News, Information, Recipes, for the Brazilian Community

Coral.. from the oceans to our home

– Posted in: Jewelry

Coral, uma pedra tão “famosa” que se tornou símbolo de uma cor, embora possa ser encontrada em diversas outras cores, o coral que todos nós conhecemos é essa cor, um pouco vermelha, um pouco laranja, enfim, indescritível mas, se alguém falar pra você que comprou uma blusa coral, você saberá com certeza a que tom essa pessoa estará se referindo. Amo essa pedra e resolvi escrever um pouco sobre ela neste “post”. As informações contidas aqui retirei do site www.gemstone.org que já coloquei o link em outros “posts”.

Coral é  um material com um fascínio muito especial, a perfeita encarnação da saudade que sentimos do sol de Verão, e longínquos oceanos, principalmente para quem, como eu, vive no deserto …..

Corais vivem em profundidades de entre três e 300 metros nas águas em torno do Japão, Taiwan, no Arquipélago da Malásia, no Mar Vermelho, no Golfo da Biscaia, ao redor das ilhas Canárias, bem como, no nordeste da Austrália e das Ilhas Midway. No Mediterrâneo, existem bancos de corais no mar Tirreno, ao largo da costa da Sardenha, ao largo da Tunísia e da Argélia, antiga Iugoslávia e da Turquia.

Tal como as pérolas, eles são também materiais orgânicos. Isto certamente é um fato interessante que os dois são produtos da água, quimicamente estreitamente relacionados entre si. Ambos consistem de mais de 90 por cento de carbonato de cálcio.
E é realmente um milagre que a natureza tenha criado ambos, o vermelho coral e a pérola do mesmo não processado material cru.

Corais são o produto de minúsculos seres vivos que que se acomodaram em enormes colônias nas profundezas dos mares quentes há muito tempo. Os pólipos, rodeado por uma pele carnuda, excretam uma substância carbônica a partir da qual os corais crescem como árvores e galhos.

Estes podem atingir uma altura de dezesseis polegadas (40 cm), porém raramente excedem os ramos reais, uma e meia polegadas (4 cm). Nos garfos, eles são um pouco mais grossos. E é dessas partes que o precioso material cru é retirado para itens de joalheria, contas maiores ou talhas.

Tradicionalmente, as pequenas árvores de coral eram trazidas das profundesas através do arrasto de redes. No entanto, desde que a primeira classe de corais se tornaram bastante raras, mergulhadores estão agora procurando usar um método menos destrutivo indo mais fundo e apanhando os ramos de coral mais frágeis.

Depois disso, os ramos são limpos, ordenados e processados por meio de serras, facas etc.

Coral não é geralmente moído ou cortado em uma roda.

O coral não processado é sem brilho. Não é até que tenha sido polido que ele adquire aquele belíssimo brilho. Muitas vezes, é poroso, cheio de buracos ou rachado, e nestes casos é de menor qualidade. Coral do tipo que às vezes é preenchido com cera colorida para melhorar a sua aparência.

Coral de alta qualidade é isento de rachaduras, manchas, estrias e buracos. Uma vez que coral verdadeiro não tratado é raro, quando encontrado ele alcança bons preços. Por essa razão, é preciso cuidado ao comprar o que parece ser um coral de boa qualidade por um preço inferior.

Corais não têm necessariamente de ser vermelho, embora o vermelho seja sua cor típica os  corais crescem na Natureza, em uma ampla gama de cores de vermelho a branco e do azul para o preto e castanho. Os mais populares são os tons vermelhos, como rosa pálido ou salmão, até um profundo vermelho escuro. Corais preto e dourado estão muito na moda, enquanto os azuis são extremamente raros. Outras cores bem conhecidas são o rico japonês Moro coral vermelho, o rosa pálido ‘Boke’ e o vermelho “Sardegna”.

Coral tem sido utilizada para fins decorativos e também  como uma pedra protetora desde tempos imemoriais. Ainda hoje, corais vermelhos são usados como talismã para a protecção de quem o usa contra espíritos malignos em muitas culturas. A gemologia moderna também confere a ele efeitos positivos. Coral, diz-se, alivia tensão e medo e promove positivas formas de vida social.

É com certeza uma pedra fantástica e uma das coisas que mais me impressionou quando de minha visita à ilha de Capri na Itália.

P.S. As jóias estão à venda no site www.shopnbc.com

Enjoy !

Sandra

0 comments… add one

Related Posts

0 comments… add one

Leave a Comment