News, Information, Recipes, for the Brazilian Community

Sistema eleitoral Norte Americano

– Posted in: Economy

Sempre me interessei por política no sentido de querer me informar para poder votar de forma correta ( pelo menos ao meu ver ).

Quando mudei para os USA comecei a tentar entender o sistema de votação aqui. Sempre tinha ouvido de dizer que era direto, no entanto quanto mais eu lia, mais eu via que na verdade direto não é não, tem participação do povo, mas não como no Brasil.

Sei que como eu, muitos que vivem aqui nos USA tem dificuldade para entender esse sitema pra lá de complicado hehehehehe…

Achei esse artigo na Globo.com e tomei a liberdade de copiá-lo e publicá-lo aqui, achei super bem explicado e com certeza depois de lê-lo você vai concordar comigo.
Aqui vai:

Entenda como funcionam as eleições nos Estados Unidos

Presidente é eleito por um colégio eleitoral.

A população norte-americana vai às urnas no próximo dia 4 de novembro para escolher o sucessor de George W. Bush na Presidência dos Estados Unidos.

Os senadores Barack Obama e John McCain disputam o cargo pelos dois principais partidos do país, o Democrata e o Republicano, respectivamente.

A contagem dos votos dos mais de 200 milhões de eleitores não vai apontar diretamente, entretanto, o próximo presidente. Pela legislação norte-americana, o comandante-em-chefe do país é escolhido indiretamente por um Colégio Eleitoral, este sim, escolhido pelo voto popular. Os eleitores votam em seus estados para eleger um determinado número de delegados, que representam o estado no Colégio Eleitoral. Os delegados votam nele de acordo com a vontade da maioria da população naquele estado.

O voto de um eleitor da Califórnia, por exemplo, nunca é contado juntamente com o de um eleitor de Nova York, ou da Dakota do Sul. Os eleitores da Califórnia elegem 55 delegados, que representam 55 votos para o candidato à Presidência naquele estado, enquanto os de Nova York elegem 31 delegados e os da Dakota do Sul levam apenas 3 votos no Colégio Eleitoral.

O Colégio Eleitoral dos Estados Unidos divide o país com base em sua população. Quanto mais habitantes um estado tem, mais poderoso ele é na hora de dar seus votos a um determinado candidato.

Cada estado tem um número mínimo de três delegados. É o caso de Delaware, que tem 853 mil habitantes. A Califórnia, o estado mais populoso do país, com 36 milhões de habitantes, é o que tem mais peso no colégio eleitoral: 55 votos. Já Nova York, com 19 milhões de habitantes, tem 31 votos.

O colégio eleitoral norte-americano tem, ao todo, 538 representantes. Vence a eleição presidencial o candidato que conseguir pelo menos 270 votos.

Curiosidades

Há uma outra especificidade do Colégio Eleitoral que marca a eleição norte-americana: na maior parte dos estados, o candidato que ganhar o maior número de votos populares leva todos os delegados desse estado. Por esse sistema, mesmo que um candidato A tenha obtido, por exemplo, 30% dos votos da população de um estado, esses votos não terão nenhum peso na contagem final se o seu adversário B ganhar a maioria dos votos populares (51% ou mais).

É bom lembrar que além dos dois candidatos principais (que disputam de fato a Presidência), há uma série de candidatos independentes lutando pelo cargo mais importante do governo norte-americano, que podem afetar o resultado da votação. Caso haja uma divisão dos votos e nenhum dos candidatos receba ao menos 270 votos, os três candidatos que receberam mais votos do Colégio Eleitoral vão para uma nova eleição. Neste caso, porém, a decisão passa do Colégio Eleitoral para a Câmara de Representantes, onde cada estado tem um voto.

O sistema eleitoral norte-americano pode trazer resultados curiosos: nem sempre vence a eleição quem tem mais votos em todo o país. Isso aconteceu recentemente, em 2000, quando o democrata Al Gore teve mais votos entre a população do que o republicano George W. Bush, mas acabou perdendo a eleição. Esse fenômeno também aconteceu com John Quincy Adams (em 1825), com Rutherford Hayes (em 1877) e com Benjamin Harrison (em 1889).

TEXTO RETIRADO DO GLOBO.COM-G1 EM SÃO PAULO

PICTURES: http://en.wikipedia.org

God Bless America !

Sandra

0 comments… add one

Related Posts

0 comments… add one

Leave a Comment