Brasileiros nascidos no exterior

by Sandra on August 12, 2009

Post image for Brasileiros nascidos no exterior

Encontrei isso na Internet e achei interessante colocar aqui e embora possa parecer bobagem é importante, digo isso porque mês passado uma amiga minha viajou ao Brasil com a filha de 15 anos e na volta o passaporte da garota ( o brasileiro ) estava expirado, ela teve de renovar e por a menina não ter sido registrada no consulado brasileiro quando nasceu, ela acabou tendo que enfrentar uma certa burocracia para poder voltar aos USA mesmo a garota tendo o seu passaporte americano em dia. Uma certa burocracia estou dizendo para ser gentil hehehe ela não apenas perdeu o vôo como tb  acabou precisando de uma autorização de um juíz para poder embarcar ( alguns dias depois ) uma vez que ela não poderia ficar muito tempo mais no  país e demoraria muito o novo passaporte pelo fato dela não ter sido registrada….portanto…..pense nisso…

IMPORTANTE
Emenda Constitucional nr. 54/2007
São brasileiros os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em Repartição brasileira competente ou venham a residir no Brasil e optem, a qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
Os nascidos no estrangeiro entre 7 de junho de 1994 e 20 de setembro de 2007, filhos de pai brasileiro ou de mãe brasileira, poderão ser registrados em Repartição diplomática ou consular brasileira competente ou em Ofício de Registro, se vierem a residir no Brasil.

Como fazer para registrar seu filho, e o que é necessário está colocado abaixo no “link” do Consulado.
ATENÇÃO:

De acordo com Lei Federal 11.790, o registro consular de nascimento poderá ser efetuado a qualquer tempo, independentemente da idade do(a) registrando(a). Para tanto, e segundo a idade do(a) menor, deverá ser observado que:

– No caso de MENORES de 12 anos, o registro será declarado e assinado pelo(a) genitor(a) brasileiro(a). Não há necessidade da presença do(a) menor na repartição consular.

– No caso de MENORES entre 12 e 16 anos, o registro será declarado e assinado pelo(a) genitor(a) brasileiro(a). É obrigatória a presença do(a) menor na repartição consular.

– No caso de MENORES entre 16 e 18 anos, o registro será declarado e assinado pelo(a) próprio(a) menor, assistido(a) pelo(a) genitor(a) brasileiro(a) ou responsável legal.

– No caso de MAIORES DE 18 anos, o registro será declarado e assinado pelo(a) interessado(a). Não há necessidade da presença dos genitores.

Sandra

P.S. Aqui vai o “post”oficial do Consulado Americano em LA

Be Sociable, Share!

{ 553 comments… read them below or add one }

KAILANY July 9, 2010 at 5:25 pm

SIM ELA TEM SO O PASSAPORTE BRASILEIRO SO QUE VENCE EM NOVEMBRO E ELA TEM 1 ANO POR ISSO A DUVIDA

Reply

KAILANY July 9, 2010 at 5:48 pm

DESCULPA SANDRA VOU TENTAR EXPLICAR MELHOR MINHA PERG POIS ESTA Q FIZ ACHEI MAL FEITA PERDAO.
MINHA FILHA TEM 1 ANO E MORAMOS NA EUROPA QUERO IR NO BRASIL PASSEAR EM AGOSTO E EM NOVEMBRO O PASSAPORTE DELA VENCE ISSO TRAZ ALGUMA PROBLEMA NA HORA DO EMBARQUE O PASSAPORTE E BRASILEIRO E ELA NASCEU AQUI NA EUROPA

Reply

Cloez July 10, 2010 at 8:22 am

Oi Kailany, desculpe a demora, olha eu entendi sim sua primeira pergunta e eu respondi lá na primeira, eles pedem 6 meses no passaporte mesmo que vc seja brasileiro, pode ser que aí onde estiverem encrenquem, pode ser que não, não da para garantir nada, o ideal é tirar um outro quando está para vencer, agora as vezes por serem brasileiros e estarem indo para o Brasil eles deixem passar, difícil dizer.
Não se esqueça se estiver indo sozinha com o bebê de pegar a autorização do seu marido senão vc não conseguirá voltar com ela ? Porque alguns países não exigem a autorização na saída, mas o brasil não permite então vc ficará presa por lá.
bjs e boa sorte
Sandra

Reply

genize soares July 29, 2010 at 1:38 pm

Moro aqui na España há 2 anos com meu esposo,estamos ilegal,pretendo trazer minha filha de 15 anos,é possivel?
Nos falaram que deviamos ir no consulado de Portugal fazer uma Autorizaçao pra alguem da familia fazer seu passaporte,e outra para viage,ela vem com sua tia que mora aqui há 7 anos e tem residencia é`possivel? me ajudem por favor…!

Reply

Cloez July 29, 2010 at 1:55 pm

Oi Genize, olha vcs estão ilegais portanto acho que legalmente vc não conseguirá que ela fique aí, a não ser que ela vá como turista e fique ilegal como vcs ….(apenas minha opinião)

Como ela é menor de idade deve precisar sim da autorização dos pais para viajar, e essa autorização vc consegue no consulado brasileiro aí mesmo na Espanha, não entendo o porque do consulado de Portugal, eu entendo que vcs são brasileiros não portugueses…..

Tire a autorização e entregue para sua cunhada levar para o Brasil para poder apresentar lá quando for sair com a menina…

Aqui o endereço do consulado de Madri, não sei onde vc está, mas poderá encontrar nessa página os outros endereços com certeza.

bjs e boa sorte
Sandra
http://consuladobrasil.es/inicio/?idioma=portuguese

Reply

nadia July 30, 2010 at 8:07 am

Hola gostaria de fazer uma pergunta, moro em Porto – Portugal, sou argentina
meu marido é brasileiro e meu filho español. Meu marido vai viajar com meu filho para o Brasil por 12 dias, mas nós nao somos casados. O meu filho precisa de autorizaçao pra viajar só com o pai para o Brasil?

Reply

Cloez July 30, 2010 at 9:08 am

Oi Nadia, por seu marido ser brasileiro eu aconselharia a vc tirar uma autorização, porque no Brasil eles exigem os dois pais com a criança ou a autorização senão eles não deixam sair do país, só para evitar problemas tire uma í no consulado brasileiro em Portugal ok ? http://www.consulado-brasil.pt/aut_viag_menor.htm
bjs
Sandra

Reply

nadia July 30, 2010 at 8:21 am

Hola, gostaria de fazer uma pergunta, moro em Porto – Portugal, sou ARGENTINA, meu marido é brasileiro e meu filho é ESPAÑOL. Meu marido vai viajar com meu filho por 12 dias ao Brasil. Nós nao somos casados. Meu marido precisa de uma autorizaçao minha pra viajar sozinho com nosso filho?? nosso filho nao tem nenhuma documentaçao do Brasil

Reply

Nadia July 31, 2010 at 1:38 am

Entao deixa eu te contar …eu fui no consulado aqui de porto. Só que querem que meu filho se nacionalize brasileiro e faça o passaporte pra ele pegar a autorizaçao. Eu achei ridículo, porque é como se fosse que eles querem me obrigar a que eu faça a nacionalidade do meu filho brasileira. Eu nao quero fazer a nacionalidade dele brasileira, porque quero fazer a argentina, e tambem nem dá tempo de fazer agora porque as passagens já estao compradas. Mas eu achei um absurdo, e alem de tudo, ela falo que eu tenho que ir a Madrid fazer a nacionalidade dele porque ele nasceu lá. Que por eu ser argentina que ela nao pode dar a autorizaçap pro meu marido , que é brasileiro. Falou que só daria se o menino tivesse a nacionalidade brasileira.Eu acredito que essa pessoa que me atendeu esta muito mal informada. Eu fui duas vezes lá e me falaram a mesma coisa. Eu acredito que eu tenho que registrar a minha firma no cartório , mas o resto o consulado do brasil tem que fazer, nao é? O que a senhora acha?

Reply

Cloez July 31, 2010 at 5:06 am

Oi Nadia, olha funciona assim, se seu filho é filho de brasileiro ele precisa ser registrado no consulado Brasileiro até a idade de 12 anos para continuar com a nacionalidade brasileira senão ele perde, no entanto, ele nasceu em Madri, se vc registrá-lo agora no consulado brasileiro ele perderá o direito de se tornar espanhol, porque o fato de ter nascido na Espanha não o torna espanhol pois os pais não o são e a Espanha reconhece a nacionalidade consaguínea, vc precisará fazer uns documentos, que alguem aqui no blog já explicou se vc der uma procurada nos comentários ali em cima onde tem previous comments. vc vai ver, eu ia lá pra copiar pra vc mas por algum motivo está super lento .. daqui a pouco vou ver se consigo de novo e coloco aqui para vc….
Bom, faz o seguinte, escreve uma autorização, assina, vai em um cartório reconhece a firma e manda com seu marido, eles não poderão impedir se seu marido tiver algum documento certo?
Boa Sorte
Sandra

Oi Nadia, quem respondeu tb foi uma garota chamada Nadia, de uma lida aqi como funciona :

vc tem que pedir a nacionalidade española dela no registro, só o registro de nascimento e o livro de familia nao serve pra nada.Voce primeiro tem que ir no registro e perguntar que papeis vc precisa pra fazer a nacionalidade do bebe, eles vao querer te enrolar, vao falar que demora muito e um monte de coisa, alguns falam que mudou a lei brasileira, mas vc nao dá bola, vc pega a lista dos papeis que precisa. Ela nasceu onde? em madrid?? Bom eu vou te falar o que ela precisa, mas mesmo assim vc vai no registro perguntar o que precisa,,, Voce precisa ir na tua embaixada e pegar uma declaraçao dizendo que o teu filho nao esta inscrito no consulado, nesse papel tem que estar escrito a lei do brasil que diz que ele pode optar pela nacionalidade brasileira depois dos 18 anos, vc tem que se registrar no consulado e colocar nesse papel o numero da tua matrícula, esse papel custa 15 euros, vc vai lá e explica o teu caso na embaixada que eles te dao esse papel.Tua mulher tem que fazer o mesmo. Depois que vc pegar tudo certinho teu e da tua esposa, vc vai no registro civil e dá entrada na nacionalidade. Ah, eles vao mandar vc apostillar a certificacion literal do bebe no ministerio da justiça española , demora uma semana pra ficar pronto parece, dependo do pais, no meu caso o meu demorou 15 dias por eu ser argentina, mas meu marido e brasileiro e a gente fez o mesmo procedimento pelo lado do brasil e pelo lado da argentina, meu filho é nascido en san fernando de henares em madrid. Demorou 6 meses pra sair a nacionalidade dele, mas saiu , ele é español e ninguem tira a nacionalidade dele rss, depois que sair a nacionalidade do bebe vc dá entrada no d.n.i. e no passaporte, primeiro vc faz os documentos dele español depois faz a do brasil, porque ele tem direito de ser brasileiro, mas nao tem direito de ser español rssss um abraço!!!

