguém pôs uma arma na tua cabeça para você ler o Post?
      Não! Então, se manca! Americano é quem nasce nos Estados Unidos da AMERICA. (O nome oficial do país). A Constituição Brasileira de 1891 determinava que o nome oficial do nosso país seria “República dos Estados Unidos do Brasil”. Voce nunca viu ninguém chamando um brasileiro de “Estadunidense do Brasil”, Ouviu?
      Agora o Brasil se chama “Republica Federativa do Brasil”. Pela tua lógica, Quem nasce aqui deveria se chamar “Republicano”, não é? Então sossega o facho, que o nome certo de quem nasce nos EUA é “Americano”. Em relação ao Continente, O nome é Americas (no plural) E quem nasce na America do Norte é “Norte Americano” (os Mexicanos e Canadenses inclusive) e quem nasce na America do Sul é “Sul Americano”.

      Sandra,
      Fiquei contente de ver alguém que pensa coerentemente em relação a este assunto. Obrigado.

      • Sandra December 20, 2016, 6:43 pm

        Obrigada Paulo, a reciproca eh verdadeira hehehe
        Bjs
        Sandra

  • Diego Tito February 23, 2012, 7:08 am

    Minha cara,
    a questão do termo “estadunidense” ou “estado-unidense” é na verdade é uma tentativa de resolver um grande mal entendido.
    Acontece que algumas pessoas desconhcem a origem da palavra “american” como os estadunidenses são denominados em inglês. Por isso muitos acabam acreditando que a utilização do “american” é um desrespeito aos nascidos no continente americano.
    Eu já li o termo “estadunidense” em um livro de geografia e apoio, mas não pelos mesmos motivos que alguns brasileiros complexados tem.

    • Cloez February 23, 2012, 9:46 pm

      Pois é Diego, falou pouco e disse tudo !
      abç
      Sandra

  • Budha March 16, 2012, 2:48 pm

    america do sul foi o primeiro a ser chamado de america. depois de amerigo vespuccio deu uns pulos pelo continente. não estou dizendo que é ruim ser brasileiro, mas, estou falando de que é um termo incorreto chamar os US de america. pois alem de pegar o nome do continente, eles enganaram o povo do continente com o slogan “america para americanos” o qual fez o continente inteiro apoiar e acabou que na “somos america pelo nome america estar no usa name!”…
    america latina foi a expressao que um frances deu as partes que falavam idiomas derivados do latim, pois houve até um termo para uma parte da europa, a qual fala idioma derivado do latim de europa latina(o que seria no dias de hoje – portugal, espanha, frança, romania, italia, talvez até a suiça estaria no meio…) , mas o termo não pegou.
    e sim, pelo teu texto voce é bitolada, mente fechada, e cabeça dura!

    • Cloez March 16, 2012, 6:39 pm

      Budha, o que vc ACHA não interessa percebe ? O que interessa são os FATOS ! SE é certo ou não nào importa o que importa é o que é real e eu não vou discutir com vc quhe é um griosso sobre o que VOCÊ acha porque vc é ninguem para mim ok .
      Tchau
      Sandra

  • Renata March 27, 2012, 7:49 am

    Me diz uma coisa: já ouviste falar na doutrina Monroe “America for the Americans”?

    Me diz a que se refere esta frase. Se você acha que quer dizer “Estados Unidos para os Estadunidenses”, reveja seus conceitos.

    A sua tese cai por terra quando os próprios estadunidenses referem-se a si mesmos como North Americans (não há “North” em United States of America).

    Você acha que os estadunidenses se referem a si mesmos como Americans ou ao seu país como America, sem arrogância, só por uma questão de gentílico. Não somos que nos inferiorizamos, mas talvez você seja ingênua.

    Sou Brasileira e Americana, não gosto de ter minha identidade continental confundida com a de um determinado país.

    • Cloez March 27, 2012, 7:14 pm

      Renata, acho engraçado quando vc se refere a si propria como americana e quando ouve a frase America para os americanos so pensa nos EUA, sendo que quando essa frase foi dita ela se referia à não intervenção europeia nos paises pertencentes à American não especificamente EUA !..
      Segundo eu não me contradigo no sentido que muitos americanos se referem a si proprios como north americans assim como eu me refiro a mim como sul americana, porem nem eles, nem eu nos referimos a esse termo como NACIONALIDADE ?
      Vc se diz americana e brasileira e faz questão de frisar a identidade continental, muito certo porque sua nacionalidade não é americana nem que vc queira, ja os nascidos nos EUA tem a identidade continental americana tb ( certo????) e a nacionalidade americana ou estadunidense para os brasileiros não para eles… Vc pode chama-los como quiser, eles denominam a nacionalidade deles americana goste vc ou não 😉
      Sandra
      P.S? Alguma vez vc preencheu algum papel e colocou sua nacionalidade americana ??? Ou ainda se o fez foi confundida ?? Hehehe provavelmente sim pois sua nacionalidade nunca poderia ser americana se vc nasceu no Brasil.

    • Paulo December 16, 2016, 8:42 pm

      Renata,
      popde dormir tranquila que a sua “Identidade Continental” não sera confundida com a identidade de um país. Ela é “Sul-americana”, não simplesmente Americana. Assim como a identidade continental dos Americanos, Canadenses, e Mexicanos é “Norte-americana”. “Americano” só, é quem nasce nos Estados Unidos da America, Popularmente chamado de America. O nome do continente é “Americas” (no plural) com suas subdivisões America do Norte e America do Sul.
      Quem nasce na “Republica Federativa do Brasil” não é chamado de “Republicafederativense”, é? Assim como Quem nasce nos “Estados Unidos da America” não deve ser chamado de “Estadunidense”.
      Existem outros países com “Estados Unidos” no nome (Estados Unidos Mexicanos, por exemplo). Assim se voce chama uma pessoa de “estadunidense” pode estar se referindo a um mexicano.

