News, Information, Recipes, for the Brazilian Community

Entenda como Obama pretende tirar os USA da crise !

– Posted in: Economy

Entenda como Obama pretende tirar os USA da crise  !

Tenho visto que muitos estudantes tem entrado na minha página e tirado informaçãoes para trabalhos escolares.

Resolvi então colocar aqui um resumo de forma bem simples das medidas economicas do Obama para tirar os EUA da crise atual.

Em 2008, Obama se elegeu principalmente baseado na economia. Se os eleitores americanos tinham alguma dúvida sobre a necessidade de mudança, a crise econômica acabou com ela. O povo queria mudanças e Obama prometia mudanças com “Yes we can ! ”

Obama encontra um problema de dimensões inimagináveis, ele sabe que a solução passa pelo resgate do sistema financeiro com dinheiro público, mas sabe também que o público americano está farto dessas ajudas aos bancos.

No entanto o  presidente resolveu pegar dinheiro público de taxas (ou seja do contribuinte) e “resgatar”( bail out )  os bancos que estão discapitalizados ou seja sem dinheiro para emprestar para o povo, portanto sem dinheiro para emprestar não há como casas ou carros serem vendidos, os bancos recebendo o dinheiro poderão então voltar a fornecer financiamento para o povo que voltará a comprar e o povo comprando as construtoras voltarão a construir, precisarão de pessoas para trabalhar e assim o círculo começará a voltar a funcionar novamente.

Além de dar o dinheiro aos bancos Obama pretende também investir em educação, novas formas de energia e em uma medicina socializada.

Tudo isso será feito com o dinheiro do contribuinte.

O lado negativo disso ?  Mesmo você não entendendo nada de economia (como eu) é fácil saber que se o governo gasta, ele gasta o que ? o SEU  dinheiro e quando é preciso que a conta seja paga, quem paga ? VOCÊ, o contribuinte.

Portanto um dia ou outro a conta chegará em termos de IMPOSTOS.

Outro ponto negativo que poderá acontecer? Inflação, com a impressão de dinheiro sem lastro a inflação poderá acontecer.

Enfim, essa é a minha explicação colocada com minhas palavras de forma simples e objetiva para explicar algo muito complicado… a seguir com as palavras do presidente seus objetivos e como ele pretende atingí-los.

Obama diz que os problemas não serão vencidos facilmente ou em um período curto de tempo.” Acentua a esperança, mas ressalta que a crise é demorada, que irá piorar antes de melhorar e que as soluções aparecerão só no médio prazo” (que irá piorar tenho certeza, agora que melhorará tenho cá minhas dúvidas ! se você leu o outro “post “que coloquei as 800 bilhões de razões para nos preocuparmos você entenderá o por quê”)

Diz que :  “nós precisamos nos levantar e começar de novo o trabalho de reconstruir a América.”Ou seja, não há um crise estrutural, algo que exija refundar o modelo econômico. A base da economia continua sólida, embora exigindo reformas.

E complementa: “ A situação da nossa economia pede ação, ágil e rápida, e nós agiremos – não apenas para criar novos empregos, mas para lançar a fundação para o crescimento. Nós construiremos as estradas e pontes, as instalações elétricas e linhas digitais que alimentam nosso comércio e nos mantém juntos. Nós levaremos a ciência a seu lugar de merecimento e controlaremos as maravilhas da tecnologia para aumentar a qualidade do sistema de saúde e reduzir seu custo.”

Obama anuncia aí as bases do programa econômico: pesadas obras de infraestrutura, que movimentem a economia de imediato e criem as condições para maior produtividade no futuro. Quanto ao sistema de saúde, Obama, como muitos analistas, entende que é muito caro e pouco eficiente. E que isso pode ser mudado com muita Tecnologia da Informação.

E ainda acrecenta que  “Nós usaremos o Sol e os ventos e o solo para abastecer nossos carros e movimentar nossas fábricas. Nós transformaremos nossas escolas, faculdades e universidades para suprir as demandas de uma nova era. Tudo isso nós podemos fazer. E tudo isso nós faremos.”

Primeiro, o programa de energia. Hoje, 80% da energia consumida nos EUA vem do carvão, petróleo e gás natural – combustíveis fósseis, importados na maior parte, poluentes e fontes finitas, em extinção. Já as energias solar e eólica são renováveis, não poluentes e, sobretudo, tecnologias já bem desenvolvidas. Quando fala do solo, se refere ao uso da biomassa – uma área, aliás, em que o Brasil está bem adiantado, com o etanol e a eletricidade gerada com bagaço de cana. Finalmente, Obama anuncia um enorme esforço na academia para a busca de novos padrões de energia.

E completa : “A questão que perguntamos hoje não é se nosso governo é muito grande ou muito pequeno, mas se ele funciona – se ele ajuda as famílias a encontrarem empregos que pagam um salário decente, que tipo de seguridade eles dão, uma aposentadoria que seja digna. Onde a resposta é sim, nós queremos ir em frente. Onde a resposta é não, os programas acabarão. E aqueles de nós que manejam os dólares públicos terão que prestar contas – para gastar de maneira sábia, reformar maus hábitos, e fazer nossos negócios à luz do dia – porque apenas assim nós podemos restaurar a confiança vital entre o povo e o governo.”

Na teoria parece ótimo, só espero que funcione na prática !

E complementa :  “Também não é a questão que se apresenta a nós se o mercado é uma força para o bem ou para o mal. Seu poder de gerar riquezas e expandir a liberdade é ilimitado, mas esta crise nos fez lembrar que sem vigilância, o mercado pode sair do controle – e uma nação não pode prosperar por muito tempo quando favorece apenas os mais ricos. O sucesso da nossa economia sempre dependeu não apenas do tamanho do nosso Produto Interno Bruto (PIB), mas do poder da nossa prosperidade; na nossa habilidade de estendê-la a cada um, não por caridade, mas porque esse é o caminho mais seguro para o bem comum.”

Obama pediu e o congresso aprovou um pacote de quase um trilhão de dólares para que seus propósitos sejam atingidos, se conseguirá atingi-los, não sei, mas honestamente para o bem mundial (já que a economia é globalizada), espero que ele tenha acertado (embora esteja preocupada), só me resta torcer !

Sandra

Retirei dados do artigo acima do G1 Economia

Picture author Pete Souza from Wikipedia

0 comments… add one

Related Posts

0 comments… add one

Leave a Comment