Reply

Nadia July 31, 2010 at 2:03 pm

Oi Sandra, quem comentou sobre a nacionalidade española fui eu mesma rsss, eu sempre olho o teu site , inclusive eu adoro sempre to lendo, parabens pelo blog. Entao eu moro aki em Portugal agora, mas o meu filho tem a nacionalidade española, tem passaporte español, e tem o D.N.I (documento de identidade español), ele é um español de origem , como qualquer otro español. Inclusive ele tem residencia legal aki em portugal por ser europeu. Eu nunca registrei ele no consulado brasileiro , ou seja ele nao tem nada do brasil , a única coisa que ele tem do Brasil é o pai brasileiro rsss. É por isso que nao entendo esse rolo do consulado. Que eu tenha que fazer uma autorizaçao pra ele viajar sozinho com o pai eu entendo. Mas tao querendo que eu faça a nacionalidade dele brasileira pra gente poder validar a autorizaçao no consulado aqui do brasil, porto entende? Isso que acho estranho, meu filho nao é brasileiro e nem eu, só pai, porque temos que ser obrigados a fazer a nacionalidade dele brasileira? Mas tudo bem eu já to acostumada com essas pessoas de repartiçao pública rss, mas mesmo assim muito obrigada pela sua ajuda! nem te conto já passei por cada uma, quando eu fui aki no SEF (serviço de estrangeiros e fronteiras) em portugal – a mulher que nos atendeu quase prendeu a gente , achando que o documento do meu filho era falso foi um barraco, hahahah, porque a mulher falava que meu filho nao podia ser español porque os pais nao eram español. Mas depois tudo se resolveu depois que eu falei pra ela que tava na lei española o direito dele ter e tal. E tem mais, fomos aqui no consulado español increver meu filho no consulado e o homem que me atendeu falou que meu filho nao era espanhol , que ele nao podia ser espanhol de jeito nenhum, eu sei lá o que esse povo faz, só sei que eles nao sabem desenvolver o próprio trabalho, rsss uma loucura !!! rsss obrigada mais uma vez

Reply

Cloez July 31, 2010 at 2:26 pm

Ai Nadia, bem que eu achei muita coincidência, mas vou ser sincera, eu não fico olhando email, eu peço email só mesmo pra evitar de link pornográfico entrar no site hehehe .. mas eu que tenho que te agradecer, aprendi com vc essa coisa da nacionalidade espanhola e concordo com vc, se a criança é espanhola eles não podem obrigar vc a ter a nacionalidade brasileira só porque o pai é brasileiro, vc tem a opção, se vc não quer, não quer e pronto…..e como vc falou a autorização tem lógica, agora exigir que faça a nacionalidade é pra lá de ridículo….fala sério, tem cada uma que se vc não contasse eu não acreditaria…
Bom, como eu sugeri, faça a autorização e pronto, e depois me conte se deu algum problema…
Boa viagem a eles ..
Bjs e obrigada pelas aulas hehehe
Sandra :)

Reply

daniela August 2, 2010 at 4:20 pm

OLA SOU CASADA COM UM PORTUGUES E TEMOS UMA FILHA MINHA FILHA NASCEU FORA DO BRASIL …VIEMOS PRO BRASIL E MINHA FILHA QUANDO ENTROU NO BRASIL ENTROU COM O PASSAPORTE PORTUGUES PQ ATE ENTAO AINDA NAO TINAH REGISTRADO ELA NO BRASIL ..DEPOIS DE ALGUNS MESES FIZ O REGISTRO DELA BRASILEIRO …E QUASE UM ANO DE NOSSA ENTRADA NO BRASIL RESOLVEMOS VOLTAR A MORAR NA INGLATERRA…MAS NAO CONSIGO TIRAR O PASSAPORTE DELA BRASILERIO PQ NAO CONSIGO AGENDAMENTO NA POLICIA FEDERAL E TEMOS Q VOLTAR COM URGENCIA E SO TEM PRA DAKI 2 MESES ESSE AGENDAMENTO MAS NAO PODEMOS ESPERAR MAIS A MINHA PERGUNTA E SE SE MINHA FILHA PODE SAIR DO BRASIL COM O PASSAPORTE PORTUGUES MESMO DEPOIS DE QUASE 1DE SUA ENTRADA NO BRASIL COM O PASSAPORTE PORTUGUES?SERA Q TEREI ALGUM PROBLEMA AO SAIR COM O PASSAPORTE PORTUGUES PQ ELES VAO VER O CARIMBO DE ENTRADA DE QUASE 1 ANO?
OBRIGADA.

Reply

Cloez August 2, 2010 at 9:09 pm

Daniela, eu acho que dificilmente vc conseguirá sair com ela sem o passaporte brasileiro, uma vez que ela está registrada no Brasil ela precisa ter o passaporte brasileiro, ou seja, se vc for brasileiro, mesmo tendo dupla nacionalidade, vc precisa do passaporte brasileiro para entrar e sair do país… vc pode tentar , como ela entrou com o português pode ser que consiga, não creio que se importem com a data ….mas não posso te afirmar nada …
Boa sorte
Sandra

Reply

vagner August 4, 2010 at 7:20 am

oi cloes tenho uma duvida, eu morei 3ano i 7messes na espanha la eu sou amasiado com uma brasileira como eu. temos dois filhos q nasceram la ,por eles ter nascido na espanha eu como pai posso ter a dupla nascionalidade espanhola atraves deles.eles vivem com amae la na espanha i eu estou aq no brasil.agradeso deis de ja

Reply

Cloez August 4, 2010 at 7:31 am

Vagner, olha o fato de seus filhos terem nascido na Espanha, não os fazem espanhóis pois os pais são brasileiros, é preciso fazer uma documentação para torná-los espanhóis, a princípio eles são a nacionalidade dos pais…. veja aqui a explicação :

Vc tem que pedir a nacionalidade española dela no registro, só o registro de nascimento e o livro de familia nao serve pra nada.Voce primeiro tem que ir no registro e perguntar que papeis vc precisa pra fazer a nacionalidade do bebe, eles vao querer te enrolar, vao falar que demora muito e um monte de coisa, alguns falam que mudou a lei brasileira, mas vc nao dá bola, vc pega a lista dos papeis que precisa. Ela nasceu onde? em madrid?? Bom eu vou te falar o que ela precisa, mas mesmo assim vc vai no registro perguntar o que precisa,,, Voce precisa ir na tua embaixada e pegar uma declaraçao dizendo que o teu filho nao esta inscrito no consulado, nesse papel tem que estar escrito a lei do brasil que diz que ele pode optar pela nacionalidade brasileira depois dos 18 anos, vc tem que se registrar no consulado e colocar nesse papel o numero da tua matrícula, esse papel custa 15 euros, vc vai lá e explica o teu caso na embaixada que eles te dao esse papel.Tua mulher tem que fazer o mesmo. Depois que vc pegar tudo certinho teu e da tua esposa, vc vai no registro civil e dá entrada na nacionalidade. Ah, eles vao mandar vc apostillar a certificacion literal do bebe no ministerio da justiça española , demora uma semana pra ficar pronto parece, dependo do pais, no meu caso o meu demorou 15 dias por eu ser argentina, mas meu marido e brasileiro e a gente fez o mesmo procedimento pelo lado do brasil e pelo lado da argentina, meu filho é nascido en san fernando de henares em madrid. Demorou 6 meses pra sair a nacionalidade dele, mas saiu , ele é español e ninguem tira a nacionalidade dele rss, depois que sair a nacionalidade do bebe vc dá entrada no d.n.i. e no passaporte, primeiro vc faz os documentos dele español depois faz a do brasil, porque ele tem direito de ser brasileiro, mas nao tem direito de ser español rssss um abraço!!!

Essa explicação foi dada por uma garota que vive na Espanha e passou por isso, mas mesmo que eles sejam espanhóis de origem ( nascidos na Espanha) isso não dá a vc o direito de se tornar espanhol.
Abç
Sandra

Reply

Patricia August 8, 2010 at 4:42 pm

Oi Cloez´s, tenho uma prima que mora há 12 anos nos EUA e reside atualmente ilegalmente no país. Todavia, nesse período de permanência nos EUA teve um filho, que hoje tem 7 anos. Gostaria de saber o que é preciso para era regularizar a situação dela no país. Ela possui residência fixa, uma vez que há pouco tempo comprou um apartamento.Sou adv e gostaria de ajudá-la, uma vez que me sinto no dever de dar algumas explicações necessárias para ela ter uma vida tranquila. Gostaria também de saber se há algum escritório de advocacia em Miami especializado nessas situações.