  • Irlandes April 3, 2012, 5:17 pm

    Nunca tinha pensado por este ponto de vista.
    Será que se o continente se chamasse Colômbia(em homenagem ao descobridor) os atuais colombianos sofreriam este tipo de perseguição?

    De qualquer forma, ja que somos um país emergente, poderíamos mudar o nome para República Federativa da Terra. Então apenas nós, os(atuais) brasileiros, seriamos chamados de terráqueos… queria só ver os americanos reclamando “hey hey, eu também nasci na Terra” kkk

    • Cloez April 3, 2012, 6:51 pm

      Hehehe confesso que achei super engraçado o seu ponto de vista, mas ia ser legal mesmo, como que comprar os direitos autorais da palavra né? Hehehe
      Obrigada por participar
      Sandra

  • Irlandes April 3, 2012, 5:24 pm

    Alias, acredito que o gentílico “brasileiro” nem é o mais correto, ja que o sufixo é relacionado a algum tipo de atividade, como cartEIRO, FerrEIRO , padEIRO , sendo brasileiro, possivelmente as pessoas que exploravam a árvore pau-brasil.
    O gentílico correto deveria ser brasiliano, como a maioria dos povos nos chama .
    Ou seja, não sabemos nem o nosso gentílico corretamente e ainda perdemos tempo debatendo o gentílico dos outros.

    • Cloez April 3, 2012, 6:52 pm

      🙂 legal !
      Abç
      Sandra

  • Gustavo April 18, 2012, 5:07 pm

    Que tal o termo estado-unidense americano?

    • Cloez April 18, 2012, 8:31 pm

      Gustavo esse termo não é usado aqui.
      Abç
      Sandra

  • ander ferreira May 12, 2012, 1:52 pm

    estupido é você, e inferior é você
    Quem nasce na europa é europeu correto, quem nasce na asia é o que, é asiatico, porque quem nasce na america vive nos estados unidos da america, a espanha tem eles como etadounidenses sabia, é como pessoas como você E A GLOBO que isso de chamar eles de americanos não acaba nunca.
    O que seria a America se não fosse a amazonia

    • Cloez May 12, 2012, 2:08 pm

      Ander, primeiramente aprenda a ser educado e leia duas vezes o texto antes de falar bobagem, uma vez que uma vez só parece que não deu para vc entender direito ne ? quem sabe uma aula de interpretação de texto resolveria seu problema.
      Vamos la, explicando o que vc não entendeu, VOCÊ e quem quiser pode chamar de estadunidense,assim como os espanhois fazem, mas como eu falei, aqui nos EUA, o termo é americano vc goste ou não babe !! Outra coisa, os nascidos nos EUA são americanos tb porque nasceram na America tb certo …..?então onde esta o erro ???
      Quando escrever novamente, se escrever….. modere na linguagem porque senão vai morrer no servidor babe!!!
      Sandra

  • João Len June 23, 2012, 4:16 pm

    só para complementar esse tópico, existe também um país na América do norte com o nome oficial de ESTADOS UNIDOS DO MEXICO.
    Então chamar os AMERICANOS de estadunidense não seria desmerecer os estadunidenses do MEXICO?

    vamos discutir um pouco.

    • Cloez June 24, 2012, 12:55 pm

      Oi João, sim, vc tem razão, maas geralmente as pessoas que discordam não querem saber de nada hehehe mas valeu a observação ! Obrigada !
      Abç
      Sandra

  • Daniel July 22, 2012, 8:47 pm

    Esse termo, um tanto de mal gosto, na minha opinião, está sendo popularizado nas universidades devido a doutrinação nazifacista, marxista, que os idiotas uteis recebem na universidade ha anos. Os adoradores do che inventaram essa moda como muitas outras para através do vocabulário inculcar revolução na cabeças dos jovens…qualquer coisa que se pareça com a falsa luta de classes inventada por Marx. Teu texto é bem elucidativo, mas como o uso do termo é ideológico, tu só desperdiçou tempo, e prepare-se mais ataques raivosos…um abraço…

    • Cloez July 23, 2012, 8:04 pm

      Oi Daniel, obrigada por seu comentário tão simpático e inteligente.
      abç
      Sandra

  • edvan September 8, 2012, 4:39 am

    Quem nasce nos Estados Unidos do México é mexicano. Este é o nome do país.
    Quem nascia nos nos Estados Unidos do Brasil era brasileiro. Ou alguém esqueceu que o país já teve este nome?
    Por que quem nasce em nos Estados Unidos da América não é Americano?

    • Cloez September 11, 2012, 11:09 am

      Oi Edvan, esse é um dos pontos que eu considero tb,obrigada por participar ,concordo plenamente com vc.
      abç
      Sandra

  • Arthur October 3, 2012, 1:02 pm

    Eu tenho dúvida numa coisa: Já que o adjetivo de nacionalidade americano é referente a nacionalidade não ao continente: quando eu falo: sou americano (continente) e um americano diz: I’m american (continente), quando o próprio americano saberá se ele está referindo-se à nacionalidade dele ou ao continente dele? Mas sem usar o termo North american ou South american?? Me imagino no EUA e um americano me pergunta se sou europeu(no caso Portugal), ai eu digo: “não, sou americano” será que ele vai pensar que sou estadunidense? Eu já ouvi fala que o sotaque de português e espanhol é parecido com o de brasileiro.

