News, Information, Recipes, for the Brazilian Community

Visita de Lula a Obama

– Posted in: Economy

Presidente Lula esteve ontem em Washington para se encontrar com Presidente Obama.

Ótimo que após tantos anos alguma atenção seja dada ao Brasil, a maior potência da America Latina. No entanto, me incomoda terrivelmente que o nosso presidente não trate apenas dos assuntos relacionados ao Brasil, mas que  sempre tente resolver problemas de outros países, para isso talvez até prejudicando nossos interesses. Pode até ser um certo egoísmo de minha parte, maseu não me lembro de nenhum presidente de outro país fazendo algo pelo Brasil, aliás é sempre o contrário, sempre fazendo algo para prejudicar o Brasil (quem não se lembra do caso Petrobrás/Bolívia)

Este artigo foi enviado a mim pela Liz, uma amiga e colaboradora do Blog, eu traduzi e estou passando para vocês, bem interessante !

Enjoy

Sandra

Um Conselho sobre Assuntos Hemisféricos Press Release

Obama e os Gatekeeper: Presidente Lula chega a Washington no sábado, o presidente Barack Obama se reunirá com o presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva, em Washington. É a primeira vez que Obama terá um encontro com um chefe de estado latino-americano como o Presidente Lula. Embora pareça que a política energética irá monopolizar a reunião, Lula vai, sem dúvida, também abordar as necessárias mudanças dos USA na política em relação a Cuba e Venezuela. Diplomatas em Brasília, tornaram muito claro que a manifestação mais tangível de uma mudança real em Washington em relação à América Latina seria uma reaproximação política com Cuba. O Chanceler brasileiro, Celso Amorim, captou este sentimento mais recentemente, quando ele afirmou: “Eu acho que a melhor coisa seria a de levantar o embargo comercial sobre Cuba imediatamente … é impossível não falar sobre o embargo cubano. É indicativo da política dos USA para a região. ”

É também é esperado Lula pressionar Obama para dar ajuda e desenvolvimento, a fundação da política dos USA na região.
Os efeitos debilitantes da actual crise econômica pode fazer sombra à recomendação do Presidente brasileiro. No entanto, como as autoridades brasileiras têm insistido reiteradamente, qualquer melhoria na relações  E.U. – América Latina tem de começar com uma mudança de tom para os governos esquerdistas de Cuba e Venezuela. Continua a ser considerada uma pragmática se Obama será capaz de resistir ao abraço de urso do governo Lula ou seja quando o presidente brasileiro dá um abraço em você, não há como você reisistir às implicações políticas de um tal gesto.

Esta análise foi preparada por COHA Research Associate Lilly Briger

e COHA Funcionários

0 comments… add one

Related Posts

0 comments… add one

Leave a Comment