Reply

Cloez August 8, 2010 at 5:24 pm

Oi Patricia, infelizmente não há como sua prima se legalizar aqui, ou melhor há sim, a única forma é ela se casar com um americano e ele aplicar para ela, mesmo o filho dela sendo americano, ela tendo residência fixa, ela ainda não pode se legalizar.
O pai do filho dela é americano ? se for é só ela se casar com ele …as vezes as pessoas não vêem necessidade de se casar, mas nesse caso é a única forma.
Existem vários escritórios em Miami, mas não tem como eles ajudá-la pois a lei é clara, caso ela não se case somente quando o filho dela atingir a maioridade é que ele poderá então aplicar para ela, caso contrário não há o que fazer, eu passei pela mesma situação com uma amiga aqui e fomos há vários advogados especializados e a solução foi ela se casar com um americano….
bjs
Sandra

Reply

sara August 16, 2010 at 4:09 pm

hola! alguem pode me responder porfavor! minha filha nasceu na espanha, o pai e servio e registrou ela na servia como filha , ela tem pasaporte servio, nao esta registrada no consulado brasileiro, ja que eu sou brasileira, ela ainda tem direito a nacionalidade brasileira?

Reply

sara August 16, 2010 at 4:13 pm

me confundi! jaja! se ela tem direito a nacionalidade ESPANHOLA? sendo filha de brasileira e servio e ja tendo o pasaporte servio, mais nao registrada no consulado brasileiro.

Reply

Cloez August 16, 2010 at 8:01 pm

Sara, mesmo que ela tenha nascido na Espanha ela não tem direito à nacionalidade espanhola se os pais não forem espanhois, como ela já tem a nacionalidade Servia, eu não creio que ela possa ter tb a espanhola pois a Espanha só concede a nacionalidade a crianças cujos pais não sejam espanhóis se elas não tiverem outra nacionalidade (isso é o que eu entendo, mas veja bem, não sou profissional do assunto) já o Brasil permite a dupla nacionalidade ….
bjs
Sandra

Reply

sara August 17, 2010 at 12:48 am

obrigada querida!

Reply

FABRICIO CASTELUBER August 17, 2010 at 5:39 am

OI CLOEZ,

MOREI POR 7 ANOS AI NOS EUA, MEU FILHO NASCEU AI E FIZ TODOS OS TRAMITES LEGAIS DELE EM RELAÇÃO A DOCUMENTAÇÃO. REGISTREI NO CONS.BRASILEIRO, ETC, ETC, ETC,…..MINHA PERGUNTA E SIMPLES. ELE AO COMPLETAR 18 ANOS PERDE A CIDADANIA AMERICANA SE OPTAR PELA BRASILEIRA? OU ELE PODE TER AS DUAS? OUTRA COISA: COMO ESTA HOJE EM RELAÇÃO A IMIGRACAÇÃO NOS AEROPORTOS, POIS MEU VISTO IRA EXPIRAR EM 2011 E MESMO TENDO MORADO AI POR 7 ANOS QUERIA VOLTAR PELA PORTA DA FRENTE. DÁ PRA VOLTAR OU TA DIFICIL? OBRIGADO POR TUDO

Reply

Cloez August 17, 2010 at 5:47 am

Oi Fabricio, seu filho não perde a cidadania americana, os dois países concordam com dupla cidadania ! Ainda bem né ? Ele poderá continuar tendo os dois passaportes.
Quanto a imigração se vc viveu ilegalmente aqui poderá ter problemas na entrada sim, eu tenho ouvido casos de pessoas que não passam do aeroporto, eles estão bem mais cuidadosos com a admissão de pessoas, mas a certeza mesmo só arriscando, depende muito tb do aeroporto, dizem que o de Atlanta é o pior, seguidos por Miami e NY, eu já acho o de Chicago bem tranquilo, talvez por ser mais distante do Mexico, não sei…
boa sorte
Sandra

Reply

FABRICIO CASTELUBER August 17, 2010 at 6:15 am

CLOEZ,
OBRIGADO POR SUA ATENCÃO, SEUS ESCLARECIMENTOS FORAM DE GRANDE VALIA. QUANTO A VIAGEM DE VOLTA, ACHO MELHOR ESPERAR UM POUCO MAIS ENTÃO, MAS MESMO ASSIM OBRIGADO.
SEMPRE QUE PUDER PASSAREI AQUI PRA DAR UM ALO E VER AS NOVIDADES.

ABRACOS

Reply

Cloez August 17, 2010 at 7:18 am

Oi Fabricio, um prazer, volte sempre sim! Só uma coisa, independente de ser fácil ou não entrar aqui devo te dizer uma coisa, a economia aqui está PÉSSIMA, não tem emprego para ninguém, portanto é mesmo melhor vc esperar a menos que já tenha algo em vista, segundo andei lendo, aqui está pior que no Brasil ok ?
abç
Sandra

Reply

Michelle lisboa August 17, 2010 at 8:25 pm

Olá, estou com uma dúvida E GOSTARIA que vcs me ajudassem.
Tenho um noivo a 1 ano, somos brasileiros e ele foi morar na Alemanha por um ano, a trabalho. Ele já tem residencia alugada e quer que eu vá pra lá, porém estou grávida de 6 meses. Eu sendo imigrante posso ter meu filho lá fora, ou terei algum problema?

Reply

Cloez August 18, 2010 at 9:40 pm

Oi Michelle, não há problema em vc ter seu filho fora do Brasil, alguns países, mesmo a criança nascendo lá não dão a nacionalidade à ela, mas a brasileira com certeza ela terá através dos pais, agora vc precisará registrá-lo no consulado até a idade de 12 anos ok ?
Preciso verificar se a Alemanha concede a nacionalidade a crianças nascidas lá de pais estrangeiros, estou com visitas em casa e saindo o dia todo então estou sem tempo, mas o que posso te garantir é que não há problemas em seu bebe nascer em outro país ok ? O máximo que poderá acontecer será ela ganhar uma segunda nacionalidade ! :)
Felicidades !
Bjs
Sandra

Reply

lucia August 18, 2010 at 5:36 am

oi sou brasileira casada com britanico meu filho que tem quase 2 anos
tem o passaporte britanico seria melhor tira o dele brasilerio quando fomos para o Brasil?vamos so nos dois entao gostaria de saber se alguem tem ou teve a mesma experiencia e se teve algum problema na imigracao chegando no Brasil
obrigada

Reply

Cloez August 20, 2010 at 8:45 pm

Oi Lucia, olha por ser filho de brasileiro o seu filho é considerado brasileiro e portanto vc deveria tirar o passaporte dele sim, vou dizer isso porque minha amiga apesar da filha ser americana teve problemas para voltar porque o passaporte brasileiro da menina estava vencido, segundo li no site do consulado, brasileiros devem apresentar o passaporte brasileiro para entrar e sair do país.
bjs
Sandra

Reply

Paty September 15, 2010 at 1:01 pm

Ola, tenho uma duvida!!

Minha irma foi visitar meus pais no Brasil com o bebe dela de 1ano e meio. Ele tem dupla nacionalidade, 2 passaportes, brasileiro e americano. Ela foi sozinha sem o marido dela e semana que vem ela vai voltar para os EUA. Ela precisa da carta de autorizacao do pai pra trazer a crianca de volta??? Isso aconteceu comigo tb uma vez qdo fui sem meu marido e qdo eu ia voltar para os EUA ele me pediram a tal carta que eu nunca tinha ouvido falar e fiquei discutindo e falando com eles que era absurdo porque o certo era ele nao terem deixado eu entrar no Brasil sem a tal carta, e no momento eu estava voltando pro EUA onde meu marido estava nos esperando, onde moramos. Eu estava vindo, voltando pra se reunir com ele. Deu pra entender, talvez compliquei??!!
No final me deixaram embarcar com meu filho!!
Entao, onde acho sobre essa carta nesta situacao que falei, voltando pro pais pra se reunir com o pai da crianca, isso que me cobraram no dia e o que minha irma esta tentando arrumar agora.
Thanks

Reply

Cloez September 15, 2010 at 1:09 pm

Oi Paty sim, sua irmã vai precisar da carta sim, porque na verdade para entrar no país ela não precisa porque teoricamente nos USA deveriam ter pedido a ela na saída, só que aqui não pedem, mas na volta eles vão pedir, é melhor ela pedir para o marido fazer e mandar via email ou fax para ela, dessa forma ela não terá problemas, a minha amiga ficou lá no Brasil por causa disso, até conseguir a tal carta…
Ele consegue no consulado brasileiro a autorização de viagem..
http://www.brazilian-consulate.org/files.php?id=6
bjs
Sandra