    • Cloez October 3, 2012, 6:57 pm

      Arthur, vc esta usando ai o termo fora de contexto, porque quando vc diz sou americano (continente) devera ter uma razão outra que não nacionalidade certo ? porque se perguntarem por nacionalidade vc respondera brasileiro não americano, se ele achar seu sotaque europeu e perguntar se vc è europeu com certeza vc respondera, não, sou brasileiro, eu nunca falei sou americana me referindo ao continente, nunca …. se vc disser que é americano com certza ele pensara que vc é dos EUA.
      abç
      Sandra

  • Arthur October 3, 2012, 1:55 pm

    Discordo totalmente desses comentários que dizem que chamar os americanos de estadunidenses é coisa de socialista ou marxista. Primeiramente respeitem a opinião dos outros, né? Afinal não ser chupador de bolas dos americanos, não é ser socialista, afinal acho que chamar de americano, norte americano ou estadunidense é algo que vai pelo gosto ou vontade do individuo. E entrando na politica,(discordem de mim se eu estiver falando besteira) não é possível que eu seja o único que sente pelo menos um pouquinho inferiorizado já que quando eles se chamam de americanos, dá a impressão de eles serem os donos, representantes ou sei lá da América inteira. Acredito eu que eles se acham assim pois já ouvi em muitos lugares eles se referirem ao próprio país de “America”,no lugar de USA, ou até mesmo naquela politica americana (que eu fiz prova semana passada e ja esqueci o nome kkkkkkkk), “América para os americanos”, acho que não abaixar a cabeça e denomina-los de estadunidense não tem nada de socialista. Lembrando que não me referi ao post deste site, além disso obrigado Sandra, vc tirou muitas dúvidas minhas permitiu eu criar outra visão do assunto.
    Abraços

    • Cloez October 3, 2012, 7:04 pm

      Arthur, vc falou o que eu acho, infelizmente quem se importa com o fato de eles se chamarem de americanos è sim pore se sentem inferiorizados…. concordo com vc que cada um chama como quiser, mas eles so podem se chamar de americanos e è isso que muitos não concordam, acham que eles deveriam mudar o termo de referencia as sua nacionalidade…
      Quando vc se referiu a Doutrina Monroe America para os Americanos, mais uma cez vc demonstrou o seu complexo de inferioridade pois quando essa politica foi implantada foi exatamente na época em que as colonias dos europeus (espanhois e portugueses) havim conseguido se libertqr e tentavqm manter a independencia, e a America para os Americanos não é em referencia aos americanos dos EUA e sim aos americanos da AMERICA em geral Norte e Sul e veja bem, vc entendeu sendo para os americanos dos EUA apenas ! Por isso eu digo que é picuinha isso A,

      abç
      Sandra

  • JR October 17, 2012, 4:02 am

    TO COM O PABLO, ESTE RAPAZ AI ENCIMA É UM PERNÓSTICO, TÃO CLARO COM ÁGUA É, NORTE AMERICANOS, CENTRO AMERICANOS, SUL AMERICANOS. NORTE DO CONTINENTE AMERICANO, CENTRO DO CONTINENTE E SUL DO CONTINENTE, POIS TODOS VIVEMOS NA AMÉRICA, TODOS FOMOS AJUDAR A GANHAR A SEGUNDA GRANDE GUERRA, POR ISSO ELES PEDIRAM AJUDAR DOS AMERICANOS OU SEJA, DOS PAISES DO CONTINENTE AMERICANO.

  • Marcelo November 2, 2012, 9:03 am

    Depois de ler o texto e os comentários mudei de opinião. Seria o mesmo que chamar os brasileiros de republico-federativos, já que nasceram na República Federativa do Brasil.
    Mas de qualquer forma chamar quem nasce nos EUA de americano causa confusão, pois América também é o nome do continente.
    E em inglês existe o termo yankee.
    Acho que o gentílico deveria ser algo como americano-estadunidense, americo-estadunidense, sei lá.
    Vamos pegar o exemplo da África do Sul: quem nasce lá não é chamado apenas de africano, mas sim sul-africano, o que evita confusões do país com o continente.

    • Cloez November 2, 2012, 3:55 pm

      Marcelo, primeiro, aq eu não estou fazendo um concurso para ver quem acha que nome deveria ser, estou apenas dizendo o que é, isso para os nascidos nos EUA , se os demais querem chamar de outra forma, que o façam, mas para os nascidos aquii, não existe outra forma.
      Quanto a causar confusão, só causa se vc quiser porque nacionalidade NUNCA foi por continente e sipor país, portanto, quando perguntam de onde vc é o natural é responder o país, não o continente.
      Sandra

  • Daniel Chui December 13, 2012, 1:22 am

    Olá,

    Sou estadunidense (ou americano, como queras) e gosto muito do que escreveste. Tenho um canal de Youtube e queria saber se é melhor pôr “estadunidense fala português” ou “americano” ou “norteamericano”. Aqui vejo que muitos acham que, tão como em espanhol, é melhor dizer estadunidense embora os próprios brasileiros podem usar americanos quando estão a falar de nós. É muito confuso para nós 😉

    Gosto muito do teu blog. Tomara que possas visitar a minha humilde página.