Reply

Nadia September 21, 2010 at 2:03 am

Oi Sandra, como esta? Entao estou aqui de novo para continuar contando como foi o nosso caso,,,, eu estava te falando que aqui no consulado do Porto(Portugal) nao queriam me fazer a autorizaçao pro meu filho porque ele nao era brasiliero. E queriam que a gente fizesse a nacionalidade dele brasileira. Entao,,, no outro dia eu voltei no consulado brasileiro aqui de porto e falei pra senhora que nos atendeu que eu nao iria fazer a nacionalidade dele pois eu tinha visto na lei que nao precisava, ai ela me respondeu que os federais do brasil nao pensam assim, eu respondi , mas os federais nao tem que pensar nada, eles tem que ir pela lei brasileira. Entao recém aí foi que ela nos falou pra gente fazer uma autorizaçao em um notário , mas nos falou que a gente nao podia usar o formulário do consulado pra fazer a autorizaçao, pois ele nao era brasileiro ( ela deveria ter nos dito isso no primeiro dia que a gente foi no consulado e nao ficar enrolando com a tal nacionalidade). Mas no dia anterior ela nos disse que se nao fissessemos a nacionalidade dele brasileira o menino nao poderia entrar no Brasil. O que é uma mentira enorme. Enfim fizemos a tal autorizaçao onde dizia que eu autorizava ao pai a viajar com o bebe ,(e validamos no consulado brasileiro por preocupaçao nossa) , porque nao precisava validar no consulado brasileiro porque ele nao é brasileiro o unico que precisava era da tal autorizaçao com a assinatura do notário. Nós ligamos pro aeroporto de guarulhos em Sao Paulo onde nos disseram que se o bebe nao era brasileiro nao haveria problema nenhum. Entao meu meu marido foi pro Brasil. Entrou de boa nao pediram nada, na saída do Brasil foi que pediram a tal autorizaçao. Meu marido mostrou , mas falou que ele nao era brasileiro que era español. O policial perguntou se ele tinha passaporte brasileiro, meu marido falou que nao.Meu marido passou com o bebe. Entao deixa eu explicar, o problema é o passaporte brasileiro, porque se ele tiver o passaporte brasileiro ou seja a nacionalidade brasileira, entao os federal tem o direito de pedir aquela autorizaçao do cunsulado, mas como meu filho é español , nao entra na lei brasileira. Como ele é español ele só precisava de uma autorizaçao simples pra viajar com o pai assim como a gente fez atraves do notário. E tambem nao tem a obrigaçao de ter a nacionalidade brasileira. MAS SE TIVER A NACIONALIDADE BRASILEIRA TEM QUE RESPONDER PERANTE O PAÍS. Entao Sandra , sao duas autorizaçao, uma no caso 1 da criança ser brasileira e outra no caso 2 quando a crinça é estrangeira . O meu filho por exemplo nao precisa de nenhuma autorizaçao minha pra entrar e sair da España com o pai. Mas no Brasil eles pedem, entao o nosso caso é o 2 , o por ser extrangeiro e nao por ser brasileiro.
Tem um caso de uma amiga minha que vou contar , a mae é paraguaya o pai brasileiro e o filho de 2 anos español. Eles fizeram a nacionalidade brasileira pro menino. Ela foi pro brasil sozinha com o menino o pai ficou na españa. Na hora de entrar no Brasil nao teve problema na hora da saída foi um rolo. Porque ela fez a autorizaçao de viagem no caso 2 , como se o menino fosse extrangeiro e nao deu certo, porque o menino tem a dupla nacionalidade, española e brasileira. E ela mostrou o passaporte brasileiro , aí que foi o erro . Se tivesse mostrado só o español ela passava. Mas nao passou pois o menino tinha a nacionalidade brasileira, ela so pode viajar depois de fazer essa autorizaçao. Teve que trocar o voo ficar em hotel, só gastou dinheiro. Um rolo. Bom fica aqui a minha experiencia mas pode ser que em alguns casos seja diferente mas eu desconheço, e desculpa por escrever tanto, mas assim posso explicar direitinho e as pessoas podem entender, um beijaum

Reply

Cloez September 21, 2010 at 6:13 am

Oi Nadia, ADOREI que vc colocou aqui sua experiência, tem muita gente que não sabe e poderá passar por isso, eu aprendi muito com suas informações e com certeza me ajudará tb a ajudar outras pessoas.
Muito obrigada, fico tb feliz que tenha dado tudo certo com seu esposo e seu filhinho.
bjs e continue por aqui ok ?
Sandra :)

Reply

junivan September 21, 2010 at 11:47 pm

oi como vai? sou brasileiro casado minha mulher e do azerbaijao meu filho nasceu na turkia gostaria de saber se ele tem o direito da cidadania turca? voce poderia me ajudar nessa duvida muito agradecido.

Reply

Cloez September 22, 2010 at 7:26 am

Oi Junivan, encontrei na Wikipedia o que vou colocar aqui.

A lei da nacionalidade turca, é baseada principalmente no princípio do jus sanguinis. As crianças que nascem de uma mãe e um cidadão turco dentro ou fora da Turquia são os cidadãos turcos, em vigor a partir do nascimento.

As crianças que nascem na Turquia, de cidadãos estrangeiros não têm a pretensão de cidadania turca a menos que um dos pais também seja um cidadão turco. A aquisição automática ou retenção de nacionalidade estrangeira não afeta a cidadania turca. A legislação turca não contém quaisquer disposições que exijam que os cidadãos que nascem com dupla nacionalidade tenham que escolher uma nacionalidade sobre as outras quando se tornarem adultos.

Abç
Sandra

http://en.wikipedia.org/wiki/Turkish_nationality_law

Reply

junivan September 25, 2010 at 8:25 am

SANDRA muito obrigado pela explicaoes me ajudaram muito, parabens pelo trabalho que voce faz, deus te abencoe. abraco.

Reply

Cloez September 25, 2010 at 7:01 pm

Um prazer Junivan !
Amém !
abç
Sandra

Reply

kelly October 4, 2010 at 12:45 pm

OLA! EU MOREI NO ESTADOS UNIDOS ALGUNS ANOS, TIVE MEU FILHO LA E NO FINAL DE 2001 EU, MEU MARIDO E MEU FILHO VOLTAMOS PARA O BRASIL. MEU FILHO E´AMERICANO E AINDA NAO O REGISTREI, COMO FAÇO PARA REGISTRAR ELE AGORA? SERA Q VOU TER PROBLEMAS POR ELE ESTAR TANTO TEMPO SEM O REGISTRO?

OBRIGADO
KELLY

Reply

Cloez October 4, 2010 at 3:38 pm

Oi Kelly, olha o que diz a lei aí embaixo, se ele estiver morando no Brasil poderá ser registrado em ofício de registro que acredito ser cartório, não tem problema ele não ter sido registrado antes.
bjs
Sandra

“[Constituição Federal, art. 12, inc. I - São considerados brasileiros natos:] c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.”
E acrescenta :
[ADCT] Art. 95. Os nascidos no estrangeiro entre 7 de junho de 1994 e a data da promulgação desta Emenda Constitucional, filhos de pai brasileiro ou mãe brasileira, poderão ser registrados em repartição diplomática ou consular brasileira competente ou em ofício de registro, se vierem a residir na República Federativa do Brasil.”

Reply

nessa October 7, 2010 at 3:46 am

hola…
gostaria de saber se eu e meu marido(somos brasileiros) q moramos na espanha, se tivermos um filho aqui temos direito aos papeis ( cartao de residencia).
veja bem nao estou falando de dupla nacionalidade pq isso eu sei q nao, mais ter um filho aqui na espanha nos da o direito de ficarmos legallisados aqui( cartao de residencia).
se puder tirar minha duvida
muito obrigado

Reply

Cloez October 7, 2010 at 8:55 am

Oi Nessa, olha a Espanha não reconhece filhos de estrangeiros, mesmo nascido no país ele não recebe automaticamente a cidadania, vc terá que fazer um processo para que isso aconteça, aqui no Blog aí nos comentários alguem explica como fazer esse processo.
Eu não sei se ele poderá legalizá-los depois dele se tornar espanhol, vou ter que pesquisar um pouco, depois coloco aqui se encontrar ok ?
Os USA permitem que isso seja feito, mas apenas depois da criança atingir a maioridade.
abç
Sandra

Reply

nessa October 7, 2010 at 2:12 pm

obrigado… se encontrar mais alguma informaçao vai me ajudar muito… adorei esse site e sempre vou estar aki…
bjinhossss
Muchas graciassss

Reply

Cloez October 7, 2010 at 6:32 pm

Sim Nessa, vou pesquisar, as vezes tb entra gente aqui que entende e da as dicas , quem sabe isso acontece… volte sempre ok ?
Bjs
Sandra :)

Reply

Nadia October 8, 2010 at 10:23 am

Hola NESSA , se teu filho nascer na españa vc pode pedir a nacionalidade española do teu filho , se vc nao tiver registrado ele no consulado brasileiro. Se vc registrar o teu filho no consulado brasileiro ele vai ser brasileiro e isso nao dá direito a voces ter o permisso de residencia da españa. Se o teu filho tiver a nacionalidade española voce tambem nao tem o direito de ter o permisso de residencia, eles só nao te expulsam do país. Voce pode ficar no pais até vc completar 3 anos de españa e aí vc pode pedir o arraigo, mas pra isso vc tem que ter um contrato de trabalho. Mas nesse periodo de tres anos eles nao te dao nenhuma papel pra vc andar na rua, se a policia te parar vc tem que explicar o teu caso e andar sempre com o documento do teu filho pra vc nao ganhar uma expulsao.E quando vc for fazer o pedido e entregar a papelada voce coloca os documentos do teu filho español no meio. Ou seja na hora deles olhar o teu pedido , voce vai ter um ponto a mais com eles, por vc ter filho español, mas isso nao quer dizer que nao possa ser denegado o teu pedido por qualquer razao. Ter um filho español ajuda, mas nao é tudo. Teve um caso na españa ( nas ilhas de mallorca) que o pai conseguiu ter o direito de ter o permisso de residencia sem ter que completar os 3 anos, mas ele entrou com um pedido judicial e conseguiu. Mas isso é muito raro acontecer. Meu filho tem nacionalidade española . Já morei na España.
Te conto algo interessante, moro em Portugal, pela lei europeia meu filho pode ter residencia aqui desde que trabalhe ou estude, por ser europeu. Mas ele tem um ano, nao trabalha e nem estuda, fomos pedir a residencia dele e nao queriam dar alegando que ele nao estudava e nem trabalhava, e a gente indagava que eles entao estavam negando a residencia a uma pessoa que pertencia a um dos paises da uniao européia. Nós fomos no serviço de estrangeria daqui o SEF .Foi uma briga de uma semana, eles até acharam que o documento español do meu filho era falso, mas no final da briga a gente conseguiu. Eles deram a residencia pro meu filho, desde que a gente se comprometesse em fazer o nossa residencia tambem. Mas até hoje eu nao sei em que lei o meu filho entrou , porque a lei européia diz que ele poderia ter residencia aqui desde que trabalhasse ou estudasse. (Eu tenho pra mim que nem eles sabiam o que iam fazer com o nosso caso e liberaram pra nao continuar a briga) Mas talves ele entrou na lei dos direitos da criança onde diz que toda criança tem o direito de crescer com os seus pais, acho que foi por isso que o pai da criança española ganhou no tribunal o direito de viver com o filho na España, mas aqui em portugal a gente nao precisou entrar com açao judicial. Mas se vc tem um filho de 6 anos que vai a escola, independente da criança ser européia aqui em portugal eles dao a residencia pra criança e pros pais tambem. Mas no caso da España isso ainda nao acontece o que é uma pena. Os pais nao tem direito de morar com os filhos, eles estudando ou nao.( Embora a España tenha ratificado essa lei dos direito da criança nao sei porque eles fecham os olhos pra isso) Um Abraço e boa sorte , qualquer coisa pode me perguntar sempre estou por aqui!!!!

Reply

Cloez October 8, 2010 at 11:29 am

Nadia, eu só posso te agradecer por dar uma mão aqui no blog em relação às leis europeias, eu conheço as americanas (USA) mas não conheço as europeias e confesso que acho os europeus piores, e o povo reclama dos americanos hehehe
mais uma vez obrigada !
Bjs
Sandra :)

Reply

nessa October 10, 2010 at 6:05 am

Muito obrigado Nadia…
vc esclareceu todas as minhas duvidas…
valeu mesmo
so mais umma perguntinha…
vc sabeh como funciona ak para pessoas ilegais terem seus bebes??? temos direito a medico , ao parto…???
bjus

Reply

Nadia October 10, 2010 at 5:55 pm

Hola Nessa, sim voce pode ter o teu bebe sem pagar nada pela saúde pública.( vc nao precisa pagar um plano particular e nem recomendo porque a saude publica da españa é exelente) Eles te dao um ótimo atendimento, tanto parto normal como cesária vc nao paga nada , nem um euro. Eu morava em MAdrid nao sei onde vc mora. Fiquei no hospital tres dias com meu marido ( vc tem direito a um acompanhante ) posso dizer que tive um atendimento de luxo que tinha até cardápio pra eu escolher minha comida, fiquei sozinha no quarto. Eles te dao fralda pro bebe , uma ropinha e uma camisola pra vc. Alem disso te dao 2 caixa de kit com coisas pro bebe. Mas isso depende do hospital. Mas é certeza que vc nao paga nada de nada. Na tua gravidez vc tem curso pra vc cuidar do bebe, se teu marido quiser ir pode ir tambem. Te fazem o pré-natal, tres ecografias, mas se vc for na urgencia por qualquer motivo eles te fazem ecografia tambem. Eu vivia na urgencia só pra ver como tava o bebe, inventava qualquer coisa e eles me faziam ecografia rsss.Te fazem o teste da síndrome de donw pra saber se o bebe vai ter ou nao, e um monte de teste. A anestesia do parto eles te dao tambem, tudo o que vc e teu filho precisar eles vao te dar. QUAndo nasce o bebe fazem o teste do pezinho dao as primeira vacinas. Depois de 2 meses eles te dao mais um curso pra vc lidar com o bebe e com o teu corpo depois do parto. Voce tem a tarjeta sanitária?? se vc nao tem, tem que fazer. Voce e teu marido podem fazer e depois quando nascer o teu bebe faz pra ele tambem. Se faz no posto de saúde onde vc esta empadronada. Depois que teu bebe nascer ele vai ter um pediatra pra quando ele precisar. As vacinas pro bebe no decorrer do crescimento eles dao tambem. Teve uma vacina que meu bebe tomou na España que lá é de graça, aqui em Portugal tivemos que pagar 80 euros por ela, nao sao todos os paises da uniao que tem boa saude pública. Bom nesse ponto eu nao posso reclamar da España me atenderam melhor do que em uma clinica particular. E nem te conto que o hospital parecia um hotel de 5 estrelas. Teu marido pode assistir ao parto se for parto normal, ou a tua mae se voce preferir. Cesária eles nao deixam. E te deixam super a vontade na sala de parto que tirando as luvas cirurgicas e alguns saquinhos de soro vc nem se dá conta que esta num hospital rss, eles te monitorizam atraves do computador, a matrona (matrona é como se fosse uma parteira , na España se usa esse profissional pra fazer parto normal) vem de vez em quando pra te ver e dar medicamentos, mas nao estao toda hora fazendo toque e tals, e as enfermeiras tambem te atendem.Bom isso eu estou falando de madrid, a España é cheia dessas comunidades autônomas e as vezes muda alguma coisa de uma pra outra. Mas vc já tá grávida ou só planejando? Qualquer coisa pode me perguntar, um abraço!

Reply

Nadia October 10, 2010 at 6:26 pm

Oi Sandra, nao precisa agradecer, eu já rodei tantos com essas lei… Imigrante sofre rss, que quando vejo alguem passando por isso tento ajudar.( meu marido sempre me fala pra eu fazer um blog, falando disso, eu falo ,,mas eu ja tenho o blog da minha amiga brasileira que mora nos EUA a sandra rss)
Na España é complicado porque eles nao te dao informaçao, vc tem que procurar nas leis e tentar se defender. Eu ja procurei por tudo pra ver se pelo meu filho tenho algum beneficio mas nao tem nada, meus pai e avos , bisavo e tambem meu filho sao españois e mesmo assim ainda tenho que residir um ano legal na España pra ter a nacionalidade española. Agora ve se tem cabimento, toda minha família é da España e eu nao posso ser. Se for pela lei do iuris sanguinius tenho sangue español pra dar e vender nas minhas veias rssss…Eles complicam demais. Nao sei se te comentei , eu sou argentina, tambem fui imigrante no Brasil, e lá tambem na época que meus pais e eu tiramos nossa residencia tambem nao foi nada fácil rssss, a polícia federal do Brasil é osso duro de roer rsss. Com a diferença que no Brasil eles te dao informaçao e o povo brasileiro é muito simpático. Na Argentina tambem sao bem chatinho como na España. Mas já ouvi falar muito mal das leis americanas. Mas como é viver aí? Qual é a dificuldade em morar e trabalhar sendo imigrante? Tenho curiosidade… um abraço!!

Reply

Cloez October 10, 2010 at 6:52 pm

Oi Nadia, que bom que vc se propõe a ajudar as pessoas ! Fique a vontade para escrever aqui, será sempre bem vinda ! :)
Eu sei que as leis no Brasil são horríveis tb, só que no Brasil não tem muito imigrante porque a economia do Brasil era muito ruim, agora com a melhora já está recebendo um numero maior de imigrantes e eles não facilitam não….
As leis nos USA não são boas, mas comparadas à Europa são melhores, a diferença é que aqui tem muito ilegal, daí eles reclamam e o mundo todo fala mal daqui porque é onde tem mais gente reclamando….
Viver aqui é bom, mais tranquilo do que no Brasil em termos de segurança, não é paraíso porque acho que isso não existe, essa coisa de enriquecer , viver em mansão não existe, trabalha-se muito, tem poucas férias, poucos feriados, a saúde é cara é não é boa (é dificil pra eu avaliar nesse sentido porque o meu plano é ótimo) enfim, tem problemas como todo país tem, a grande vantagem acho a segurança e o custo de vida mais barato….
É dificil para eu te dizer como é a vida do imigrante aqui porque eu vim para cá legal, e só comecei a trabalhar ano passado (depois de 9 anos aqui).
O que posso te dizer é que a crise pegou feio aqui, principalmente em Nevada, está muito dificil,mas melhorará tenho certeza…
bjs
Sandra

Reply

renata prereira de amorim October 12, 2010 at 5:47 am

gostaria de saber algo!sou brasileira meu bebe filho de amlemao estou inlegal no pais no mon¡mento que ele tenha documentaçao eu posso ter algo de tambem de documento ou vizado para ficar com ele no pais?