    • Cloez December 13, 2012, 6:59 pm

      Daniel, você pode usar qualquer termo, o que preferir, nenhum deles é errado, como vc esta se referindo a vc mesmo em português ambos os termos podem ser aplicados corretamente, se vc colocar estadunidense com certeza ganhará muitos fãs hehehe !! Muitos brasileiros não gostam do termo americano.
      Visitarei sua página sim, muito obrigada pelo elogio e parabéns pelo português, muito bom !
      abç
      Sandra

  • Mike Brin December 20, 2012, 10:17 am

    Estadunidense e pronto!

    • Cloez December 20, 2012, 12:50 pm

      Americano e pronto !
      Sandra

  • Walter January 13, 2013, 1:07 pm

    Muitas pessoas no Brasil tem um sentimento que pode ser explicado com a seguinte história: Imagine a inglaterra se chamando Inglaterra da Europa e se auto-denominando Europeus em vez de Ingleses; os franceses seriam os primeiros a não chamar os Ingleses de europeus. Quem imagina isso, parou de chamar estadunidenses de americanos.
    Para complementar – Os estadunideses tem todo o direito de se auto-denominarem como bem entenderem; se gostam tanto do “american”, então que seja. Em contraponto, os outros países tem todo o direito de chama-los da maneira que melhor os identifique, seja estadunidense, confederado, yankee ou fanfarrão.

    • Cloez January 13, 2013, 1:33 pm

      Walter, se vc como cidadão brasileiro não gostar do nome dado aos nascidos no Brasil vc pode mudar ? Quem nasce no Rio de Janeiro é chamado de carioca, vamos supeur que vc não goste, vc pode mudar ? NÃO, porque é o nome e pronto, não adianta discutir a realidade percebe ?
      Quanto ao fato de vc poder chama-los de estadunidense , ou yanke,vc ppode, e isso eu ja falei no post ! Mas eu acho errado vc criticar quem os chama de americanos porque na verdade é o nome dado aos nascidos nos Estados Unidos da America vc goste ou não.
      SNdra

  • Walter January 14, 2013, 3:43 am

    Então pare de se incomodar com o fato de chama-los de estadunidenses. Eu sinceramente não me incomodo com o um estadunidense se auto-denominar americano – apenas não sou obrigado a denomina-los desta forma.

    • Cloez January 14, 2013, 7:18 pm

      Walter, eu me incomodo no que me diz respeito porque o correto em ingles é americano e eu sinto que grande parte das pessoas que decidiram mudar a denominação o fez por anti americanismo SIM, como vc diz pessoas de outros países estão fazendo isso, aliás começaram antes e os brasileiros como sempre copiando ne ?

  • Walter January 14, 2013, 4:17 am

    Então pare de se incomodar com o fato de chama-los de estadunidenses. Eu sinceramente não me incomodo com o um estadunidense se auto-denominar americano – apenas não sou obrigado a denomina-los desta forma.
    Vc tem razao quando escreve que não adianta discutir a realidade, que os estadunidenses vão continuar a se chamar americanos. Também não adianta discutir o fato de que cada vez mais, pessoas outros países vão continuar a chama-los de estadunidenses “quer vc queira ou não”.

  • Walter January 14, 2013, 5:13 am

    Desculpe eu tomar o seu tempo, mas achei tão incoerente o seu post que não dá pra não comentar.
    Vc escreve que: “eu acho errado vc criticar quem os chama de americanos porque na verdade é o nome dado aos nascidos nos Estados Unidos da America”. Eu poderia escrever: eu acho errado vc criticar quem chama os nascidos nos Estados Unidos de estadunidenses. E é exatamente isso que vc faz, critica quem os chama de estadunidenses, mas acha errado que eu critique quem os chama de americanos. Bom na verdade eu não critico – Eu acho que cada um, segundo sua preferência, use o termo que mais o agradar; não deixando de lado a realidade de que cada vez mais está se enraizando a denominação estadunidense, “vc goste ou não”.

  • Walter January 14, 2013, 10:45 am

    Para concluir. No Brasil é o costume chamar o continente americano de América e os USA de Estados Unidos. Usar o gentílico estadunidense para quem nasceu nos Estados Unidos soa tão natural quanto usar canadense para quem nasceu no canadá (dito por brasileiros é claro) – e é uma forma de delimitar geograficamente os USA entre o México e Canadá. Acredite, esta história de anti-americanismo – pelo menos por este motivo – além de ser um exagero da sua parte não é consenso entre estadunidenses; aliás eles nem ligam.

    • Cloez January 14, 2013, 7:22 pm

      Walter, concordo com vc nesse sentido, sim pode parecer natural agora, mas porque a mudança agora ??por casua do anti americanismo, mas tudo bem como vc disse para vc é natural e eu aceito isso, como denominação simples …. agora dizer que confunde com quem nasceu na America me poupe ! porque a nacionalidade não é por continente e sim por país..

      🙂

      Sandra

  • Walter January 15, 2013, 2:04 pm

    Quando vc fala em nacionalidade e continente me faz lembrar uma historinha. Tia Josefina na 6ª série do fundamental tentando fazer com que a garotada entenda por jogo de palavras:

    – Todo Inglês é europeu, mas nem todo europeu é Inglês;
    – Todo Mexicano é americano, mas nem todo americano é Mexicano;
    – Todo Americano é americano, mas nem todo americano é americano (sic); como fessora? não entendi;
    Vamos fazer de outra forma crianças:
    – Todo estadunidense é americano, mas nem todo americano é estadunidense – entenderam? Ah, agora sim fessora!!!
    Este é meu último texto – Um abração querida. Quem sabe um dia gente se encontre em New York.