Reply

Cloez October 12, 2010 at 7:32 pm

Renata, posso estar errada, mas segundo eu achei aqui na Wikipedia, a Alemanha reconhece a nacionalidade através do sangue, portanto se o pai reconheceu a criança ele é alemão.
Não encontrei nada se ele te permitirá que fique legal no país, pelo que li aqui a Alemanha só permite que fique no país se vc for casada com alemão, não fala nada sobre filho, eu te aconselharia a procurar um advogado de imigração.
abç
Sandra

Reply

maria October 13, 2010 at 2:28 am

ola cloez estou com um problema a resolver. vivo no brasil e tenho um namorado portugues, ele vive na inglaterra….estou gravida dele queremos ficar juntos na inglaterra e ter nosso filho la ,mais nao tenho visto so passaporte, sera que entro sem problema?
e mais tenho que levar minha filha de 15 anos nao posso deixa-la aki. claro vamos nos casar la. bjs

Reply

Cloez October 13, 2010 at 6:26 am

Oi Maria, olha, a Inglaterra não exige visto para a entrada lá, no entanto, eles podem ou não te barrar se acharem que vc pretende ficar por lá ilegalmente. Se sua gravidez estiver aparecendo poderá ser um problema na entrada do país , eles são bem chatos tb e ultimamente por causa do grande numero de brasileiros que ficam ilegais por lá eles apertaram um pouco mais o cerco….
Seu namorado está legal lá ? Se ele estiver, o ideal seria que ele fosse ao Brasil se casasse com vc e te levasse junto, daí não teria problemas.
Infelizmente sue problema no momento é entrar no país e isso depende da imigração lá e de sua sorte, não tem o que fazer, a menos que vc tenha um padrão de vida que permita a vigem de turismo.
bjs
Sandra

Reply

Nadia October 13, 2010 at 4:05 pm

Interessante! Tenho uma prima que mora em Nova Iorque , en manhattan, mas achei que Las Vegas era uma cidade cara pra se morar por seu histórico e por ser tao turística…
Aqui também é assim se trabalha muito, mas pelo menos se ganha bem, o custo de vida tambem é baixo, a segurança é muito boa.
Acredito que tem muitas pessoas que nao sao bem instruídas e acabam acreditando que se forem pro exterior vao enriquecer da noite pro dia, na España se ve muito isso , gente chegando sem dinheiro nem pra comer, e lá tem muito imigrante de todas as raças. Dá pena! E quando caem na real se vem num pais com uma cultura completamente diferente da deles e cheios de conta.
Mas a crise pegou pra todo lado, aqui na Europa também.
Sempre me perguntam que pais acho melhor pra morar, mas é complicado responder a isso porque morar aqui ou lá tem seus pontos negativos e positivos. Eu amo o Brasil, mas a violência lá está demais. Pelo menos aqui podemos andar tranquilos na rua, mas infelizmente temos que nos privar das belezas do Brasil rsss…Estamos Programando pra ir morar no Canadá, quando eu for dou um pulo em Nevada e te dou um toque pra vc me mostrar a sierra nevada e os cassinos de Las Vegas hehehe , um abraço!!!

Reply

Cloez October 13, 2010 at 4:24 pm

Nadia, NY é mais caro que Vegas inclusive em termos de taxa, lá é mais alta que aqui…
Aqui acontece isso tb, muitas pessoas que estão aqui ilegais, as vezes aumentam um pouco o quanto tem ou ganham, daí uma vez um cara me escreveu e falou, ah meu primo falou que trabalhando um ano aí eu consigo comprar uma casa de sei lá quantos milhões no Brasil, eu falei pra ele, sinto muito te dizer , mas isso não existe, porque vc ganha em dolar e gasta e dolar, não tem como só ganhar e não gastar …
Quanto a belezas do Brasil eu não sei te dizer, acho que aqui tem belezas tanto quanto, diferentes, mas tem tb, o que sinto mais falta mesmo é das pessoas …
O Canadá é legal tb, mas é bem diferente dos USA, se vc conhecer aqui vai ver que tem absolutamente nada a ver com USA, mas tem um nível de vida muito bom embora seja bem frio acho que vcs vão gostar…. me de um toque sim quando vier a Nevada ..
bjs
Sandra

Reply

ELISABETE October 19, 2010 at 5:02 am

Boa tarde, preciso de ajuda, nasci no Brasil mas fui trazida ainda pequena para Portugal, tenho toda documentaçao de portuguesa mas agora resolvi tirar a de brasileira, como tal começei pelo passaporte, já o tenho, posso viajar so com ele ou tenho de tirar toda a minha documentaçoa antes de viajar, ex. BI etc. Obg

Reply

Cloez October 19, 2010 at 6:06 am

Oi Elizabete, se vc tem o passaporte é só do que vc precisa, não se esqueça que vivendo em Portugal vc deverá precisar tb do passaporte Português para sair do país, ou seja vc viajará com os dois passaportes.
bjs
Sandra

Reply

ELISABETE October 19, 2010 at 11:09 pm

Muito obrigada Sandra.

Reply

bruna October 20, 2010 at 8:34 am

Ola sou casada com americano estou dando entrada nos papeis para o greencard pego agora esse ano mais estou gravida de 7 messes eh melhor ter o filho no brazil para nao ter problemas futuros se um dia eu quizer levar ele embora cmg ou ele pode nascer aqui?
msmo registrando no consulado brazileiro daqui eu vou precisar de autorizacao do meu marido para tirar a crianca daqui do pais?

me ajudeeeeee!!!

Reply

Cloez October 20, 2010 at 7:21 pm

Oi Bruna, os USA não exigiam autorização do pai para levar a criança daqui, no entanto o Brasil exige para trazer de volta se vc pretende ficar por lá não tem problema, no entanto, ouvi dizer que eles iriam começar a exigir a autorização aqui nos USA, nesse caso não importa se a criança nasceu aqui ou no Brasil, precisa e pronto, mesmo que seja brasileira…minha amiga viajou a pouco com as crianças para o Brasil, liguei para ela perguntando mas ela não respondeu, estou aguardando e daí poderei te responder mais corretamente ok ?
Ok Bruna, aqui vai, é isso mesmo, os USA não pedem carta para sair com a criança do país, no entanto, vc precisará dos dois passaportes, do americano e do brasileiro porque vc é brasileira, para tirar o americano o pai precisará assinar portanto, se ele se recusar vc não poderá sair do país com a criança sem o passaporte americano e tb sem o brasileiro vc não sairá porque a criança nascendo aqui nos uSA se não tiver passaporte brasileiro precisará de visto no passaporte americano.
Se seu filho nascer no Brasil, vc precisará registrá-lo lá , tirar os passaportes lá e seu marido deverá estar lá com vc para vc poder trazer a criança pra os USA porque sem a autorização do pai não sai do Brasil, agora se vc pretende ter seu filho e se separar o ideal é ir pro Brasil ter e ficar com seu filho por lá…. espero que tenha entendido.. boa sorte
Bjs
Sandra
bjs
Sandra

Reply

cleunice reis October 22, 2010 at 6:16 am

ola , gostaria de saber se posso registar meu filho no consulado portugues com documentos do pai , q é portugues . aguardo obrigada

Reply

Cloez October 22, 2010 at 6:23 am

Cleunice, se o pai é Português, segundo vi na Wikipedia vc tem direito de registrá-lo no consulado Português, depois registre-o tb no Brasileiro porque segundo li, Portugal permite a dupla nacionalidade e o Brasil tb.
bjs
Sandra

Reply

bruna October 26, 2010 at 7:34 pm

Oi estou desisperada sou casada com americano e meu casamento nao ainda muito bem e estou gravida mais estou no processo do greencard fazr intrevistas e tals..
tenho medo de um dia eu quizer ir embora pro brazil e levar meu filho cmg eu precisaria de autorizacao do meu marido?
ele ja diz que nao vai me autorizar.. tenho medo seria melhor o bebe nascer no brazil entao?
espero que possa me ajudar..

Reply

Cloez October 26, 2010 at 7:45 pm

Bruna, sinto muito que vc esteja nessa situação, vc não precisa ficar casada só porque está em processo de GC,vc pode se separar e através de um advogado alegar que não há possibilidade de ficar casada, mas que gostaria de permanecer no país, na maioria das vezes vc consegue a permissão, no entanto, se vc se casou com ele e não tem mais ninguém aqui eu não vejo o porque ficar no país não é mesmo ?
Se vc pretende se separar o ideal seria mesmo ter seu filho no Brasil e ficar por lá , agora se tiver o filho aqui será dificil tirá-lo daqui depois, porque precisará da autorização dele para conseguir o passaporte americano, portanto pense o que deseja antes de tomar a decisão ….
boa sorte
Sandra

Reply

bruna October 27, 2010 at 11:53 am

nao penso em me separar agora.. soh tenho medo no futuro.. se acontecer alguma..
pegar o passaport vai ser facil ele vai comigo sim.. ate pqe queremos ir ao brazil ano q vem levar o bebe p visitar la a minha familia e tals..
soh queria saber dps de eu tirar o passaporte do bebe brazileiro e o americano tem como eu sair facil do pais soh com o passporte ou vou precisar tbm de alguma autorizacao? quero saber se p embarcar daqui pro brazil o bebe soh vai precisar do passaporte msmo?

Reply

Cloez October 27, 2010 at 3:21 pm

Bruna, atualmente os USA não exigem autorização do pai para sair com a criança do país, apenas o Brasil exige para voltar, quer dizer vc conseguirá levá-lo ao Brasil, mas não conseguirá traze-lo de volta caso resolva voltar ….. leve tb em consideração que isso é agora, mas os USA estão pensando em exigir tb a autorização , dependendo de quando isso acontecer ( se acontecer ) pode ser que isso já esteja em andamento ok ?
Espero que as coisas se resolvam e que isso não seja necessário.
bjs
Sandra

Reply

bruna October 27, 2010 at 3:57 pm

voce saberia ou pode me indicar algum site que eu posso ficar de olho na lei se caso isso mudar?
muito obrigada pela ajuda sandra! adorei seu blog!
bjs

Reply

Cloez October 27, 2010 at 6:26 pm

Bruna, eu não sei não, eu vi na televisão outro dia, mas vou ficar de olho, qualquer coisa que eu veja eu coloco aqui ok ?
Bjs e sinceramente espero que as coisas se resolvam, sabe inicio de casamento é complicado, tem muito “ajuste” depois melhora ok ?
bjs
Sandra

Reply

bruna October 27, 2010 at 6:57 pm

obrigada sandra.. eu tbm espero que melhore pelo bebe que esta vindo..
bjs e mais uma vez obrigada.

Reply

Cloez October 27, 2010 at 8:58 pm

De nada Bruna :)
bjs
Sandra

Reply

carolynne Gomes October 30, 2010 at 5:35 am

Olá Cloez meu nome e karol e estou pensando em ir pra Setúbal -Portugal pra poder morar e trabalhar, mais estou com algumas duvidas sera que pode me ajudar?
eu quero saber se eu for e ficar lá ilegal se tem algum jeito de me legalizar lá?
a outra duvida e se eu tiver ilegal e meu passaporte estiver pra vencer o que devo fazer?voltar para o Brasil e correr o risco de não voltar mais, ou ficar lá sem ta com passaport em dia?
por favor me ajude não quero ter problemas mais quero muito ir…
desde já OBRIGADA.

Reply

Cloez October 30, 2010 at 10:08 pm

Oi Carolynne , olha sei que vc não está escrevendo pedindo conselho, no entanto, eu não resisto hehehe… eu não aconselho a ninguém ficar ilegal em outro país, sei que parece fácil, no entanto, é muito difícil a vida de imigrante ilegal, além de ter as dificuldades naturais da vida, vc ainda tem que lidar com a saudade e a vida na ilegalidade que consiste muitas vezes em abrir mão de coisas que podem não parecer importantes, mas que são, só descobrimos o quanto, no momento que não as temos mais.. enfim…pense bem ok ?
Quanto ao passaporte se ele vencer e vc estiver ilegal geralmente não há problema, vc pode renova-lo, só precisará dos seus documentos originais, pelo menos é assim nos USA, deve ser a mesma coisa na Europa.
bjs e boa sorte
Sandra
De qualquer forma, geralmente se casando com alguém da região vc pode adquirir a cidadania ( Não sei como funciona isso em Portugal, vou dar uma pesquisada ok ? )

Reply

carolynne Gomes November 1, 2010 at 3:54 am

Olá Cloez muito obrigada pelo concelho pretendia seguir mais a situação aqui e meio complicada…..
realmente preciso ir não posso viver aqui mais ganhando o que ganho…
eu ouvi falar que se estivermos ai trabalhando e onde a gente trabalha der alguma coisa não sei bem acho que uma carta ai levamos nos devidos lugares e ficamos ai sem estar ilegal….se souber ou puder dar uma pesquisada eu te agradeço…. Obrigada!”

Sandra obrigada pela solução mais no meu caso não é bem uma solução..rsrsr
eu sou casada esqueci de mencionar, e meu marido tanbem vai rsrsrsr… mais mesmo assim obrigada…e se puder continuar tentando achar outras alternativas agradeço…
BJIM e obrigada!

Reply

MEL November 3, 2010 at 5:58 am

Cloez QUERIA SABER SE MINHA FILHA DE 2 ANOS PODE VIAJAR SOZINHA ´PARA OUTRO PAIS E Q MEU MARIDO ESTA EM PORTUGAL E QUERO QUE MINHA FILHA VAI PRA LA MAIS EU NAO VOU O QUE DEVO FAZER BJO

Reply

Cloez November 3, 2010 at 7:53 pm

Mel, a criança tem que ter pelo menos 5 anos para poder viajar sozinha, vc terá que arrumar alguem para levá-la …
bjs
Sandra

Reply

maria November 5, 2010 at 4:48 am

Hola,sou Maria na Espanha,e tenho uma filha Romena ela nasceu aqui mas tem a nacionalidade do pai.agora quero viajar com ela para Brasil,mas só vamos as duas,vc sabe que documento necessito para ñ ter problemas para entrar e sair com ela do Brasil?se só a autorizaçao do pai feita pelo notario español vale,ou tenho que mandar legalizar no consulado brasileiro ?
obrigada

Reply

Cloez November 5, 2010 at 6:08 am

Oi Maria, olha vc precisa ir no consulado brasileiro e pegar o formulário e preencher, se não me engano seu marido tem que estar presente lá na hora da assinatura, não basta ele assinar, só com esse documento vc poderá sair do Brasil com sua filha, caso contrário terá problemas.
bjs
Sandra

Reply

maria November 6, 2010 at 6:52 am

Ola sandra desculpa insistir mas eu leio leio e nao entendo e o consulado nao responde por e-mail.Se eles ( minha filha e o pai)nao sao brasileiros porque preciso de um documento do consulado brasileiro?.Nesse caso só uma procuraçao feita no notario espanhol e legalizada no consulado nao bastaria?ha vamos pra Minas Gerais sei que a lei depende de cada estado.obrigada e desculpa

Reply

Cloez November 6, 2010 at 10:09 am

Oi Maria, que eu saiba a criança por ser filha de brasileira já possui a nacionalidade brasileira, embora vc tenha que confirmar essa nacionalidade registrando-a no consulado até a idade de 7 anos (se não me engano) mas ela é brasileira tb.
Independente disso, qualquer criança para sair do país sem um dos pais é exigida a autorização do outro.
Eu não sei se o Brasil exige visto de romenos mas se exigir e ela entrar como romena ela precisará de visto para entrar no Brasil, se ela viajar como brasileira
bjs
Sandra

Reply

marcelo November 7, 2010 at 4:14 pm

Olá. Tenho uma dúvida. Eu gostaria de saber se uma prima minha que tem passaporte americano e brasileiro, eu casando no cartório com ela aqui no Brasil, isso quando ela vier visitar a família, eu posso adquirir passaporte americano, ou isso que eu estou pensando não existe, pois estou pensando em visitar minha tia e meu irmão que mora 5 anos nos E.U.A, já fui várias vezes e não consigo tirar o visto, o consulado alega que eu não possuo vínculos com o brasil, eles acham que eu vou para os EUA e não volto, não sei qual o problema, se tem milhares de brasileiros que moram por lá, não vejo nenhum problema 1 a mais ou 1 a menos, se eu fosse para roubar, não eu irei com intenção de trabalhar, ajudar o país deles.

Reply

Cloez November 7, 2010 at 7:48 pm

Oi Marcelo, após vc se casar com um cidadão americano, vc precisará aplicar para o documento de noivo e quando sair ( se sair, porque eles podem negar ) daí vc terá direito de viajar aos USA mas não terá passaporte americano, vc só terá o passaporte americano se depois de 3 anos de possuidor de GC vc aplicar para a cidadania, fizer, o teste e passar, daí sim …
Meu palpite é que seu Green Card poderá ser negado por vcs serem primos …..
abç
Sandra

Reply

maria November 8, 2010 at 7:40 am

oI SANDRA sou Maria outra vez,li os posts e achei a resposta a minha pergunta,a Nadia uma chica Argentina estava com o mesmo problema e ela conta que o Marido brasileiro viajou pro Brasil com o filho que é espanhou e fez uma autorizaçao no notario e mandou traduzir e com isso ñ tiveram problemas nem pra entrar nem para sair.Vou fazer o mesmo mas tb vou procurar saber da policia federal no aeroporto quando desembarque porque ñ quero problemas.Há e os Romênos nao precisam de visto pra entrar no Brasil eu ja estive la duas vezes e confirmei isso.E a lei brasileira diz que ”pro filho de brasileiro nascido no extrangeiro ser considerado brasileiro tem que ser inscrito na repartiçao consular atéos 12 anos”ñ diz que é obrigatorio,no caso da minha filha como tem a nacionalidade do pai,eles ñ podem me obrigar .bom muito obrigada pelo seu bloc ajuda muito achei muita coisa interessante eu sei que vc é especialista nas leis americanas mas já vai aprendendo das europeias tb né.hehhe

abçs
maria

Reply

Cloez November 8, 2010 at 8:14 pm

Oi Maria, que bom que achou a resposta, desculpa, as vezes eu me confundo, a Nadia é mesmo expert e ela sempre da umas dicas ótimas aqui no blog.
Então acho que vai dar tudo certo do jeito que vc tinha falado mesmo né ?
Depois volta aqui pra contar pra gente ok ?
Boa sorte e boa viagem
bjs
Sandra
P.S. Vou prestar mais atenção nas leis européias hehehe

Reply

bruna November 9, 2010 at 2:28 pm

Sandra eu outra vez na duvida nao aguento mais as ameacas do meu marido.. agora que fiquei sabendo que posso levar meu filho para o brazil soh terei q tirar os passaportes americano e o brazileiro.. fiquei mais tranquila.. mais estou de 7 messes e preciso tomar uma decisao
ele me ameaca que se um dia eu quizer levar ele vai fazr de tdu para tomar o filho de mim sera que isso pode mesmo acontecer? ou em caso de separacao o juiz que decide com quem fica a crianca.. tenho muito medo
mais nao tenho coragem ao msmo tempo de ir embora agora e ter meu filho la no brazil pqe eu amo meu marido e vou sentir falta dele..
sei que minha situacao vai se complicar pqe estou no processo pro greencard e vou largar tdu dps pra voltar vai ser complicado voce saberia tbm qtos anos sao para voltar dps aqui? eu entrei com visto de turista e venceu em junho..
bjs

Reply

bruna November 9, 2010 at 4:53 pm

sera q no caso de separacao ou divorcio meu marido tem mais chances de ficar c a guarda do meu filho por ser americano? (se meu filho nascer aqui) sera dificil o juiz me dar a guarda e eu poder ir embora do pais? claro que quero entrar em um acordo com meu marido mais ele me ameaca tenho medo..