    • Cloez January 15, 2013, 8:58 pm

      E tem aquelea historinha da professora que foi explicar nacionalidade para as crianças e disse:

      Todos que nascem nos Estados Unidos do Mexico são chamados de Estadunidenses jos Mexicanos ? mexicanos

      Todos que nascem no Republica Federativa do Brasil são chamado de Republicanos ou Brasileiros ? Brasileiros

      E todos aqueles que nascem nos Estados Unidos da America são chamados de Estadunidenses ou Americanos ? Americanos

      Voces sabem porque eles assim se denominam ???
      Porque a nacionalidade é diretamente ligada ao País

      E o que todos eles tem em comum ?

      O Continente em que nasceram ! Muito bem e todos eles são considerados o que ?
      Americanos !

      E quando alguem pergunta a sua nacionalidade o que vc deve responder se vc nasceu no país Chile que está no Continente Americano por exemplo ?

      Devemos responder que somos Chilenos ! Nunca usamos o continente como referencia de nacionalidade !!

      Garotos espertos !!

      Aulinha por aulinha a minha tb prova meu ponto de vista !

      Talvez a gente se encontre quem sabe, mas duvido que seja em NY, vou pouco para lá e eu estou em LV. 😉

      Sent from my iPad

  • Walter January 16, 2013, 7:00 am

    Minha querida. Você está correta. Todos os estadunidenses estão corretos. Não há outra forma de se denominarem, a não ser americans.
    O que vc não entende é o ponto de vista de outros países.
    Vamos supor que existisse na América (continente) um país com o nome “república federativa da América”, e os nascidos nesse país se auto-proclamassem com a nacionalidade americanos. Os nascidos nessa república iriam se intitular americanos e pronto – já os USA iriam chama-los de republicanos, federativanos ou o que seja, apenas para destingui-los.
    Os americanos (da republica federativa da américa) e os americanos (dos estados unidos da américa) estão corretos em seus pontos de vista.
    Beijos!!

    • Cloez January 16, 2013, 12:08 pm

      Oi Walter, eu entendo sim, quem não entende é vc me dando um virtual exemplo atual.
      Veja bem e vai ser minha ultima explicação, os Estados Unidos da America tem esse nome desde 1776, e até pouco tempo atrás nunca se cogitou em mudar o nome dos aqui nascidos, isso aconteceu de um tempo para cá e vc sabe disso tanto quanto eu, tudo devido ao americanismo que tomou conta do mundo.
      Os Estados Unidos tem esse nome porque as 13 colonias que declararam independencia se tornaram estados independentes e portanto Unidos sob uma mesma federação se tornaram os Estados Unidos, da America porque estavam localizados na America, e quem assim os denominiou foram os lembre-se que os britanicos que viajavam para uma das colonias britanicas no novo mundo (assim era chamado antes de receber o nome de America em homenagem a Americo Vespucio) e eles começaram a se referir ao local como America apesar de se referirem apenas ao local onde seria USA e o nome ” pegou” como diria o Sr. Lula.
      Portanto, como vc disse e concordo, o nome faz sentido para outros países, só acho que não faz sentido a mudanča agora, depois de séculos…..

      bjs
      Sandra

      • Giovanni January 23, 2013, 9:18 am

        “Portanto, como vc disse e concordo, o nome faz sentido para outros países, só acho que não faz sentido a mudanča agora, depois de séculos…..”

        Me repito, como escrevi no outro comentário. Se não houvessem mudanças de pensamento “depois de séculos” (como escrito pela autora), a terra ainda seria plana e o sol estaria em sua órbita.

        Mudanças sempre fazem sentido (ao contrário do que escrito pela autora), não fossem elas, estaríamos num estado de pensamento primitivo. Mudanças são bem-vindas sempre!

        Se há um novo anseio, e até um desejo do adjetivo americano, o mesmo pode sim ser requerido com exclusividade pelos nativos da América. E a nação sem nome que resolva por si seu problema, sem invasões (nem as linguísticas devem ser aceitas) aos outros povos.

  • Giovanni January 23, 2013, 9:12 am

    “(…) NO ENTANTO, se quiser fazer com que eu MUDE a MINHA opinião, não vai acontecer (…)”.

    Independente do assunto em questão, tomar uma atitude dessas é advinda completamente da ignorância e do senso comum.

    Penso que a coerência é inalienável na personalidade do ser humano, porém, a verdade é permanentemente mutável, de modo que, solidificar eternamente opiniões e argumentos ao decorrer da aquisição de novas informações (como essa discussão nos comentários) é um erro. É fechar os olhos para novas percepções.

    Obrigado.

    • Cloez January 27, 2013, 2:09 pm

      Giovanni, vc compara a mudança,de um nome com ciência… comtinuar pensando que a terra é quadradq faz diferença, agora uqe diferença faz para vc a mudança do nome do país ou de como são chamados os nascidos no determinado país se não for a elevação do ego dos brasileiros que se sentem prejudicados pelo nascido no país que leva America no nome … me poupe !
      Os nativos da America podem se auto denominar americanos, claro ue podem agora qual o propósito disso sendo que acima de americano vc é brasileiro, como já disse e repito, a mim basta ser brasileira, não me interessa mais um título …
      Ambiguidade nunca houve, sempre sse entendeu que os americanos são os nascidos nos EUA porque é de nacionalidade que falamos e continente não a determina
      🙂
      Sandra

  • Marcelo Farias January 24, 2013, 6:05 am

    Concordo plenamente com a Sandra, o termo mais usado é o mais correto, e os próprios americanos sempre chamaram a si próprios de americanos desde a fundação de sua nação, portanto os nascidos nos EUA são AMERICANOS.

    O termo estadunidense não é necessariamente errado, mas quando é utilizado vem geralmente carregado de uma forte conotação política, como se o termo americano fosse um exemplo do imperialismo destes, que se apropriam indevidamente de uma palavra que se aplica a todos os nascidos no Novo Mundo. Maldito complexo de inferioridade da “esquerdalha” latino-americana.

    Não existe confusão nenhuma quando chamamos um americano de americano, até mesmo os mexicanos, que geograficamente são tão norte-americanos quanto os próprios, os chamam de americanos (gringo é mais utilizado no sentido pejorativo, assim como os portugueses nos chamam de brazucas).

    Como bem exemplifica Sérgio Rodrigues, do blog Sobre Palavras, “[…] Assim como mineiro pode designar tanto um trabalhador em minas, seja ele búlgaro ou cearense, quanto um natural do estado de Minas Gerais, e o contexto resolve qualquer possível ambiguidade”. O resto é conversa pra boi dormir de gente com complexo de inferioridade.

    • Cloez January 27, 2013, 2:12 pm

      Marcelo, li seu texto e me senti extremamente frustrada por não ter conseguido me expressar tão bem como vc hehhehe.. muito obrigada por seu parecer objetivo e perfeito !
      🙂
      Sandra

      • Marcelo Farias February 20, 2013, 2:53 pm

        É um prazer contribuir com você, ainda mais em um assunto tão desnecessariamente controverso. Parabéns pelo site!!

        Abraços,

        Marcelo

  • Guilherme February 3, 2013, 8:42 pm

    Me diga Sandra, por que você defende os Estados Unidos da América tão fervorozamente, sendo que essa nação sempre prejudicou desenvolvimento da sua terra natal (Brasil)? Eu realmente estou curioso em relação à esta questão.

    • Cloez February 11, 2013, 8:30 pm

      Oi Guilherme, especifique por favor.
      abç
      Sandra

  • pinino February 22, 2013, 6:38 am

    Engraçado, vim à procura de que estatado Brasileiro eram os estadunidenses e dou com esta estranha polémica que me alertou para um assunto que deve dizer respeito tão sòmente aos Brasileiros. Pela a Europa nada disso se discute, estando todos de facto de acordo com a Cloez. Americanos são os nascidos nos EUA. Brasileiros no Brasil, Canadianos ou Canadenses no Canadá, Chilenos no chile,etc. Isso de estadunidenses (palavra difícíl heim!!) , está decerto conectado com alguma rivalidade entre os 2 Países, Brasil e USA. De qualquer modo tenho que agradecer todas as intervenções que foram esclarecedoras e ainda: já sei o que é o termo. ( aposto que se riram qto à minha ignorância) Bem hajam !

    • Cloez February 22, 2013, 4:06 pm

      Oi Pipino, gostei do ponto que vc citou de rivalidade, acho que é isso mesmo ! Valeu !
      Abç
      Sandra

  • rudregues November 28, 2013, 10:20 am

    É incorreto usar americano para designar nacionalidade dos EUA? Não.
    É impreciso? Sim. Precisamos inserir a palavra num contexto em algumas situações, senão num dá pra saber o significado.

    Quem nasce na República da África do Sul é sul-africano ao invés de africano.
    Quem nasce na República Centro-Africana é centro-africano ao invés de africano.
    Quem nasce na Coréia do Sul é sul-coreano.
    Quem nasce na Coréia do Norte é norte-coreano.
    Sei de onde vem o sul-africano, sei de onde vem centro-africano, sei de onde vem o sul-coreano, sei de onde vem o norte-coreano. Mas não sei de onde vem o americano. É da ‘América’ ou ‘Estados Unidos da América’? A princípio americano significa que nasceu nos EUA, mas será que é sempre assim? As antigas civilizações ‘americanas’ eram dos EUA? Não.
    Em qualquer livro de história de civilizações antigas tem a seção Incas, Maias e Astecas, povos americanos…

    Essa confusão acontece em português e espanhol, mas nossos companheiros usam estadunidense com naturalidade. Não acontece em inglês, pois ‘american’ é estadunidense e ‘latin american’ é qualquer americano ‘do México pra baixo’. O Canadá é deixado de lado. Nos Estados Unidos, inclusive, America significa Unitad State of America (sinônimos mesmo). Para o continente eles usam o termo Americas.

    É comum na língua portuguesa palavras com mais de um significado, entretanto quanto mais significados diferentes existirem, mais precisaremos de um contexto para compreendê-las corretamente. Prefiro usar o termo estadunidense, termo específico para isso, nem de contexto ele precisa para ser entendido. Seria melhor se no Brasil esse termo fosse o padrão. Mas não é errado usar o termo americano e não vou entrar em brigas para que o termo não seja usado.

    • Sandra November 28, 2013, 9:44 pm

      Oi, concordo com vc, realmente é impreciso, mas vc há de concordar comigo que é “entendível” certo ? Há anos que é dessa forma, da mesma forma que os sulafricanos sempre foram conhecidos como sul africanos e não apenas como africanos, quando alguem diz que foi para a Africa do Sul geralmente diz africa do Sul, não Africa apenas.
      Não acredito, honestamente que haja confusão quando alguem se diz americano, no entanto, se um brasileiro se disser americano, credite, haverá confusão…
      Quando vc diz que prefere usar o termo estadunidense, nada contra, só gostaria que a pessoas não se importassem tanto com o fato dos americanos se referirem a si proprios como americanos, porque não passa de uma nomenclatura, e como vc mesmo disse, ambas são corretas, afinal, se todos que nascem na America são americanos porque eles não podem ser ?
      Obrigada por sua opinião !
      😉
      Sandra

      • rudregues December 2, 2013, 8:59 am

        Então Sandra, até concordo com você… é que nem notebook e computador, posso chamar um notebook de computador sem problemas. Chego pra algum amigo meu e que está usando um notebook e digo “Pode me emprestar seu computador um instante?”. Nada de errado.

        Mas isso que você falou “só gostaria que a pessoas não se importassem tanto com o fato dos americanos se referirem a si proprios como americanos” é impossível de acontecer. Diversas são as razões. Haverá pessoas que dizem que é errado, haverá pessoas que pensam que os EUA usam o termo por se acharem donos do continente, haverá pessoas preciosistas, pessoas mal educadas ofendendo-a pela sua opinião entre outros tipos. Não adianta se estressar com isso. Temos que saber até que ponto vale expressar a nossa opinião, pra num perder tempo à toa numa discussão que num vai levar a lugar nenhum.

        Obs.: Não a parabenizei antes pela opinião, mas parabenizo agora! As pessoas deveriam ler mais pra não ficar caindo nesse tipo de erro, desenvolver senso crítico.

        • Sandra December 2, 2013, 3:37 pm

          Verdade, como diz o pastor da minha igreja, antes de brigar veja se vale à pena hehehe !
          Obrigada ! Volte sempre !
          Abç
          Sandra

  • Denis Martins December 17, 2013, 6:14 pm

    Ja achei correto o termo estadunidense, refleti e mudei de opinião. A expressão estados unidos da refere-se ao tipo de organização política da República. No Brasil somos uma República federativa e nem por isso somos republicofederativenses. Alem disso aqui no Brasil temos toponimos que causam o mesmo problema, tipo estado de São Paulo e cidade de São Paulo, paulistas e paulistanos, o radical paulist é mantido nos dois gentilicos. E nao causa confusão. Norte americano e ianque sao incorretos de fato.

    • Sandra December 18, 2013, 7:45 pm

      Denis, eu nem havia pensado no tipo de organização política, mas vc tem toda razão. Obrigada por participar.
      ab
      Sandra

  • Rafael January 22, 2014, 7:54 am

    é sempre assim se eu falo estadunidense vem o puxa saco do estadunidense e diz q é americano ai eu falo americano e vem o antisinho o anti americano falar merda “a vc tem q chamamos de estadunidense” enquanto os caras tão pouco se lixando pra gente pra eles agente é macaco é favelado já aqui tem gente q discute até como devemos chama-los vamos para com isso cada um chama do jeito q quiser é uns puxando saco dos caras outros contra os caras,cada um chama como quer,não precisamos começar uma guerra por isso.

    • Sandra January 26, 2014, 9:07 pm

      Rafael, o faro de chama-los de americano não necessariamente os faz puxa sacos e anti americanos chama-los de estadunidense, alguns acreditam ser esta a forma correta, eu, como afirmo no texto,a cho que o corretoé americano, mas, como vc diz e eu concordo, cada um que os chame como quiser, mas continuo afirmando que eles sempre se auto chamarão de americanos.
      ab
      sandra

  • Andre Dias April 20, 2014, 12:01 pm

    O que determinados quadrúpedes não percebem é que o NOME do país é AMÉRICA. Estados Unidos, apesar de fazer parte do nome, é a forma de organização do país.
    O Brasil se chama “República Federativa do Brasil”, mas todo mundo fala Brasil e ninguém reclama. Agora quando alguém chama os “Estados Unidos da América” de América aparece algum retardado para criar caso. Tenha paciência.
    O nome do país é América. O nome do continente é América, uma coisa não anula a outra.

  • Cidadão do Mundo November 15, 2014, 11:39 am

    Data venia à vossa excelência, haverei de discordar. De antemão vos digo que essa luta contra o imperialismo de mais de 100 anos dos Estados Unidos da América sobre o continente americano é legítima. A doutrina Monroe, “América para os americanos”, usa esse duplo sentido da palavra “americano” para justificar a politica externa dos Estados Unidos da América. O significado ingênuo adotado por vossa excelência para essa doutrina é “Estados Unidos da América para os americanos estadunidenses”, porém, há nessa doutrina um significado imoralíssimo subentendido, “Continente Americano para os americanos estadunidenses”. A doutrina Monroe não é a única ideologia imperialista dos Estados Unidos da América. A título de ilustração, pode-se citar também, o “Destino Manifesto”, o “Corolário Roosevelt”, a política do “Big Stick”, e a “Doutrina de segurança nacional”. Enquanto esse revolto cidadão do mundo, que vos escreve, estiver vivo, lutarei com todas as minhas forças contra qualquer soberbidade por parte de nossos irmãos americanos. Quando necessitado a lhes referir, me julgo no direito de usar “americanos estadunidenses” em textos em português; e de usar “united states americans” em textos em inglês.
    Como vossa excelência pode observar, os termos usados por mim carecem das deficiências apontadas por muitos nesse blog, e não permitem a ambiguidade que tanto incomoda os revolucionários.
    À propósito, com intuito de evitar mal entendidos, vos comunico que hei repudia à qualquer ideologia que pregue igualdade financeira. Também hei repudio à vossa relutância em mudar de opinião. Tampouco hei apreço pelo seu desgosto à democracia.

    • Sandra November 18, 2014, 10:49 pm

      Oi Thomas, eu não mudo de opinião da mesma forma que acho que vc tb não muda certo ? Vc fica com a sua e eu com a minha.
      No entanto, creio que vc não entendeu muito bem o que eu disse, se vc quiser chamar de estadunidense, que chame, eu chamo de americano, aliás eu sinto cada vez que vejo alguém me escrevendo da forma que vc o fez, um certo complexo, já disse isso e reafirmo.
      abç
      Sandra

  • Marcos February 24, 2015, 10:08 pm

    gente que discussão bacana *u* ! eu adoro reflexão! Sério , isso me encanta , porém , repuldio qualquer ato de ofensa . Quanto ao nome do país , é realmente um tanto confuso. O nome Estados Unidos da América , abre espaço pra duas formas de interpretação. De começo eu tinha em mente que , o certo era chamá-los de Estadunidense. Depois lendo as respostas e as explicações da autora estava me convencendo fortemente de o que o certo e unico , era chamar os nativos desse país de americanos, excluindo qualquer outra forma de expressão, porém , ao refletir tanto no assunto eu vi que , tanto estadunidense e americano estão corretos =) . Por que ? Simples ! Porque isso varia da sua forma de interpretação , e não tem como alguém sequer afirmar e bater o pé dizendo o que é o certo. Como disse anteriormente , o nome do país tem duplo sentido , é só analisarmos =). Vejamos : Quando o nome do país foi criado , qual foi a intenção deles ? O real nome é Estados Unidos do país América , ou o real nome é Estados Unidos do continente América ? o nome da nação pode ser tratar de uma simples homenagem , de certo modo ingênuo , como ao mesmo tempo pode se tratar de uma certa dose de orgulho digamos. Ou até mesmo dos dois certo ? Se a intenção deles ao nomear o país foi somente ao território , então o certo é “americano” havendo ai a exclusão de qualquer outra expressão ( porque os Estados Unidos é da América país ) . Agora , se a intenção deles ao nomear o território foi de vender e dominar a imagem , o certo é Estadunidense =) ( o nome do país passaria a ser chamado de Estados Unidos somente , porque os Estados Unidos é da América continente )! Por isto , tanto faz , tanto um como o outro estão certos , indo da preferência de cada um /o/ . Sandra sua linda me leva pra ai rsrsrsrsrrs

    • Sandra February 27, 2015, 2:14 pm

      Oi Marcos, obrigada pro participar da nossa “discussão”heheheh
      Realmente vc tem razão, gostei da forma “realista” vamos dizer assim, que vc colocou sua idéia, ou seja, vc não deixou sentimentos interferirem em sua análise, foi apenas no assunto…. eu digo isso porque muitos afirmam que devemos usar o termo estadunidense apenas por serem anti americanos… enfim… eu acho que ambos os termos estão realmente corretos e como sempre digo, use o que vc achar que deve ser usado… mas para o americano só há um que é american…
      Venha quando quiser para cá, será sempre “welcome”caso vc não saiba o americano adora os brasileiros ….
      bjs
      Sandra

  • Osvaldo March 19, 2015, 4:14 pm

    mudar a arrogância deles é impossível , oque eu não entendo é como algumas pessoas se subordinam a ela, pois o capricho arrogante desse auto- denominarem América, é um desrespeito a mais de 50 povos legitimamente americanos do Continente.

    • Sandra March 21, 2015, 9:15 pm

      Osvaldo, mais de 50 legitimamente americanos do continente, inclusive eles certo ? Todos podem se auto intitularem americanos, ninguem proibe ninguem de se auto intitular americano, no entanto outros países possuem um outro nome alem do americano.
      O que me surpreende é como algumas pessoas ainda se sentem tão inferiores a ponto de se importarem com isso… não basta para vc ser brasileiro ?
      Sandra

  • Cesar Vieira July 13, 2016, 8:45 am

    Gostei do seu post, porém Estadunidense está errado. Americano é o correto, justamente pelo o que você disse: Estados Unidos da America, portanto, Americano! Porém, temos outros Estados Unidos, como os Estados Unidos Mexicanos, chamamos o país de Mexico, e os nativos de mexicanos, mas não de estadunidense. Estadunidense tem vários, mas Estados Unidos da America e Estados Unidos Mexicano é 1 só. Portanto, o correto é utilizar o nome completo do país. A palavra America tem dois significados: País (EUA) ou continente já que o país foi nomeado pelo continente americano. Nos referimos a todos na Europa como europeus porque todos nasceram neste continente, agora espanhol, frances, italiano, alemão, só tem 1.

    • Sandra July 14, 2016, 9:05 pm

      Cesar, verdade, mas , como eu sempre falo, as pessoas tem direito de chamar como quiser, mas a eles só mesmo americans….
      Obrigada por participar
      SAndra

  • Caio July 7, 2017, 6:11 am

    Não aguento mais essa história de estadunidense. Então não quero ser chamado de brasileiro, sou republicanofederativo. É república federativa do Brasil, não? Mas o que vale é o último. Se chamar de estadunidense os AMERICANOS estaríamos discriminando o México, pois o nome é “Estados Unidos do México”?? Novamente o último nome. E Estados Unidos da América? Estadunidense? NÃO, AMERICANO!

    • Sandra July 27, 2017, 7:36 pm

      Obrigada pelo apoio e participação Caio !
      bjs
      Sandra

Leave a Comment