Reply

Cloez November 9, 2010 at 8:07 pm

Oi Bruna, olha eu não entendo muito, mas é dificil pai conseguir tirar filho da mãe, geralmente a mãe consegue manter a criança.
Pelo jeito vcs não se dão muito bem porque já tem essa ameaça né ?
Ele te maltrata ? porque se ele te maltratar vc pode sair de casa, existem shelters onde vc poderá ir e um juíz poderá te dar o GC, vc não precisa passar por mal tratos..
Quanto ao processo de GC, não importa que seu visto já venceu, se vc entrou aqui legalmente, está em processo, se vc for embora, nada te impede de tirar um outro visto de turista e voltar, a não ser que vc tenha ficado ilegal, vc ficou ? porque se vc não ficou ilegal sem problemas….
Eu acho que não importa onde o filho nasceu, no entanto, é complicado levar a criança para outro país, o pai vai querer te-lo por perto né ?
Porque vc não consulta um advogado ? acho que só um advogado poderia te dar uma opinião legal e correta para que vc não corra risco algum, veja bem, a maioria dos advogados aqui não cobram a consulta… tente , acho que vale a pena.
bjs e volte aqui para me contar ok ? boa sorte, estou torcendo por vc
Sandra

Reply

bruna November 10, 2010 at 10:34 pm

sandra
estou vendo que a melhor solucao para meu caso eh ir embora e ter o bebe no brazil por eu sei que posso voltar dps posso pegar um visto de turista p mim e pro bebe..
se no caso eu decidir ficar e dar entrada no greencard dnovo oq devo fazr para que meu filho seja legal aqui tbm
sera que vou ter que fazr dna ou ter que involver o meu marido para conseguir a papelada pro meu filho?
nao queria envolver ele em nda..

Reply

Cloez November 11, 2010 at 9:01 am

Oi Bruna, o seguinte, se vc sair do país, vc não vai poder dar entrada no GC, porque vc tb estará se separando do seu marido, o GC só é concedido se alguem, no caso seu marido se responsabilizar por vc, e para vc manter o GC vc tem ficar casada no mínimo 2 anos, isso para qualquer pessoa.
Eles quando dão o GC dão apenas um temporário, portanto se nesse meio tempo vc se separar vc perde, só após 2 anos que eles te dão o definitivo que na verdade ainda não é definitivo pois vale por 10 anos depois disso vc ou refaz o aplica pra cidadania (que pode ser feita aos 3 anos de GC TB).
Agora se vc puder provar que o seu marido te maltrata ou qualquer coisa desse tipo, vc consegue manter o GC, vc entra na justiça e o advogado pede ao juíz e geralmente vc consegue.
O fato de vc ter um filho americano não da direito a vc de morar nos USA, mas quando ele fizer 18 anos ele poderá pedir o GC para vc.
Seu filho nascendo fora dos USA por ter pai americano poderá ter a cidadania americana mas precisa ser registrado pelo pai, leia o site :
http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?action=materia&id=2478&submenu=consular.php&itemmenu=86
Pelo que entendi vc está com os papeis em andamento não é ? Porque vc diz se eu decidir ficar e dar entrada no GC de novo ?
bjs
Sandra

Reply

bruna November 11, 2010 at 11:25 am

eu ja sabia de tudo isso minha duvida eh se eu for agora eu perco meu gc pqe estou me processo soh fiz o biometrics falta soh a entrevista..
mais se eu for vou estar abandonando o caso..
eu sei que se eu voltar e ter o bebe la dps eu vou querer voltar pra ca.. dai vai ser mais complicado pqe vou ter q pedir o greencard dnovo e pro meu filho tbm.. se eu for n vou me separar soh dar um tempo la para que eu tenha a guarda total do meu filho
mais ja vi que isso nunca vai acontecer.. se eu voltar o pai vai ter q registrar ai entao passa a ter direitos sobre meu fiho tbm
meu medo eh perder meu filho um dia queria ele soh pra mim mais tem coisas na vida que n podemos controlar nao eh?

Reply

Cloez November 11, 2010 at 4:52 pm

Bruna, vc já mandou todos os papéis ? depois que vc manda hoje em dia não demora mais que 6 meses e quando vc está em processo vc não pode sair do país, e se vc quiser sair vc pode pedir um ADVANCED PAROLE, entra com o pedido, e se eles te concederem daí vc pode sair do país e não perde o que já começou entende ? se vc pretende voltar com seu marido daí eu acho que vc deveria entrar com esse formulário, I-131
De uma olhada.
Quanto ao seu filho o pai sempre vai ter direito a menos que ele abra mão fazendo um documento, mas se vcs estiverem casados não há razão para ele não assumi-lo né ?
bjs
Sandra
Desculpe estou correndo porque tenho que ir trabalhar.

Reply

Dayse November 12, 2010 at 3:07 am

Olá Cloez,
estou viajando na dia 16/11 p/ o Brasil com os meus filhos. Eu tenho a dupla cidadania (brasil./alema) e meus filhos nascidos aqui sao alemaes. Meu marido é alemao e viaja em dezembro p/ nos encontrar e voltamos todos juntos de lá. A minha pergunta é: preciso de uma autorizacao de viagem para os meus filhos para ENTRAR no Brasil?? O governo alemao nao pede nada para sair.
E sou OBRIGADA a fazer o passaporte brasileiro deles??? Eu já entrei 2x no Brasil com a minha filha – sempre com o meu passaporte alemao (até pq, o meu brasileiro está vencido) e nunca tive problemas, mas liguei p/ a embaixada aqui e eles dizem que TENHO que fazer o passaporte brasileiro para meus filhos e tenho que entrar e sair do Brasil apresentando este… achei meio estranho…
Podes me ajudar?? Andei “interneteando” mas nao achei uma resposta clara p/ as minhas perguntas.
No aguardo e obrigada

Reply

Cloez November 12, 2010 at 2:26 pm

Oi Dayse, pois é, não parece lógico isso né ? concordo com vc, mas , parece que hoje em dia é obrigatório sim o passaporte brasileiro, sabe que minha amiga viajou com a filha americana para o Brasil e na hora de sair o passaporte brasileiro da menina tinha vencido, ela não pode viajar de volta, ela estava com as duas filhas, só a mais velha voltou porque a menor não deixaram embarcar e ela ficou com a garota no Brasil para resolver isso..elas já eram mocinhas, mas enfim….se o consulado diz que precisa, melhor fazer porque eles estão muito chatos.
Segundo a lei, filhos de brasileiros são brasileiros e por isso precisam do passaporte.
bjs
Sandra

Reply

licia November 17, 2010 at 12:45 pm

oi cloez estou seguindo seu site pois estou com uma duvida , sou brasileira casada com um italiano e tenho um filho de 10 meses moro na italia tenho a cidadania italiana ,eu ja estou com a passagem comprada para o Brasil vou passar minhas ferias là 50 dias e me disseram que se eu nao tirar o passaporte brasileiro do meu filho ele nao vai poder entrar, eu ate que gostaria de tirar o passaporte dele sò que eu teria que ir a roma pois aonde eu moro nao tem consulado e outra tenho que registrar ele tambem ,nossa è muita confusao, estou com tanta raiva disso, eu vou e volto com meu marido sera que teri problema ? sera que o aeroporto de salvador bahia è mais rigido do que os outros? e se eles me deixarem entrar e na saida barrarem o meu filho o que è que eu posso fazer que orgao devo procurar? e a passagem que se perde quem paga?existe proteçao ao consumidor com relaçao a isso? è isso affiiiiiiii, desde ja agradeço

Reply

Cloez November 18, 2010 at 7:37 am

Oi Licia, desculpe a demora, ontem estava tão cansada não conseguia nem pensar hehehe
Olha, que eu saiba seu filho precisa do passaporte brasileiro por vc ser brasileira, vc não precisa registrá-lo agora no consulado, mas o passporte precisa.
Aqui nos USA vc pode tirar o passaporte por correio, deve poder aí tb, vc pega os documentos e manda e eles te retornam com o passaporte, como atualmente o passaporte é aquele com chip, eles pedem para tirar pessoalmente, mas criança não precisa, de uma olhada no site.
http://www.consbrasroma.it/passaporte/passaporte.html
É do consulado brasileiro de Roma ok ?
Espero que de certo.
bjs
Sandra

Reply

samira November 18, 2010 at 6:00 am

olá amei esse site…
qeria fazer uma pergunta
minha mãe teve na espanha um filha e ele tem nacionalidade brasileira, e veio para o brasil, ela está ilegal aki no país?
como q é o processo pra ela se tornar uma criança legal e caso ela qeira voltar pra espanha como ela deve proceder com os docs?
obrigado!

Reply

Cloez November 18, 2010 at 7:54 am

Oi Samira, obrigada :)
Olha, o fato de sua irmã ter nascido na Espanha não a torna espanhola, a não ser que o pai seja espanhol e ela tenha sido registrada com os procedimentos corretos por lá.
Vamos supor que ela tenha tudo certinho de registro na Espanha tal, daí não tem problema ela poderá voltar para lá quando quiser já que é espanhola certo ?
Daí precisará registrá-la no Brasil para que ela fique legal no Brasil, o que é possível já que a mãe é brasileira.
Atualmente isso é possível a qualquer época, é só registrá-la em um Cartório de Registro Civil brasileiro.
O Brasil permite a dupla nacionalidade e a Espanha tb se a primeira for a dela.
Se ela não for realmente espanhola é necessário fazer primeiro o registro espanhol dela , depois o brasileiro.
bjs
Sandra

Reply

samira November 18, 2010 at 6:00 am

olá amei esse site…
qeria fazer uma pergunta
minha mãe teve na espanha um filha e ele tem nacionalidade espanhola, e veio para o brasil, ela está ilegal aki no país?
como q é o processo pra ela se tornar uma criança legal e caso ela qeira voltar pra espanha como ela deve proceder com os docs?
obrigado!

Reply

Cloez November 18, 2010 at 7:55 am

Oi Samira, acho que já te respondi acima…
bjs
Sandra

Reply

Leave a Comment

Previous post:

Next post: